SUCESSO#162 - page 51

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discos naquele mercado. Ao todo, 257 milhões de álbuns fo-
ram baixados nos EUA em 2014.
Lembrando que Taylor Swift é a personagem principal de
uma das principais polêmicas envolvendo o Spotify. Em no-
vembro, a cantora decidiu retirar todos os seus álbuns do catá-
logo do serviço. E a cantora fez isso como forma de protesto.
Segundo ela, os artistas não deveriam subestimar nem desvalo-
rizar a própria arte. Swift não concorda com os US$ 0,007 pa-
gos pelo Spotify por cada execução de música sua.
Em nota, o diretor do Spotify, Daniel Ek, lamentou a decisão
da cantora e afirmou que ela deixará de faturar muito ao sair do
serviço. “Com o nosso tamanho atual, pagamentos para artistas
grandes como Taylor Swift podem exceder U$ 15 milhões por
ano. Isso só no Spotify. E o repasse ainda vai crescer. Esperamos
pagar o dobro no ano que vem”.
› Repasse dOs diReitOs autORais
De fato, o Spotify reagiu de forma categórica à atitude de Taylor
Swift. Segundo Daniel Ek, seu serviço tem sido uma importante
forma de combate à pirataria na internet. Segundo ele, desde que
começou a operar em 2008, o Spotify já pagou US$ 2 bilhões à
indústria musical.
Logo após o anúncio da saída de Taylor Swift, a equipe do
Spotify fez um texto bem-humorado falando da importância da
cantora para o serviço. “Nós amamos Taylor e nossos mais de
40 milhões de usuários a amam ainda mais. Aproximadamente
16 milhões deles reproduziram suas músicas nos últimos 30 dias
e ela está em cerca de 19 milhões de playlists”.
O texto reitera que os artistas que tem suas músicas tocadas
no serviço recebem pelas execuções. “Esperamos que ela mude
de ideia e junte-se a nós na construção de um novo mercado
musical que funcione para todos. Acreditamos que os fãs devem
poder ouvir música onde e quando quiserem, e que os artistas
tem direito absoluto de serem pagos por seu trabalho e protegi-
dos da pirataria. É por isso que devolvemos 70% do que vende-
mos à comunidade musical”. Para brincar com a situação, o
Spotify ainda criou uma playlist na qual a junção dos nomes das
músicas é um pedido para que Swift volte ao serviço.
Os dados provam que finalmente os artistas ganharão (mes-
mo que pouco) com a execução de suas músicas. A pirataria foi
substituída por serviços de streaming e futuramente o CD tam-
bém poderá ser extinto – não só pela execução de faixas on line
como também pela volta do vinil.
taylORswift
rompeuacordocomempresasdestreaming
porconsiderarmuitobaixoovalorrepassadoaosartistas
divulgação
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