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TRIBUTO
P
OR
G
USTAVO
G
ODINHO
A
Abbey Road é uma das bandas-tributo de Beatles mais
requisitadas do país.Em cerca de duas horas de apresen-
tação, o quarteto transporta a plateia para a década de
60, quando George Harrison, Ringo Starr, John Lennon e Paul
McCartney foram coroados reis da cultura pop e do rock and roll.
É com esse espírito de disseminação da beatlemania que a Abbey
Road comemora duas décadas de existência.
Fica complicado traduzir em palavras toda a atmosfera que
envolve a Abbey Road. Com ‹gurinos e instrumentos idênticos
aos dos Beatles, os músicos se apresentam reproduzindo os tre-
jeitos dos garotos de Liverpool – forma de empunhar a guitarra,
estilo de andar, de sorrir e interagir com o público. Segundo
Ricardo Junior, responsável pela difícil missão de representar
Paul McCartney, a banda cai na estrada com um set de instru-
mentos que mais parece uma exposição. São mais de 20 guitarras
e baixos idênticos aos originais. Há também a bela bateria Lu-
dwig exatamente igual à de Ringo Start. “Adquirimos essas pe-
ças para reproduzir o timbre sonoro das canções.Temos também
os mesmos ampli‹cadores”, comenta Junior.
A Abbey Road já se apresentou em diversos estados do Brasil
e até no exterior.Além dos mais de 70 shows (abertos e fechados)
por ano em cidades brasileiras, os integrantes já tocaram em lu-
gares históricos, como Liverpool, terra natal do Beatles. “Em
2000, 2001 e 2004 fomos os vencedores da Be-
atleweek, maior concurso de bandas-tributo.
Como prêmio, tocamos no Royal Albert e ti-
vemos o privilégio de fazer algumas gravações
no estúdio Abbey Road, em Londres”, relembra Junior.
“A preocupação com a cultura e a responsabilidade em pas-
sar para as pessoas uma ideia de como seria uma apresentação
ao vivo dos Beatles explicam a longevidade da banda”, justi‹ca
Maury D'Ambrosio, que "incorpora" George Harrisson.
FAZENDOMÁGICA
A banda possui três formatos de show – pocket, completo
e com orquestra. Os dois últimos fazem uma análise cro-
nológica do repertório dos Beatles através do set list. “To-
dos os tipos de apresentações têm sua magia, mas acha-
mos mais grati‹cante a sinfônica. Reproduzimos todos
os arranjos originais acompanhados de violinos, violas,
celos, trompetes e trombones. Uma pena que seja o de
menor demanda pois é necessário uma grande casa
para acomodar todos osmúsicos”,relataD'Ambrosio.
20anosde
BEATLES
COMPLETANDO20 ANOSDECARREIRA,
ABBEYROAD
PROMETELANÇARUMCD
COMCANÇÕESDELENNONEMCCARTNEY POUCOCONHECIDASDOPÚBLICO
ABBEYROAD
TRÊSFORMATOSDESHOWSEAPRESENTAÇÕES
COM INSTRUMENTOS IDÊNTICOSAOS
USADOSPELOQUARTETOFAMOSO
Em relação aos outros dois formatos, a ideia é atender clubes,
teatros e casas menores. “Mesmo com o show completo, vez ou
outra ‹camos engessados. Algumas casas não têm a estrutura
adequada. Faltam camarins e os palcos são pequenos. Isso acon-
tece, principalmente, em cidades do interior. Mas mesmo assim
fazemos adaptações e realizamos a apresentação, sempre com
dedicação e respeito ao público”, detalha D'Ambrosio.
Os planos para 2013 vão além dos shows. A banda lançará
um CD somente com composições de Lennon e McCartney
que nunca foram tocadas pelos Beatles. “As canções são bem
obscuras. As gravações já estão concluídas, estamos esperando
somente a liberação dos direitos autorais para podermos lan-
çar”, explica o intérprete de George Harrison.
Embora o forte da Abbey Road não seja a venda de CDs e
DVDs, a banda está empolgada com o lançamento. “Chegamos
a registrar algumas canções em formatos físicos, mas esses proje-
tos são vendidos apenas como souvenirs nas nossas apresenta-
ções", explica D’Ambrosio. “Acreditamos que esse projeto pode-
rá se transformar em sucesso de vendas também nas lojas. Todo
beatlemaníaco quer conhecer as canções do quarteto, mesmo as
que não foram trabalhadas na mídia e nos shows".
DIVULGAÇÃO
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