52
show business
P
or
T
homaz
r
afael
O
ano de 2015 promete ser especial para a Mussini Pro-
duções, uma das principais empresas do mercado de
shows do país. Comandado pelo gaúcho Luís Mussini,
o escritório inaugurou recentemente uma filial em Florianópo-
lis, passou a apostar em shows internacionais e pretende repetir
até dezembro a incrível marca de 200 shows, alcançada em
2014. Desafios que virão em meio à comemoração dos 20 anos
de atividade da empresa.
Duas décadas de muito trabalho, regidas principalmente por
uma preocupação quase obsessiva de seu fundador com a credi-
bilidade de seu nome. “Ninguém fica 20 anos no mercado por
acaso. Tivemos momentos bons e ruins. Mas em todo esse pe-
ríodo, a credibilidade sempre foi o que me ajudou.Nos momen-
tos ruins, por exemplo, sempre consegui me reerguer graças ao
nome sério da minha empresa”, comenta Mussini.
Os bons momentos, no entanto, foram muito mais frequen-
tes na trajetória profissional deste ex-radialista, apaixonado
por música desde sempre. Mussini foi locutor e apresentador
na Planalto FM, de Passo Fundo, município gaúcho onde nas-
ceu. “Tinha programas de jornalismo no AM e programas
sucesso
MeRecIDo
!
com20 anosdeatuaçãonomercado,
MussInI PRoDuções
destaca-se
graçasaparceriassólidascomváriossegmentosdoshowbusiness
musicais no FM. Nessa época, já muito envolvido com a mú-
sica, comecei a fazer alguns eventos na região. Aos pouqui-
nhos, a coisa foi evoluindo. Até que resolvi montar uma pro-
dutora e sair da rádio”, lembra.
Após cinco anos, o empresário resolveu se mudar para São
Paulo,ficando mais próximo de personal managers,artistas e toda
a cadeia do mercado de shows. À época, o escritório já negociava
shows em todo o país. Neste período inicial e nos anos seguintes,
Mussini nunca se preocupou em manter um cast exclusivo. "Não
empresariar artistas jamais foi uma regra, ou mesmo uma opção,
até porque cheguei a ter artistas exclusivos e a administrar carrei-
ras. Só que a área de eventos sempre foi uma coisa muito forte em
minha vida.Sempre fui chamado para produzir festivais,festas de
rodeio... Isso desde os tempos de rádio. E aí fui deixando o mer-
cado me levar. Se bem que agora estamos, num trabalho paralelo,
lançando uma dupla muito talentosa de Belo Horizonte, chama-
da Fred &Thiago", conta. Os sertanejos já fazem bastante suces-
so nas rádios mineiras e em algumas emissoras de outros estados
com o single
Amor impossível
.
› sHoWs InTeRnAcIonAIs
A divulgação do trabalho da dupla é apenas uma das prioridades
da Mussini Produções para 2015. Outro objetivo é dar sequên-
cia à produção de shows internacionais, iniciada no ano passado.
A estreia foi com o astro Roger Hodgson, ex-vocalista do Su-
pertramp. “Foi uma experiência sensacional. Os shows foram
uma parceria com a PlanMusic, do Luis Oscar Niemeyer, em-
presa mais do que acostumada a trazer estrelas estrangeiras. O
Joca Ribeiro, que estava na Plan, foi quem fez a ponte para
viabilizar o negócio. Aprendemos muito e agora já planejamos
outros espetáculos”, conta o empresário.
Apesar do entusiasmo, Mussini faz questão de manter os pés
no chão quanto à grandiosidade dos próximos eventos. “Obvia-
mente, não pretendemos trazer artistas que lotem estádios, mas
sim, casas de shows.Artistas como Roger Hodgson, Barry Gibb
(ex-Bee Gees) e tantos outros desse porte, com muita história,
lotam qualquer casa nas grandes capitais. São atrações diferen-
tes, que acabam chamando um bom público. E como são apre-
sentações que custam 80, 100, às vezes 150 mil dólares, os riscos
também são menores”, explica.
A aposta em artistas do exterior não impedirá, no entanto, que
o escritório mantenha o foco nas inúmeras agendas de shows que
coordena. “Nossa meta é ao menos alcançar os 200 shows que a
empresa vendeu ou produziu em 2014. Temos muitas parcerias
importantes, que seguem sendo prioridade para a Mussini Pro-
duções”, explica. Entre esses parceiros, aparecem a MC3 Marke-
ting Artístico, Talismã Music, FS Produções, Sunshine e Bro-
thers, além de muitas casas de shows em todas as regiões do país.
"Em algumas dessas casas, somos responsáveis pela programação
ogAúcHoluísMussInI
eleprojetanegociarouproduzirpelomenos
200showsem2015, algunsdeles internacionais
gustavogodinho