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www.portalsucesso.com.br

rádio

P

or

T

homaz

r

afael

L

ançada em outubro de 1980, a canção (

Just like

)

Starting

over

foi o primeiro single de

Double fantasy

, último ál-

bum de John Lennon. Um dos versos da faixa, "Time

flies so quickly" (o tempo voa tão rapidamente), foi escrito pelo

ex-beatle em alusão aos cinco anos em que ficou sem gravar. Já

o título da música sinalizava um "recomeço" de carreira. Ironi-

camente, a canção alcançou a liderança das paradas americanas

apenas alguns dias depois da morte do artista, em dezembro

daquele mesmo ano.

Se o "recomeço" de Lennon foi interrompido covardemente

por uma bala maldita disparada por Mark Chapman, a história

do rock traz alguns outros retornos com finais bem mais felizes.

Foram voltas triunfais de bandas que haviam optado por "dar

um tempo" ou mesmo o reencontro com as paradas e o carinho

do público após um flerte com o fracasso. Aerosmith, AC-DC

e, mais recentemente, Guns n´Roses, são alguns exemplos ób-

vios. Por aqui, Capital Inicial e Ira! também servem como ilus-

tração das linhas acima.

Como se observasse num espelho a trajetória de tantos ídolos

que tocam com frequência em sua programação, a 89 FM, de

São Paulo (89,1 MHz), também experimentou a prazerosa sen-

sação do renascimento artístico e comercial. Surgida em 1985 e

consolidada nos anos 1990 como a principal FM roqueira da

capital paulista, a rádio amargou um período de baixa a partir

de 2005, perdendo posições para emissoras do segmento jovem,

o que impulsionou mudanças na direção, time de locutores e

programação. Foram seis anos numa fase "pop", que até gerou

ótimos resultados, mas acabou tirando um pouco da identidade

da emissora.

rock 'nroll

total

emmeioàs váriasrádiossertanejasepopularesdodialpaulistano, a

velhaeboa

89fm

seguenacontramão, comsuaprogramaçãoroqueira

Em 2012, apesar de bons números no Ibope à época, a dire-

toria decidiu pelo encerramento das atividades da rádio, notícia

que pegou a audiência de surpresa. No entanto, apenas alguns

dias depois, teve início uma das mais incríveis reviravoltas do

FM brasileiro. A história é até bastante conhecida no meio:

naquele que seria apenas um dos últimos programas da rádio, os

apresentadores Tatola e Roberto Maia resolveram avançar no

horário determinado e invadiram a madrugada, improvisando

totalmente a programação musical e fazendo juras de amor ao

rock e à emissora que agonizava.

A atuação da dupla causou barulho nas redes sociais e uma

certa comoção nos ouvintes fieis da Rádio Rock. Foi aí que caiu

a ficha de Junior Camargo, diretor da emissora. "A 89 sempre

foi uma rádio muito querida em São Paulo, mas não havia nú-

meros que pudessem comprovar esse sentimento naquele mo-

mento. A rádio realmente iria acabar, mas aquela atitude do

Tatola me encheu de esperança e coragem para lutar pela volta

da 89 como 'A Rádio Rock'. Não tínhamos dados ou pesquisas

sugerindo a mudança, apenas feeling", explica Junior, como é

chamado por todos na emissora.

Além de recolocar o rock como carro-chefe da programação

e voltar a intitular a emissora com o complemento "A Rádio

Rock", o diretor acumulou a gerência artística da FM, passando

a se envolver em todas as decisões da casa. Uma delas foi man-

ter ou recontratar alguns dos profissionais mais ligados à fase

áurea da 89, tais como os locutores Zé Luis, Luka, Cadu Pre-

viero, Yuri e PH Dragani. "Eles são patrimônio da 89 e do pró-

prio rádio de São Paulo. É um orgulho poder trabalhar com

todos eles. Sem essa galera, sem o Tatola, o Maia e outros gran-

odiretorjuniorcamargo

conhecidacomorádiorock, a89fmtoca70%demúsica internacionaletem100milouvintesporminuto

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