SUCESSO#159 - page 55

55
com
O Portão
, de Roberto Carlos na campanha para deputado
federal de 2014 (o partido dele, PR, foi notificado judicialmen-
te pela Sony e pelo artista e tirou a propaganda do ar). "O qua-
dro tem mudado nos últimos anos com relação ao uso de músi-
ca por candidatos. Isso porque as verbas de campanha
diminuíram e agora há várias produtoras especializadas que
criam trilhas com o perfil de cada candidato. E isto tem um
custo muito menor em relação ao que as editoras cobrariam
para o uso de uma obra standard", explica Nenzinho.
Marcelo Falcão reitera essa opinião e faz uma ressalva: "Já
tivemos usos não autorizados que fomos obrigados a acionar
judicialmente. O custo é sempre caro para associar uma canção
com projeto político. No final, quando acontece, é sempre um
endosso/desejo do autor em se associar a um projeto dessa na-
tureza, porque acredita no partido ou no candidato".
Embora o objetivo das campanhas que utilizam hits populares
seja vender produtos e marcas, às vezes o êxito da ação acaba
impulsionando até a carreira do artista que fez a gravação origi-
nal.Os exemplos são vários – SidneyMagal (Amanco),Gretchen
(Devassa), Beto Barbosa (Skol) etc. Mas o mais emblemático
talvez seja Byafra. Há dois anos, ele participou e teve a música
Sonho de Ícaro
usada em comercial da Bradesco Seguros e, com
isso, sua agenda de shows aumentou consideravelmente.
Porém, esse tipo de ação é um faciltador principalmente para
o compositor, que em geral passa a receber mais direitos autorais
sobre a obra usada na campanha (não por conta da ação publi-
citária, mas sim porque a veiculação nos comerciais no rádio e
TV acaba refletindo em aumento no número de execuções pú-
blicas, por exemplo). Por outro lado, sincronização em trilha ou
abertura de novela pode dar uma alavancada na carreira de ar-
tista novo ou consagrado, principalmente na área de shows.
"Acontece eventualmente, mas não é regra. Na maioria esma-
gadora das vezes, é a publicidade que utiliza a obra para impul-
sionar suas vendas", garante Falcão.
MANOElNENziNhOpiNtO(pEERMuSic), AlOySiOREiS (SONy/AtV)EMARcElOfAlcãO(uNiVERSAl)
30%DOfATURAMENTODASEDITORASADVéMDESINCRONIzAçãOEMTV, COMERCIAIS , fILMESEgAMES
FoTos:HeldermaldoNado
1...,45,46,47,48,49,50,51,52,53,54 56,57,58,59,60,61,62,63,64,65,...72
Powered by FlippingBook