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show business
P
OR
H
ELDER
M
ALDONADO
E
lieser Lemos é um dos empresários mais experientes do
show business. É também um dos que começaram mais
cedo. Aos 15 anos, ele já vendia shows de bandas de
baile no Rio de Janeiro. Dessa experiência para o ingresso no
mercado prossional, foi rápido. No m dos anos 80, já estava
à frente de grandes nomes da música. Mas o que impulsionou
o nome de Elieser no mercado foi o trabalho feito com o grupo
Ginga Pura, na primeira metade dos anos 90. “Podemos dizer
que a banda foi precursora do pagode universitário. Integrantes
com boa aparência, músicas com temática jovem e sonoridade
pensada para atrair um público formado basicamente por estu-
dantes”, explica Elieser.
Em 1995, o empresário montou o escritório MasterShow,
por onde passaram artistas como Joanna, Zizi Possi, Cid Guer-
reiro (com quem Elieser fez uma turnê pela América Latina),
Jorge Vercillo, Wanessa Camargo e Chitãozinho & Xororó.
“Sempre trabalhei com nomes de todos os gêneros. Não tenho
restrições. Por isso, quando ajo como contratante (atendendo a
algum cliente promotor de eventos), lanço mão de minha atu-
alizada rede de contatos”, avalia.
Desde 2007, Elieser está à frente de um dos projetos mais
bem sucedidos de sua carreira: a retomada da história da Blitz.
Segundo o empresário, a iniciativa visa recuperar e ampliar a
marca do grupo liderado por Evan-
dro Mesquita.“Quando assumi o
management da banda, reposi-
cionei a Blitz no mercado e
aumentei a agenda, que antes
funcionava de forma ocasional.
À época, eles faziam muitos
shows no circuito corporativo.
Hoje, ainda fazem, mas com a
divulgação que realizei em ou-
tros mercados, a ban-
da passou a ser
bastante requisi-
tada para se
apresentar em
casas de shows,
feiras, festas
Aberturade
MERCADOS
ÀFRENTEDAMASTERSHOW,
ELIESERLEMOS
AVALIASITUAÇÃOATUALDO
MERCADOECELEBRABOMMOMENTODESUACONTRATADABANDABLITZ
FOTOS:DIVULGAÇÃO
de cidade e festivais”, analisa Elieser.
Segundo o empresário, a banda só não fez mais shows nos
últimos anos por conta da agenda de Evandro, que integrava o
elenco xo do seriado
A Grande Família
, da Globo. “As grava-
ções aconteciam de segunda a quinta. Então era preciso reservar
apenas os ns de semana para os shows", explica.
TOUR INTERNACIONAL
Atualmente, a Blitz excursiona com uma turnê que comemora
seus 30 anos de carreira. Para celebrar a data, foi gravado um
DVD em Copacabana em 2013, lançado com a chancela do
Multishow. Além disso, a banda pretende realizar uma tour in-
ternacional em 2015, que passará por Los Angeles,Nova Iorque,
Boston e Miami. “Os brasileiros que moram no exterior adoram
os shows da Blitz. Principalmente aqueles que viveram intensa-
mente os anos 80. Por isso, quase todo ano temos que marcar
algumas datas fora”, garante Elieser.
Por aqui, cresce a participação em festivais e eventos voltados
para motociclistas.Recentemente, a Blitz participou do SP Har-
ley Days, projeto promovido pela marca de motocicletas Harley
Davidson.“Nesse tipo de show, atingimos um público adulto e de
classe média alta. Isso possibilita lucrar bastante também na par-
te de merchandising da banda.Temos diversos produtos que são
vendidos de forma virtual e na loja física que montamos nos
shows”, garante o empresário. Segundo ele, esse resultado do tra-
balho com a Blitz é satisfatório. Anal, enquanto o mercado de
pop e rock se retraía, a banda nadava contra a maré e aumentava
a agenda e o cachê, que hoje está alinhado ao de grandes nomes
do rock e da MPB. “Acredito que o principal diferencial do gru-
po é ter uma veia teatral”, explica.
O empresário ainda arma que, em seus mais de 30 anos de
carreira, com certeza esse é o melhor momento do setor de shows
no Brasil.“Evoluímos muito nos últimos anos. A prossionaliza-
ção do mercado é sentida nas negociações que realizamos diaria-
mente. Não há mais aventureiros. A inadimplência também é
quase zero.Todos os pagamentos são feitos com antecedência e a
classe, como um todo, está cada vez mais integrada. Sendo assim,
dicilmente um contratante vai oferecer o que não pode cumprir,
pois sabe que no outro dia esse fato já será de conhecimento
público pela disseminação nas redes sociais”, analisa.
ELIESERLEMOS,HÁSETEANOSCOMABLITZ
"BANDA, QUE ATUAVABASICAMENTENOMERCADO
CORPORATIVO, HOJETOCAEMEVENTOSDIVERSOS"