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www.portalsucesso.com.br

1 - Twenty one pilots -

Stressed out

(458 execuções)

2 - Coldplay -

Adventure of a lifetime

(348)

3 - Red Hot Chilli Peppers -

Dark necessities

(340)

4 - Alabama Shakes -

Always alright

(338)

5 - O Rappa -

Uma vida só

(232)

ascincocançõesmais

tocadasna89fmem2016

des profissionais de nossa equipe, nosso atual sucesso não seria

possível", reconhece.

E quando Junior fala em "sucesso", ele se refere, entre outros

feitos, à incrível média de 100 mil ouvintes por minuto, com

uma cobertura de um milhão e meio de pessoas em sete dias. A

grande maioria destes ouvintes pertence à classe AB, com mé-

dia de idade entre 20 e 39 anos. Esta é a maior audiência da

história da 89, embora a rádio já tenha ocupado posições me-

lhores no ranking, já que antigamente existiam menos emisso-

ras. Outro detalhe importante: a internet (site e aplicativo) já

representa 12% da audiência total da rádio.

Os números se tornam mais impressionantes se levarmos em

conta que o rádio brasileiro hoje é amplamente dominado pela

música sertaneja. "Pouquíssimas rádios tocam atualmente o que

nós tocamos. O que não nos ajuda em nada, muito pelo contrá-

rio. Atrapalha o fato de não termos 'aliados' pelo Brasil, princi-

palmente porque as bandas novas sofrem muito para consegui-

rem seu espaço, o que dificulta o fortalecimento do rock. Sem

falsa modéstia, nesse cenário atual do nosso País, dominado

pelo sertanejo, é realmente um fenômeno esse sucesso da 89",

celebra Junior Camargo.

E o que toca na Rádio Rock? A pergunta pode parecer tola,

mas há de se considerar a enorme variedade de subgêneros ori-

ginados a partir do rock – ele próprio, uma evolução de gêneros

como country, r&b e blues. Junior explica que o objetivo da

rádio é ser o mais abrangente possível: "Mas sem perder nossa

essência, que é o espírito do rock. Um exemplo é a Amy Wi-

nehouse: não é roqueira, mas tinha uma atitude que poucos

artistas de rock mostram e, por isso, faz parte da programação.

Novos nomes, como Twenty One Pilots e Alabama Shakes,

também tocam pela atitude. Aliás, eles tem duas das canções

mais tocadas na rádio em 2016 (ver parada ao lado). Tocamos

mais canções internacionais do que nacionais (70% contra 30%)

e 60% de clássicos, contra 40% de novidades".

Se a programação musical é bem diferente das ouvidas na

maioria das outras emissoras paulistanas, a grade de atrações pro-

cura não fugir do formato de talk shows, com entrevistas, curio-

sidades, informação e prêmios. "Do Balacobaco 2.Zé", "Quem

Não Faz Toma" e "Show do Tatola" são alguns dos programas

mais ouvidos,todos com vários apresentadores e muito bate papo.

"Acredito ser essa uma tendência de todas as rádios do mundo",

diz Junior. Tendência que é estendida também a atrações sema-

nais da casa, exibidas durante a noite. Com outro diferencial:

quase todas são apresentadas por nomes importantes do rock

nacional, como João Gordo, Andreas Kisser, Kid Vinil, Branco

Mello e FelipeMachado."Fico honrado por ter profissionais des-

te nível aqui. No fundo, são grandes amigos que agregam muito

para o dia a dia da rádio", resume o diretor.

Como nenhum programa da 89 é retransmitido para outras

emissoras e, por enquanto, não há nenhum projeto de criação

de uma rede, Junior e sua equipe tem a vantagem de trabalhar

pensando apenas no público de São Paulo. O que não significa

dizer que a preocupação se restrinja à audiência de rádio. "Nes-

se momento nossos esforços se dividem entre rádio, site, aplica-

tivo e redes sociais. A internet é uma ferramenta muito impor-

tante, que proporciona um outro envolvimento pra gente, já que

o rádio não tem imagens. Além disso, procuramos extender os

destaques da programação da rádio às redes sociais, além de

produzir conteúdo exclusivo e também reproduzir material pos-

tado pelas próprias bandas. Um exemplo foi a bela homenagem

feita pelo Guns ao time da Chapecoense".

Tendo completado 31 anos no dial paulistano em 2016 –

trata-se de uma das FMs mais veteranas da capital paulista –, a

89 manteve, no mês de outubro, a tradição de celebrar seu ani-

versário com um grande evento, arrebanhando para o mesmo

seu público fiel. Cerca de oito mil pessoas pagaram ingresso

para curtir um tributo ao Charlie Brown Jr., no Espaço das

Américas.Mais uma comemoração, segundo o diretor da rádio,

bastante especial: "Foi uma experiência incrível poder juntar os

amigos e familiares dos integrantes do Charlie Brown, além de

vários músicos consagrados. Tenho certeza que, como eu, mui-

tas pessoas ficaram emocionadas nesse dia".

O sucesso da festa pode render outro evento grandioso em

2017. Ainda está no papel, mas se trata de um dos grandes

projetos da 89 para 2017: a realização de um tributo ao Mamo-

nas Assassinas. Por sinal, foi na 89, em julho de 1995, que o hit

Vira vira

foi tocado pela primeira vez no rádio paulistano. Um

grande marco, sem dúvida, na trajetória da emissora.

Mais de 20 anos depois, a 89 segue em busca de novidades,

abrindo espaço para novas bandas e se alinhando com as novas

tecnologias. "Nosso maior desafio é continuar sendo relevante

num mundo onde tudo acontece ao mesmo tempo e a informa-

ção e a geração de conteúdo valem ouro.", finaliza Junior. Vida

longa à cada vez mais popular (mas não pop) Rádio Rock

divulgação

oapresentadortatola

umdosresponsáveispelorenascimento

dafaserockdaemissora