SUCESSO#152 - page 62

62
DIGITAL
P
OR
H
ELDER
M
ALDONADO
C
ada vez mais aumenta a importância das plataformas di-
gitais para a divulgação de novos projetos musicais. No
último ano,esse segmento representou 28%das vendas no
Brasil. Em 2013, a previsão é que a participação do digital chegue
a 40%. Não à toa, empresários, publicitários e outros agentes des-
sa cadeia já não lançam mais nenhum trabalho sem levar em
consideração a criação de um case que possa ser desenvolvido
com sucesso nas redes sociais e plataformas digitais.
Em 2013, um dos projetos de maior impacto no mundo foi
o disco
Random access memories
, do duo francês de música ele-
trônica Daft Punk.O aguardado álbum quebrou dois recordes
no Spotify: é o mais vendido da história do canal. Mais: um
dos singles do disco,
Get lucky,
figura como música mais co-
mercializada da história do canal até hoje.
No iTunes, o disco teve êxito ao utilizar a ferramenta de pré-
-lançamento em streaming.Dias antes de ficar disponível,os fãs
podiam ouvir o álbum na íntegra no site da plataforma da Ap-
ple. A proposta, vista por alguns executivos como perigosa e
experimental, tem se mostrado certeira para posterior divulga-
ção dos álbuns, tanto em formato digital quanto físico. No ex-
terior, Red Hot Chili Peppers, com o disco
I'm with you
, David
Bowie, com
Next day
, e JustinTimberlake, com
20/20 experien-
ce
, utilizaram recentemente o streaming gratuito e prévio. "Isso
se tornou uma importante ferramenta de marketing. Hoje, mi-
nha empresa disponiliza em streaming todo single lançado.
Estamos certos de que isso impulsiona positivamente as vendas
e tem efeito positivo na divulgação", comentou o vice-presidente
da Epitaph, Jason Feinber, em entrevista recente.
E não é só esse tipo de ação que impulsiona as vendas. Lançar
exclusivamente ou antes nessas plataformas, além de oferecer
conteúdo diferenciado, serve como bom investimento. Em tro-
ESTRATÉGIAS
INOVADORAS
laNçaMENToDEMÚSiCaNa iNTERNET viaSTREaMiNggRaTuiTo, PRÉ-vENDa
ouEXCluSiviDaDE iMPulSioNaCoMÉRCioDEÁlBuNSNoBRaSilENoMuNDo
FoToS:Divulgação
ca, as plataformas costumam oferecer destaque para os produtos
exclusivos em suas homepages.
Por aqui, esse tipo de estratégia também tem funcionado.
Não faltam exemplos de projetos que não seriam tão bem suce-
didos sem esse acordo. Clarice Falcão, um dos fenômenos recen-
tes da internet, viu seu disco de estreia,
Mono-
mania
, chegar ao topo da parada do iTunes.
Detalhe: o álbum sequer conta com distribui-
ção física. "O público da cantora e humorista
se concentra quase que integralmente na in-
ternet.Então, pensamos em criar um case que
priorizasse as redes sociais e as principais plataformas de música
digital, além do mobile (muito forte no Brasil). Esse tipo de es-
tratégia é uma ótima saída e uma boa moeda de troca.O destaque
que se ganha na homepage após um lançamento exclusivo no
canal é o mesmo de ter o pôster do artista colado em local privi-
legiado numa loja.Ou seja, é um espaço muito valioso", compara
Paulo Lima, CEO do iMusica e responsável por esse projeto.
Essas plataformas servem também para amplificar o sucesso
do lançamento de músicos com muitos seguidores nas redes so-
ciais, como é o caso de Ed Motta. O disco
AOR
, mais recente
projeto do cantor, manteve-se entre os mais vendidos do iTunes
no primeiro semestre deste ano, porém não chegou nem per-
to de figurar entre os mais comercializados em formato físico.
"Também atingimos êxito com o Sambô, Pollo e o Kid Abe-
lha nesse nicho. A internet é interessante pois possibilita dia-
logar diretamente com o público alvo, sem atravessadores",
comenta Paulo Lima.
daVidboWie(noalto)edaFtPunk
seusÁlBunsexplodiramapÓs
diVulgaçÃono itunes, atraVésde
streaminggratuitoepréVio
1...,52,53,54,55,56,57,58,59,60,61 63,64,65,66,67,68,69,70,71,...72
Powered by FlippingBook