SUCESSO#159 - page 38

38
mercado
P
OR
H
ELDER
M
ALDONADO
A
Warner tem um dos casts mais enxutos entre as
grandes gravadoras que operam no Brasil. E não é de
hoje. Esta estratégia de atuação vem sendo responsá-
vel pelo equilibrado desempenho que a discográca obteve
nos últimos anos. Segundo o presidente da companhia, Sergio
Aonso, o segredo está em apostar em artistas comercialmen-
te viáveis, mas que apresentem diferenças conceituais em rela-
ção ao que existe no mercado. Foi com essa proposta em men-
te que a gravadora investiu em Anitta, no m de 2012.
"Quando conhecemos a Anitta, acreditamos que poderíamos
elaborar um projeto de divulgação de seu trabalho no longo
prazo. Mas era muito incerto. O funk ainda não havia estoura-
do na mídia e nenhuma artista feminina tinha atingido sucesso
relevante no gênero. Foi uma aposta, mas que alcançou retorno
além do esperado", confessa Aonso.
Seguindo a mesma linha de investimento, a gravadora recem-
contratou MC Ludmila, ex-MC Beyoncé. A cantora carioca já
fazia sucesso no underground. Mas, como no caso de Anitta, a
Warner estilizou a música de Ludmila para inseri-la no segmento
pop. "A partir do case da Anitta, passamos a considerar novas
possibilidades no funk. Claro que por um momento a gravadora
cou estigmatizada. Pensaram que apostaríamos só nesse estilo,
mas é aí que mora o erro de qualquer empresa: apostar somente
em uma estratégia e não diversicar os negócios. Hoje, temos
Anitta, Ludmila, Buchecha e distribuímos discos do Sapão. No
gênero, está ótimo. A diversidade da música nacional é muito
grande para nos restringirmos ao funk", analisa Aonso.
Alternativas
MAINSTREAM
WARNER
ACERTAEM INVESTIMENTOSNOFUNKEREFORÇAO
CASTCOMARTISTASPOPULARESDEPROPOSTASMENOSÓBVIAS
DIVULGAÇÃO
No intuito de encontrar novos artistas com apelo comercial,
mas que fujam do óbvio, aWarner anunciou recentemente diver-
sas contratações.Uma delas é o cantor Rachid Camargo, com um
trabalho que pode ser considerado sertanejo AOR. "Ele tem
aquela pegada de cantor romântico setentista/oitentista, mas os
ecos de sertanejo estão presentes na música. É algo que destoa do
universitário e pode supreender o mercado", garante.
Além dele, a cantora Joyce Cândido, sambista que passeia por
gêneros comoMPB e bossa nova, somou-se ao cast da gravadora.
"Trata-se de uma pianista clássica, que tem muito bom gosto em
seu trabalho.Também considero um produto interessante para o
nosso padronizado mercado atual", dene Aonso.
Nessa leva, ainda estão Trio Yeah (boy band de rap), Rogê
(sambista e parceiro de Seu Jorge), Bianca Chami (MPB), Fer-
rugem (sambista de 19 anos) e o veterano Zé Ricardo. Mas a
grande aposta da gravadora para esse ano é o terceiro disco de
estúdio de Tiê, com produção de Adriano Cintra (ex-Cansei de
Ser Sexy) e do norte-americano Jesse Harris e participação de
David Byrne e Guilherme Arantes. Para Aonso, a crítica deve-
rá elegê-lo um dos lançamentos mais marcantes do ano. "Ela
modicou completamente o estilo. É um CD com uma pegada
parecida com a do Black Keys e ainda traz in©uências de psico-
delia. Me emocionei quando ouvi", adianta.
O executivo diz que, apesar de ter existido investimento para
essas grandes participações no disco, o segredo da Warner é ser
equilibrada no orçamento de cada trabalho. "Não se pode es-
banjar nas gravações e produções de discos. Temos que avaliar
o tamanho de cada um para fazer investimentos certos e aguar-
dar retornos justos. Do contrário, ca impossível desenvolver
carreiras sem prejuízos", explica Aonso.
TIÊERACHIDCAMARGO
CANTORADEMPBEARTISTASERTANEJOESTÃO
ENTREOSNOVOSLANÇAMENTOSDAGRAVADORA
AFFONSO, PRESIDENTEDAWARNER
"ADIVERSIDADEDAMÚSICANACIONALÉMUITO
GRANDEPARANOSRESTRINGIRMOSAOFUNK"
FOTOS:DIVULGAÇÃO
1...,28,29,30,31,32,33,34,35,36,37 39,40,41,42,43,44,45,46,47,48,...72
Powered by FlippingBook