SUCESSO#163 - page 56

56
video
P
or
T
homaz
r
afael
uando os Beatles estrelaram os primeiros clipes da his-
tória, no clássico
A hard day´s night
, certamente não
imaginavam o grande negócio que estavam ajudando a
projetar. É curioso notar que a MTV só surgiria nos EUA mais
de uma década depois, finalmente consolidando a importância
dos clipes para o mercado musical. Mais curioso ainda é cons-
tatar que, quase 35 anos depois da exibição do primeiro video
na emissora norte-americana (a proeza coube a
Video killed the
radio star
, do grupo The Buggles), a linguagem audiovisual tem
ainda mais relevância na divulgação dos artistas, só que não
mais impulsionada pela televisão.
"Com a internet, os clipes atingem hoje mais gente do que no
auge da MTV. É uma pena que a MTV Brasil tenha acabado,
mas isso não mudou nada pro artista. Ainda é ótimo aparecer
no Multishow ou no Canal Bis, mas um clipe que tem milhões
de views no YouTube sobrevive sem aTV", explica Mess Santos,
diretor da Movie 3, uma das produtoras de clipes mais fortes do
mercado brasileiro.
Diretor de quase todos os clipes produzidos pela Movie,Mess
percebeu há muito tempo a importância da internet na comuni-
cação dos artistas com a audiência. "Quando criamos a Movie 3,
em 2010, o YouTube já era essencial para os artistas. E mais ou
menos nessa época, as visualizações na plataforma passaram a ser
mais importantes para eles do que ter um clipe sendo exibido
uma vez ou outra na TV. Sacamos essa 'virada' no mercado, logo
em nosso primeiro clipe (
Odeio
, de Manu Gavassi), que teve qua-
se dez milhões de acessos no YouTube.
O video também era exibido pela
MTV, mas a repercussão na internet
era bem maior", conta.
Três anos (e dezenas de clipes fil-
mados) depois, a Movie 3 recebeu
uma "encomenda" que daria início a
uma parceria de muito sucesso. Atra-
vés de um clipe da banda Hevo 84, os
caminhos da produtora e da dMusic,
principal agência digital brasileira es-
pecializada em artistas, acabaram por
se cruzar. "Fizemos um video do gru-
po, que já tinha a carreira digital ad-
ministrada pela dMusic. O resultado
foi bom e a empresa passou a utilizar
nossos serviços com outros artistas de
seu cast. Pintou uma sinergia boa. De
lá pra cá, acho que já fizemos mais de
20 clipes", lembra Mess.
A partir dos próximos meses, essa
parceria ficará mais estreita, segundo
José Peña, diretor da dMusic. "O vi-
Parceria
promissora
importanteprodutorade videoclipes,
movie3
fechaparceriacom
a
dmusic
parafornecerconteúdoaosclientesdaagênciadigital
deoclipe e seus variados formatos tem hoje uma importância
redobrada na estratégia de lançamento da música. A dMusic,
que já faz a gestão de Redes Sociais para mais de 30 artistas, além
de distribuição digital e publicidade na Internet, também gera
muito conteúdo para os seus projetos. Esse novo modelo de ne-
gócios com a Movie 3 reforçará nossa visão de nos antecipar às
demandas do mercado e entregar aos fãs, pelas redes sociais dos
artistas ou por partners, como o YouTube, as melhores experiên-
cias musicais.Mantemos assim a preocupação de associar timing,
qualidade e custo benefício a um planejamento estruturado em
nossos lançamentos de produtos", resume.
Já Mess também celebra o que considera uma "expansão" da
Movie 3: "Aumentamos equipe e estrutura nos últimos anos,
pra poder atender a uma demanda maior. E a dMusic tem par-
ticipação nessa ascensão, até por ser uma empresa que, assim
como a gente, tenta criar possibilidades diferentes no mercado.
Só que esse crescimento inflou nossos custos. E às vezes apare-
cem artistas legais, indicados pela própria dMusic, que ainda
não tem 'fôlego' pra pagar 40 ou 50 mil reais pra fazer um clipe.
Essa parceria permitirá produções com budgets menores. E ao
mesmo tempo, nos ajudará a criar um novo núcleo dentro da
Movie 3, com mais trabalho pra outros diretores", conta.
O diretor explica, todavia, que as duas empresas não estão
num processo de junção. "É importante mencionar que a Movie
3 não vai virar dMusic. Nem vice-versa. O que faremos é am-
pliar nossa parceria, por intermédio de uma célula, criada para
ossóciosdadmusicjosépeñaepatrickkrauss, com messsantos,damovie3
thiagomourato
1...,46,47,48,49,50,51,52,53,54,55 57,58,59,60,61,62,63,64,65,66,...68
Powered by FlippingBook