35
www.portalsucesso.com.brpo de execução e intérprete. A cada vez que uma música é executada
em rádio ou televisão, os softwares cruzam as informações desse código
individualizado que estão no banco de dados do ECAD para identi-
ficar automaticamente essas execuções musicais. Tanto o CIA Rádio
quanto o CIA Audiovisual foram desenvolvidos em parceria com a
PUC-Rio, instituição referência em sistemas de alta tecnologia.
» Como se dá o processo de cobrança junto às plataformas
digitais?
O ECAD recebe os arquivos eletrônicos com as listas das execuções
musicais das plataformas digitais e consolida as informações para
definir os valores a serem cobrados, de acordo com as execuções musi-
cais em cada plano oferecido, já que a cobrança é baseada no percen-
tual sobre o faturamento dos usuários de música.
» E o processo de distribuição desses direitos, como se dá?
Para realizar a distribuição dos valores arrecadados aos titulares, o
ECAD faz um matching, realizando o cruzamento das informações
enviadas pelas plataformas digitais com seu banco de dados e conse-
quentemente identificando os autores das músicas tocadas. A periodi-
cidade dos repasses é trimestral.
»Qual o tamanho da equipe que monitora, cobra e faz a dis-
tribuição no segmento digital? Há outras equipes que tra-
balham segmentos específicos (execução de rádio, shows,
música mecânica, música ambiente etc)?
A área de Arrecadação busca conscientizar os usuários de música sobre
a importância do pagamento da retribuição autoral. No segmento de
streaming, inclusive, realiza as negociações com usuários de música
dos mais diversos segmentos e efetua a cobrança dos direitos autorais.
Já a área de Distribuição conta com equipes especializadas para rea-
lizar a auditoria das informações recebidas e garantir um repasse
mais preciso para os titulares de música. Todo o processo de arrecada-
ção e distribuição, em todos os segmentos de utilização musical, conta
com o suporte imprescindível da área de Tecnologia da Informação,
que traz agilidade, segurança e eficiência aos processos de trabalho,
beneficiando diretamente os titulares de música.
» Em termos percentuais, quais as plataformas que mais ge-
ram receita no streaming?
O ECAD não informa valores pagos pelos usuários de música. As
plataformas musicais de streaming adimplentes atualmente são Ap-
ple Music, Beats 1, Kboing, Spotify e Vevo.
»O ECAD pretende recorrer contra a decisão da Justiça de
determinar que o Google pague diretamente às editoras mu-
sicais os direitos sobre vídeos exibi-
dos noYouTube, semnada pagar ao
Ecad – exceto no caso de transmis-
sões ao vivo?
Sim, nossa diretoria decidiu que vai re-
correr da decisão e que esta segue na con-
tramão dos recentes acordos firmados pelo
próprio YouTube pelo mundo, reconhe-
cendo os direitos de execução pública.
» OECAD anunciou que o núme-
ro de titulares contemplados com o
pagamento de direitos autorais au-
mentou em 2016 justamente por
conta das novidades tecnológicas
abordadas nesta matéria...
É verdade. No primeiro semestre de
2016, o Escritório bateu um novo re-
corde, chegando à marca de 183.873
titulares beneficiados. Em 2015, o re-
passe dos direitos autorais de execução
pública tinha alcançado 155.399 com-
positores, intérpretes, músicos, editoras
musicais e gravadoras – isto significa
que, somente no primeiro semestre do
ano passado, já houve um aumento de
18,3%, com 28.474 titulares a mais do
que no exercício anterior. Em parte,
este crescimento na quantidade de titu-
lares contemplados ocorreu devido à
distribuição – efetivada a partir de
junho – dos valores arrecadados das
plataformas de streaming.
andreafranÇa
, DAPWC, RESPONSÁVELPELA
PREMIAÇÃO, ENTREGAOTROFÉUA
JOSÉPIreS
,
GERENTEDETECNOLOGIADA INFORMAÇÃODOECAD
Divulgação