SUCESSO#152 - page 63

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› testando ConteÚdos
Se antes o plano de mídia de um novo CD focava basicamente
rádio,TV, mídia impressa e pontos de venda, hoje é fundamen-
tal o artista pensar em algo mais completo, utilizando a internet
como base para sustentar o planejamento. "A internet é o me-
lhor canal para 'testar' novos conteúdos. Com essa ferramenta,
é possível apresentar novas músicas e vídeos para um público
padronizado e ter feedback dos fãs. Sucessos como Daft Punk
e muitos outros não são por acaso.Todos tiveram grande plane-
jamento digital", explica Patrick Krauss, diretor da Dmusic. A
empresa, que tem vários artistas entre seus clientes, montou o
projeto que levou o cantor gospel Thalles Roberto ao topo das
parada do iTunes.
No exterior, além desses canais, portais de notícias musicais
com apelo junto ao público também se tornaram opção para o
lançamento antecipado ou disponibilização de streaming. Bill-
board, Pitchfork e rádios como a NPR se destacam nesse sen-
tido. Porém, a estratégia não é unanimidade. A Universal Music
Group, por exemplo, está em negociação com o iTunes para
acertar uma maneira personalizada para ser remunerada pela
disponibilização de discos em streaming. "Atualmente existem
mais de 95 milhões de internautas no Brasil. Destes, mais de 72
milhões estão conectados às redes sociais, principalmente no
Facebook e no YouTube. O portal de vídeos possui mais de 800
milhões de visitas por mês em sua página. Ou seja, não é reco-
mendado desprezar esse segmento hoje em dia. Muito menos
no Brasil", ratifica Patrick Krauss.
Além de ser positivo para o artista, contar com esse conteúdo
é ótimo para a plataforma, pois gera
tráfego e atrai novos usuários. Tanto
que o Pandora (ainda não disponível no
Brasil) acaba de lançar uma evolução do
streaming prévio. É parecido com o do
iTunes, porém permite que as músicas
do disco sejam ouvidas em qualquer or-
dem e não somente do começo ao fim,
como é na ferramenta da Apple.
Apesar dos pontos positivos, alguns
artistas e empresas temem que as músi-
cas disponibilizadas para streaming ou
pré-lançamento sejam mais rápido e fa-
cilmente pirateadas. "Mesmo que haja
brechas na segurança desses locais, a ex-
periência do usuário e a conveniência são
maiores. YouTube, Spotify, Soundcloud
e iTunes criaram uma experiência agra-
dável para streaming de música – levan-
do em conta a preferência da maioria dos
ouvintes. Se a pessoa baixa um arquivo
zip, não é fácil de ouvi-lo no iPad ou
iPhone. É preciso um descompactador
– enfim, é complicado. E quem é músico
sabe que na vida há apenas três certezas:
você vai morrer,vai pagar impostos e terá
sua música vazada na internet. Portanto,
é melhor utilizar essas ferramentas do
que evitá-las", avalia Adam Farrell, dire-
tor criativo da Loma Vista Recordings
em entrevista ao site Buzzfeed.
PatRiCkkRauss,dadMusiC
"paraalcançarêxitona internetépreciso
fazerumgrandeplanejamentodigital"
Divulgação
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