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www.portalsucesso.com.br1 - Twenty one pilots -
Stressed out
(458 execuções)
2 - Coldplay -
Adventure of a lifetime
(348)
3 - Red Hot Chilli Peppers -
Dark necessities
(340)
4 - Alabama Shakes -
Always alright
(338)
5 - O Rappa -
Uma vida só
(232)
ascincocançõesmais
tocadasna89fmem2016
des profissionais de nossa equipe, nosso atual sucesso não seria
possível", reconhece.
E quando Junior fala em "sucesso", ele se refere, entre outros
feitos, à incrível média de 100 mil ouvintes por minuto, com
uma cobertura de um milhão e meio de pessoas em sete dias. A
grande maioria destes ouvintes pertence à classe AB, com mé-
dia de idade entre 20 e 39 anos. Esta é a maior audiência da
história da 89, embora a rádio já tenha ocupado posições me-
lhores no ranking, já que antigamente existiam menos emisso-
ras. Outro detalhe importante: a internet (site e aplicativo) já
representa 12% da audiência total da rádio.
Os números se tornam mais impressionantes se levarmos em
conta que o rádio brasileiro hoje é amplamente dominado pela
música sertaneja. "Pouquíssimas rádios tocam atualmente o que
nós tocamos. O que não nos ajuda em nada, muito pelo contrá-
rio. Atrapalha o fato de não termos 'aliados' pelo Brasil, princi-
palmente porque as bandas novas sofrem muito para consegui-
rem seu espaço, o que dificulta o fortalecimento do rock. Sem
falsa modéstia, nesse cenário atual do nosso País, dominado
pelo sertanejo, é realmente um fenômeno esse sucesso da 89",
celebra Junior Camargo.
E o que toca na Rádio Rock? A pergunta pode parecer tola,
mas há de se considerar a enorme variedade de subgêneros ori-
ginados a partir do rock – ele próprio, uma evolução de gêneros
como country, r&b e blues. Junior explica que o objetivo da
rádio é ser o mais abrangente possível: "Mas sem perder nossa
essência, que é o espírito do rock. Um exemplo é a Amy Wi-
nehouse: não é roqueira, mas tinha uma atitude que poucos
artistas de rock mostram e, por isso, faz parte da programação.
Novos nomes, como Twenty One Pilots e Alabama Shakes,
também tocam pela atitude. Aliás, eles tem duas das canções
mais tocadas na rádio em 2016 (ver parada ao lado). Tocamos
mais canções internacionais do que nacionais (70% contra 30%)
e 60% de clássicos, contra 40% de novidades".
Se a programação musical é bem diferente das ouvidas na
maioria das outras emissoras paulistanas, a grade de atrações pro-
cura não fugir do formato de talk shows, com entrevistas, curio-
sidades, informação e prêmios. "Do Balacobaco 2.Zé", "Quem
Não Faz Toma" e "Show do Tatola" são alguns dos programas
mais ouvidos,todos com vários apresentadores e muito bate papo.
"Acredito ser essa uma tendência de todas as rádios do mundo",
diz Junior. Tendência que é estendida também a atrações sema-
nais da casa, exibidas durante a noite. Com outro diferencial:
quase todas são apresentadas por nomes importantes do rock
nacional, como João Gordo, Andreas Kisser, Kid Vinil, Branco
Mello e FelipeMachado."Fico honrado por ter profissionais des-
te nível aqui. No fundo, são grandes amigos que agregam muito
para o dia a dia da rádio", resume o diretor.
Como nenhum programa da 89 é retransmitido para outras
emissoras e, por enquanto, não há nenhum projeto de criação
de uma rede, Junior e sua equipe tem a vantagem de trabalhar
pensando apenas no público de São Paulo. O que não significa
dizer que a preocupação se restrinja à audiência de rádio. "Nes-
se momento nossos esforços se dividem entre rádio, site, aplica-
tivo e redes sociais. A internet é uma ferramenta muito impor-
tante, que proporciona um outro envolvimento pra gente, já que
o rádio não tem imagens. Além disso, procuramos extender os
destaques da programação da rádio às redes sociais, além de
produzir conteúdo exclusivo e também reproduzir material pos-
tado pelas próprias bandas. Um exemplo foi a bela homenagem
feita pelo Guns ao time da Chapecoense".
Tendo completado 31 anos no dial paulistano em 2016 –
trata-se de uma das FMs mais veteranas da capital paulista –, a
89 manteve, no mês de outubro, a tradição de celebrar seu ani-
versário com um grande evento, arrebanhando para o mesmo
seu público fiel. Cerca de oito mil pessoas pagaram ingresso
para curtir um tributo ao Charlie Brown Jr., no Espaço das
Américas.Mais uma comemoração, segundo o diretor da rádio,
bastante especial: "Foi uma experiência incrível poder juntar os
amigos e familiares dos integrantes do Charlie Brown, além de
vários músicos consagrados. Tenho certeza que, como eu, mui-
tas pessoas ficaram emocionadas nesse dia".
O sucesso da festa pode render outro evento grandioso em
2017. Ainda está no papel, mas se trata de um dos grandes
projetos da 89 para 2017: a realização de um tributo ao Mamo-
nas Assassinas. Por sinal, foi na 89, em julho de 1995, que o hit
Vira vira
foi tocado pela primeira vez no rádio paulistano. Um
grande marco, sem dúvida, na trajetória da emissora.
Mais de 20 anos depois, a 89 segue em busca de novidades,
abrindo espaço para novas bandas e se alinhando com as novas
tecnologias. "Nosso maior desafio é continuar sendo relevante
num mundo onde tudo acontece ao mesmo tempo e a informa-
ção e a geração de conteúdo valem ouro.", finaliza Junior. Vida
longa à cada vez mais popular (mas não pop) Rádio Rock
divulgação
oapresentadortatola
umdosresponsáveispelorenascimento
dafaserockdaemissora