SUCESSO#163 - page 12

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Brasil, como alguns outros países emergentes, demo-
rou para aceitar as últimas transformações do mercado
da música. Enquanto as vendas de CDs e DVDs en-
travam em curva descendente nos Estados Unidos, Japão e Rei-
no Unido, por aqui essas mídias continuavam com fôlego, re-
presentando quase que a totalidade das receitas da indústria
fonográfica.Nos últimos anos, o quadro começou a se alterar até
as vendas digitais alcançarem no ano passado 46% dos negócios
do setor, segundo relatório da ABPD.
Mas o Rei Roberto Carlos, ícone-mor da indústria da música
em nosso país, pouco se engajou até agora no universo digital.
A única plataforma a que tinha aderido de forma oficial era o
iTunes. No mês passado, ele surpreendeu ao anunciar um acor-
do com o Spotify, empresa que atua na área de streaming. Nos
primeiros três dias de campanha houve um aumento de mais de
340% nos streams do artista. "Além disso, notamos uma mu-
dança significativa no perfil do usuário que ouve Roberto Car-
los no serviço", destaca Marcelo Castello Branco, que coordena
essa entrada do cantor no mundo online. "Nos primeiros dias
de campanha, 20,9% dos consumidores tinham entre 28 e 34
anos, 20,7%, de 35 a 55 anos, 20,6% de 45 a 59 anos e 17,5%,
de 23 a 27 anos", detalha ele. Por ordem, os países que mais
consumiram as faixas de Roberto no Spotify na primeira sema-
na de campanha foram Brasil,México, Estados Unidos e Chile.
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As faixas líderes no serviço foram
É preciso saber viver
,
Emoções
e
Como é grande meu amor por você
.
Ex-presidente de majors como Universal Music e EMI e atu-
almente dono da Music Content Branding – que atua em várias
áreas do entretenimento e presta consultoria a empresas interna-
cionais com interesse nos mercados brasileiro e latino –, Castello
Branco foi convidado a assumir tal função por Dody Sirena, ma-
nager de Roberto e sócio da DC Set.“Fiquei muito honrado com
o convite.Trabalho me reportando ao Dody, de forma consensu-
al com a Sony Music e o próprio selo do RC (Amigo), na busca
de oportunidades e na exploração do imenso repertório do Rei”,
diz Marcelo. Na entrevista a seguir, ele fala de seu trabalho e
analisa o potencial do mercado digital no Brasil.
» SUCESSO! - Por que somente agora Roberto Carlos dis-
ponibilizou sua discografia para streaming?
Marcelo Castello Branco -
A posição era de responsável cautela espe-
rando o amadurecimento do mercado brasileiro como um todo, por
respeito e por se tratar de um repertório ímpar em suas potencialidades.
Quando a venda digital quase supera os 50% e o consumidor, de forma
irreversível, adota esta forma de consumo e de experiência, nos pareceu
o momento certo e adequado de estar presente, com um planejamento e
um calendário dinâmico de açōes, como a matéria merece.
» Por que da escolha do Spotify em detrimento às outras em-
presas? O contrato é em nível mundial?
O mercado brasileiro sofreu um dano quase irreversível com o atraso
de quase sete anos do iTunes em entrar no jogo. Estamos finalmente
recuperando isso, aqui e agora. Em 2005, quando presidi a Universal
Ibéria (Espanha e Portugal), o iTunes já estava presente naqueles pa-
íses. No Brasil, nesse tempo todo, perdemos geraçōes de consumidores de
mídias digitais. O mercado físico se derrete sucessivamente, entre dois
nichos – o fenômeno popular e os segmentos minoritários. Ele vai coe-
xistir com os novos hábitos de consumo. Com o desembarque do iTunes,
vários serviços se animaram e players internacionais entraram no
Brasil com a força e o profissionalismo que o mercado precisava para
crescer. Atropelaram as tímidas alternativas locais então existentes.
Hoje isso já é, felizmente, uma realidade. O idioma do mercado é di-
gital, priorizando portabilidade, conveniência e serviço. Reitero que
esse é o melhor momento do nosso mercado nos últimos 10 anos. O
consumidor tem alternativas válidas, sedutoras, de fácil acesso e com
ofertas de repertório ilimitadas. No caso do Roberto, o acordo com o
Spotify é mundial e representa a maior campanha feita pela empresa
para um artista latino, digna da carreira e trajetória de RC. O plane-
jamento é muito profissional e foi realizado em consenso e com compe-
tência pelas equipes da Sony e da DC Set. A escolha provisória do
Spotify (90 dias de exclusividade) é estratégica e não representa detri-
mento às outras plataformas, todas muito importantes e com um papel
vital no mercado. Esperamos trabalhar com elas em breve.
divulgação
roBertoe, aolado,
suapáginanospotify:
mesmoserendendo
aodigital, ele
continuarálançando
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