60
INTERNET
P
OR
G
ILMAR
L
AURINDO
SP (11) 2165-5155 | RJ (21) 3486-5155
Sua MÚSICA nas rádios
de todo o BRASIL!
O caminho mais
curto para você:
• ser notícia nos jornais e
revistas
• se apresentar nos
principais palcos do Brasil
• aparecer na televisão
• tocar nas rádios
BALANÇO
DIGITAL
JOSÉPEÑA
, GERENTEDEMÍDIASDIGITAISDAEMI MUSICPARAA
AMÉRICADOSUL, FALASOBRESUASEXPECTATIVASPARAOSETOR
GUSTAVOGODINHO
O
publicitário José Peña está no mercado fonográfico há 30
anos, tendo passado pelas gravadoras Sony, Universal,
Warner e Abril. Desde 2005, é o responsável pelo desen-
volvimento de todos os deals digitais da EMI na América do Sul.
Sua experiência no setor é ampla e, nesses anos de atuação, ele não
só presenciou as mudanças nas corporações, como também na for-
ma de consumo de música. E assim como a indústria se atualizou,
Peña foi pelo mesmo caminho. Hoje, é um expert na área de
música digital. Atributo que fica claro na entrevista a seguir, em
que o executivo comenta o crescimento do setor no mercado bra-
sileiro e analisa o futuro da música digital no país, com a chegada
de novos players, serviços de streaming e plataformas.
» SUCESSO! - Fale sobre a evolução damúsica digital no Brasil.
Peña -
Nos últimos anos, o mercado de música no Brasil vem atingindo
faturamento em torno de R$ 300 milhões. O que observou-se nesse pe-
ríodo é que, como ocorre em vários países do mundo, a participação da
distribuição digital vem crescendo muito. Os números oficiais de 2012
serão conhecidos até o início de março e devem reforçar isso. Algo próxi-
mo de 30% do total do mercado de música deve vir da distribuição di-
gital. Isso significa mais de R$ 100 milhões em faturamento. Existe um
JOSÉPEÑA
"OARTISTADEVETERUMPLANODIGITALBEMDEFINIDOPARA
SECOMUNICARFORTEEDIRETAMENTECOMSEUPÚBLICO"
1...,50,51,52,53,54,55,56,57,58,59 61,62,63,64,65,66,67,68,69,70,...72