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figurino
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T
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G
eorge Michael, Zezé Di Camargo & Luciano, Mike
Tyson, Latino, Jean Claude Van Damme e Guns 'N
Roses. O que essas pessoas tem em comum, além de
serem conhecidos em escala nacional ou mundial? Todos eles já
usaram jaquetas da Marc Wayne, empresa criada pelo designer
de moda brasileiro Marcus André Costa Lima e pelo empresá-
rio norte-americano Wayne James. Foi nessa extensa ponte
aérea entre Brasil e Estados Unidos que eles se consolidaram
como o nome preferido dos artistas quando o assunto é figurino
exclusivo para o palco ou para a equipe.
Essa história começou no início dos anos 90, quando o sócio
brasileiro,Marcus,morava nos Estados Unidos.“Eu puxei a cor-
dinha e veio todo mundo”, diverte-se o empresário ao falar sobre
como chamou atenção desses grandes nomes. Nos primeiros
anos, seus clientes eram majoritariamente artistas e atletas nor-
te-americanos. Não demorou muito para a qualidade das peças
produzidas pela Marc Wayne se espalhar por Los Angeles e,
depois, por toda a América. “Acho que esse foi o principal cha-
mariz.As pessoas viam que era algo diferente.Os materiais eram
de primeira e havia ainda a questão da personalização”. Desde o
início, a empresa se especializou em produzir peças utilizando
uma técnica diferenciada no corte do couro.As estampas sempre
são feitas com couro sobre couro, nunca bordadas.
Além de encomendar peças para uso próprio, algumas dessas
personalidades também vestiam toda a equipe com as jaquetas da
Marc Wayne, na época que a empresa mantinha parceria com a
grife Jeff Hamilton. Como exemplo, Marcus cita o boxeador
Mike Tyson, cuja frase, emblemática, nas jaquetas de seu staff
dizia: “one for all and all for one” (um por todos e todos por um).
Essas palavras ajudam Marcus a explicar a importância de ter
uma vestimenta única para toda a equipe. "Você não compra uma
jaqueta para seu funcionário, mas para um time. E se o seu time
não estiver vestindo sua camisa, ou jaqueta, alguma coisa está
errada”. Ainda nos anos 90, os artistas brasileiros começaram a
encomendar suas jaquetas, dando impulso ao negócio.
A carteira de clientes só cresceu ao longo dos anos, mas o
negócio nunca deixou de ter um ar de exclusividade – afinal de
contas, todas as peças eram personalizadas. Não existiam jaque-
tas iguais à venda em lojas, nem no Brasil, nem nos Estados
Unidos. Esse panorama agora começa a mudar, com um novo
posicionamento da Marc Wayne. Desde o ano passado, a em-
presa vem se estabelecendo no Brasil. “Nos últimos meses, nos-
sos esforços estiveram concentrados em construir nossa base no
Brasil, tanto a parte de confecção quanto o escritório. A sede
agora fica no Rio de Janeiro, numa área cercada de verde”, co-
memora Marcus. Um dos focos da empresa continuará sendo
os produtos personalizados e peças sob encomenda. Porém, o
nome Marc Wayne começará a ganhar as ruas do Brasil e Es-
tados Unidos, através de lojas próprias.
Virou
moda
!
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A vocação binacional está mantida nessa nova fase. Marcus
explica que as negociações já estão bem avançadas com dois
parceiros norte-americanos para a abertura de lojas em Los An-
geles. “Além de entrarmos na moda, com o lançamento da linha
inverno 2015, também continuamos com os artistas. Nesse mo-
mento, estamos fechando com duas cantoras que eu adoro, Sade
e Cher”, comemora.
No Brasil, a primeira loja da Marc Wayne funcionará dentro
de uma megastore que a Johnny Wash, custom shop focada no
segmento de motocicletas, está construindo em São Paulo.
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