30
ESPECIAL
P
OR
H
ELDER
M
ALDONADO
sKANK, CHArLiEBrOWNJr., CHiCOsCiENCE,MAMONAsAssAssiNAs, sEpULtUrA, LOsHErMANOs,
OrAppA, rAiMUNDOs, pLANEtHEMp, JOtAQUEst, pAtOFU,MUNDOLiVrEs/A, ANGrA, VipErEDr. siN
BANDASSURGIRAMNADÉCADADE 90 ESEDESTACARAMPORMISTURARROCKCOMVÁRIOSOUTROSRITMOS
O
fim da década de 80 foi um momento de profundas
mudanças na música nacional. O rock, que tinha pas-
sado os últimos anos como o gênero mais popular do
país, começou a perder fôlego quando chegaram os anos 90. As
bandas mais populares do período, como Titãs, Ira!, Ultraje a
Rigor e Barão Vermelho, se perderam em discos experimentais
e/ou sem apelo comercial. Esses erros estratégicos levaram o
rock a entrar em uma crise que durou praticamente a primeira
metade da década. Nesse espaço de tempo, o sertanejo, o samba
e o axé se fortaleceram.
Mas em paralelo, o rock ganhou espaço na TV (com a inaugu-
ração da MTV Brasil) e no underground. As pequenas, porém
bem organizadas, cenas locais de Belo Horizonte, Brasília, Reci-
fe,Salvador,São Paulo,Rio de Janeiro e Porto Alegre,entre outras
CENA
rENOVADA
DÉCADADE 90 FOI MARCADAPORUMALEVADEBANDASCOMPROPOSTAS
VANGUARDISTAS, COMOSKANK, CHARLIEBROWNJR., RAIMUNDOSEORAPPA
FOTOS:DIVULGAÇÃO
cidades, foram os cenários de onde brotariam os próximos ícones
do rock nacional. E junto com essa nova leva de bandas, surgiu
uma característica em comum. Uma parcela considerável desses
novatos misturava influências regionais ao rock, criando gêneros
híbridos e inovadores, como o forrócore e o mangue beat.
O primeiro grande fenômeno do período foi o Skank. A ban-
da formada no fim dos anos 80 em BH constituiu uma forte
base de fãs antes mesmo de assinar com uma grande gravadora,
parceria que para a época era imprescindível para atingir o su-
cesso. Porém, com a dedicação dos próprios integrantes, o
Skank chegou a vender cerca de 40 mil cópias do primeiro dis-
co. Isso tudo sem contar com divulgação na mídia ou investido-
res por trás. Ao notar a força da banda no estado de origem, a
Sony (por meio do selo Chaos) tratou de oferecer um contrato
1...,20,21,22,23,24,25,26,27,28,29 31,32,33,34,35,36,37,38,39,40,...72