6
RECADO
J
á se vão 17 anos desde o lançamento da primeira edição de
SUCESSO!
, na época "batizada" de SUCESSO CD. Com
muito orgulho, chegamos à edição nº 150. O ano era 1996. Os
tempos eram outros. A indústria do CD fervilhava. Só no Brasil, as
vendas batiam na casa de 70 milhões de unidades por ano. Lança-
mentos de artistas populares saíam de fábrica com tiragens de 500
mil unidades. Havia cerca de cinco mil lojas de norte a sul. Multi-
nacionais despejavam títulos à profusão e, a cada mês, novos selos
e pequenas gravadoras começavam a operar.
Foi nesse cenário efervescente que concebemos
SUCESSO!
. A
música produzida por aqui, desde os anos 50, era reconhecida no
mundo todo por sua excelência, mas o Brasil não tinha uma publi-
cação focada no mercado fonográ—co – como em outros países. Era
necessário levar informações precisas e detalhadas a radialistas, lo-
jistas, jornalistas e pro—ssionais da indústria em geral naqueles tem-
pos pré-internet.Como editávamos o guia SHOWBUSINESS,na
época já considerada uma publicação importante, nos encorajamos
a lançar
SUCESSO!
.
Para nossa felicidade, a ideia foi "abraçada" pelo mercado em
geral. A Paradoxx, então principal fonográ—ca indie do país, patro-
cinou a capa da primeira edição. Logo as multinacionais passaram
a promover seus lançamentos em nossas páginas. A revista ganhou
corpo, ampliou o time de jornalistas/colaboradores, cresceu em ti-
ragem e passou a desfrutar de prestígio e credibilidade.
A trajetória de
SUCESSO!
ao longo desses 17 anos – as principais
coberturas, as parcerias com lojistas, radialistas, gravadoras e escritó-
rios artísticos, os artistas hoje em evidência que debutaram no mer-
cado através de nossas páginas, os produtos digitais criados a partir
da revista (newsletters e o Portal Sucesso) – está entre os destaques
desta edição.O repórter Helder Maldonado fez uma minuciosa pes-
quisa em nossos arquivos, conversou com esses dois editores, e assina
o texto da reportagem, que começa na página 14.
O mesmo repórter, dando continuidade à matéria especial sobre
a história do rock brasileiro – iniciada na edição passada –, aborda
TEMPODECOMEMORAR
os acontecimentos dos anos 90, a partir da página 30. Lembra que
a década foi marcada pela mistura do gênero com outras batidas e
ritmos. E destaca os artistas mais relevantes surgidos na década
(Skank, Charlie Brown Jr., Planet Hemp, O Rappa, Raimundos,
Angra, Sepultura etc.), assim como lista os 15 álbuns mais impor-
tantes lançados nos anos 90.
Nessa linha pop rock, vários outros assuntos são abordados,
como o retorno do Barão Vermelho, após hiato de seis anos (pági-
na 34), projetos em homenagem a Cassia Eller, que, se viva, estaria
com 50 anos (página 38), e o novo projeto musical de Humberto
Gessinger, ao lado do baixista Tavares (ex-Fresno).
A edição traz ainda matéria sobre o Instituto Cravo Albin, res-
ponsável pela edição online do Dicionário da MPB e pela preser-
vação de arquivo variado com obras musicais. Sediado no Rio de
Janeiro e criado e administrado pelo radialista e musicólogo Ricar-
do Cravo Albim, o instituto tem a difícil e nobre missão de preser-
var a memória musical do nosso país. A iniciativa do musicólogo
realmente merece elogios. "Um dos grandes males que afetam o
Brasil é o pouco apreço das elites pela preservação dos nossos bens
culturais. Por isso desisti de esperar ajuda de terceiros e abri mão do
meu acervo e do meu patrimônio familiar em prol desta causa", diz
ele em matéria publicada na página 58. Felizmente, alguns órgãos do
governo e a iniciativa privada se sensibilizaram e começaram a apoiar
o pro—ssional em sua empreitada.
Na matéria, Ricardo Cravo Albin reforça a importância dos artis-
tas para a atualização e manutenção do dicionário que leva seu nome.
"Nossa música é extensa e poderia gerar muito mais do que os atuais
10 mil verbetes. Por isso sempre peço a músicos e bandas pro—ssio-
nais que entrem no nosso site
) para
atualizar, inserir e corrigir informações. Só com a participação da
classe artística esse dicionário —cará cada vez mais abrangente”.
Gilmar Laurindo e TomGomes
ANO 18 • Nº 150 • MARÇO/ABRIL 2013
SUCESSO!éumapublicaçãobimestralda
EDITORAESPETÁCULOLTDA• ISSN1415-5508
Editores
TOM GOMES -
GILMAR LAURINDO -
Repórteres / Redatores
HELDER MALDONADO -
GUSTAVO GODINHO -
MARCIO FURUNO -
Colaboradores
MATEUS BARBEDO
JOÃO FIGUEIREDO
Arte
TAMIRIS FERREIRA | CAREN CARDENI
Circulação e Assinaturas
GEUZA DOS SANTOS -
WANDERLEY OLIVEIRA -
Impressão -
INTERGRAF
Jornalista Responsável
GILMAR LAURINDO
Editor
THOMAZ RAFAEL -
Arte e Mailing Eletrônico
GISELY FERNANDES -
GUILHERME AGUIAR -
WILLIAM STANLEY -
NYCHOLAS YUDI -
Presidente
TOM GOMES
Diretor e Editor
GILMAR LAURINDO
Publicidade
LEANDRO DE OLIVEIRA
(São Paulo)
VIVIANE FREITAS
(Rio de Janeiro)
VIVIANE RODRIGUES
(Brasil/Estados)
Assistentes de Vendas
NÚBIA MOREIRA -
EDERLI SILVA -
Administração
VANESSA ANDRADE
Assistentes Administrativas
FLAVIA LIMA -
DANÚBIA AMORIM „
Assistente Financeira
CAROLINE MENDES „
SÃO PAULO
Rua João Álvares Soares, 1660
CEP 04609-004
Fone: (55-11) 2165-5155
RIO DE JANEIRO
Rua Gildásio Amado, 55, Cj. 302
CEP 22631-020
Fone: (55-21) 3486-5155
1,2,3,4,5 7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,...72