53
mais apenas o trecho que será utilizado no comercial.Isso porque,
com o sucesso da música, as empresas também podem utilizar a
faixa em outras ações, como promoções nas redes sociais e sites
oficiais. “Recentemente, o Itaú permitiu que fossem realizados
em seu site oficial 500 mil downloads da música
Change the world
,
interpretada por Blubell e utilizada em um comercial do banco.
Esse tipo de medida vai acontecer commais frequência daqui por
diante, o que é ótimo para artistas, editoras, produtoras e outros
agentes envolvidos, pois aumenta o tempo de execução da faixa
em variadas mídias”, comentou Roth.
Outro assunto debatido em quase todos os paineis foi a im-
portância de organização de metadados das músicas no am-
biente digital. Essa diretriz ajuda a conceder significado a um
determinado arquivo virtual, que pode ser disponibilizado em
várias plataformas de pesquisa e consumo na web com um só
padrão. “No Brasil, ainda não se criou o hábito de organizar
conteúdo musical na esfera digital. Mas precisamos criar esse
hábito, para que nossa obra esteja disponível a um clique de
distância no mundo todo”, complementa Fernando Grecco, di-
retor da Borandá.
Focada na importância desse serviço, a ABMI já organiza,
em parceria com o Sebrae, a criação de um banco de dados
reunindo obras de variados artistas. A princípio, serão contem-
plados apenas os associados da entidade.Mas a ideia é expandir
a atuação da ferramenta para uma cadeia de artistas muito
maior. “A primeira fase dessa plataforma estará em operação
em junho ou julho. Depois, vamos inserir vários aplicativos no
site e esperamos a adesão de novos artistas. Nosso objetivo é
Paulolima,do imusica
"iTunesnãoénossoconcorrenTe; eleajuda
acriarohábiTodoconsumolegaldemúsica"
transformar esse banco de dados em referência mundial para
pesquisas sobre música produzida no Brasil”, explica a diretora
executiva da ABMI.
HelderMaldonado
1...,43,44,45,46,47,48,49,50,51,52 54,55,56,57,58,59,60,61,62,63,...76