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e algum dia você cumprimentar um fortalezense, pergun-
tando ao mesmo se está tudo bem, é muito provável que
ouça um "tudo cem" como resposta. A gíria se tornou ro-
tineira na bela capital cearense graças ao tradicional slogan da
rádio 100 FM, uma das mais fortes na cidade de 2,6 milhões de
habitantes - a quinta maior do país. O grudento "Tá Tudo Bem,
Tá Tudo 100", frase repetida diversas vezes ao dia pelos locuto-
res da emissora que opera na frequência de 100,9, é quase tão
popular quanto os sucessos de forró, sertanejo e samba tocados
pela rádio. "A programação prioriza esses gêneros, mas também
há espaço para clássicos internacionais e música pop. Porém, em
'fatias' bem menores", explica Kennedy Soares, coordenador e
locutor da Rádio 100.
Quarta rádio mais ouvida, atualmente, na Grande Fortaleza, a
emissora se destaca ainda mais no ranking de audiência via inter-
net, que lidera há alguns meses. Voltada para um público mais
popular – a maioria de seus ouvintes pertence às classes BCDE
e tem entre 25 e 40 anos –, a Rádio 100 foi inaugurada em no-
vembro de 1985. Na época, chamava-se Pajeú FM e investia no
segmento adulto-contemporâneo. Uma reformulação na progra-
mação teve início no ano seguinte, mas foi mesmo a partir da
década de 90, já rebatizada com o nome atual, que a emissora se
consolidou entre as classes C e D, passando a apostar muito mais
no samba e na música sertaneja, além do forró que, à época, ainda
era o gênero mais forte no estado.
"Forte" talvez seja um adjetivo injusto para a grandiosa im-
portância do gênero à cultura cearense. O forró é o carro-
Nas
ondas
eNa
web
ComprogramaçãoeClétiCa,
100FM
destaCa-seentreasemissorasde
Fortaleza – éa 4ªmaisouvidanaCidadeelideraaaudiênCia via internet
-chefe da programação de várias casas de shows em Fortaleza
e foi o responsável pela formação de uma verdadeira indústria
de entretenimento, com direito a bandas importantíssimas
surgidas na cidade, como Mastruz com Leite e Aviões (ambas
responsáveis pela popularização do chamado forró eletrônico
e pela aproximação do gênero à música pop). Ainda assim,
como na maioria das grandes cidades brasileiras, ficou difícil
para o forró ou qualquer outro gênero competir com a música
sertaneja nos dias de hoje.
› seRTaneJo FoRTe
Um fato marcante que comprova a afirmação acima aconteceu,
curiosamente, num estádio de futebol. No final de 2015, a sele-
ção brasileira esteve na cidade para enfrentar a Venezuela, em
rodada válida pelas eliminatórias sulamericanas para a Copa do
Mundo.Os organizadores do jogo, realizado na Arena Castelão,
promoveram shows musicais no estádio antes da partida. E dos
quatro artistas "convocados" para a noite (dois deles tocaram
num palco montado no gramado e outros dois, no principal
camarote da arena), três eram sertanejos: Matheus & Kauan,
Jefferson Moraes e uma dupla goiana que já se desfez, chamada
Lucas e Diogo. Representando o forró, uma banda da "casa": os
cearenses do Conde do Forró.
Para o coordenador da Rádio 100, o sertanejo "já impera" em
Fortaleza. "Esse domínio é indiscutível.Mas é lógico que o povo
cearense continua adorando o forró. Por isso, há uma preocupa-
ção de nossa parte em prestigiar esses dois ritmos em quase
todos os programas de nossa grade". Na verdade, os dois só não
dominam o "Samba Brasil" (programa de duas horas aos sába-
dos e domingos) e as duas edições do "Vale a Pena Ter Saudade"
(exibidas ao meio-dia e às 22h), atração de flash back – coman-
dada pelo próprio Kennedy – que toca de Roberto Carlos a
Raça Negra, passando por Elton John e Tracy Chapman. Nas
outras 20 horas do dia, pode-se dizer que a cada quatro canções,
três são de forró e sertanejo. E dessas três, normalmente, duas
sertanejas. O gênero é responsável por cerca de 40% da progra-
mação, segundo números da Crowley.
Alguns dos artistas preferidos dos ouvintes da FM, segundo
Kennedy, são Wesley Safadão, Simone & Simaria, Luan San-
tana, Aviões do Forró, Conde do Forró, Maiara & Maraisa e
Marília Mendonça. Nomes populares já veteranos também
tem vez. No último mês de fevereiro, por exemplo, a emissora
realizou uma promoção com Amado Batista, convidando os
ouvintes a tomarem um café da manhã com o ídolo. Agora em
março, será a vez de Thiaguinho. "Como sempre acontece, ele
já está nas paradas neste início de ano. E representa o samba,
que também é muito importante em nossa grade", destaca o
coordenador da 100.
Tanto é verdade que a emissora promove anualmente o Samba
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“TáTudobem, Tá
Tudo100” virou
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divulgação