SUCESSO#162 - page 50

50
digital
P
or
G
ustavo
G
odinho
2
015 será o ano da consolidação da música streaming no
Brasil. Serviços de execução de faixas on line já fazem
parte do cotidiano de brasileiros de todas as idades. O
Spotify, que chegou por aqui em 2014, já é o principal aplicati-
vo do gênero (seguido de perto pelo Rdio).
Com a possibilidade de execução gratuita das canções no
modo on line, o player fechou o ano passado com 60 milhões de
contas em nível mundial. No início deste ano, o Spotify revelou
também que havia alcançado 15 milhões de assinantes em todo
o mundo. Isso representa um aumento de 5 milhões em relação
a maio do ano passado. Curiosamente, o período compreende
justamente o momento em que o Spotify começou a operar no
Brasil, investindo pesado em ações de marketing.
Além dessas 15 milhões de pessoas que pagam cerca de US$
10 por mês (R$ 14,90 no Brasil), o serviço ainda conta com 60
milhões de usuários gratuitos. Para compensar a gratuidade do
serviço, o Spotify veicula anúncios (em geral de lançamentos
musicais) de cerca de 30 segundos para esses ouvintes. A em-
presa divulgou ainda que seu faturamento mensal está em torno
de US$ 120 milhões. A expectativa é que esse montante cresça,
seguindo o aumento do número de usuários de streaming. Pra
se ter uma ideia, em 2014 foi registrado crescimento de 54% no
total de assinantes deste tipo de serviço.
Quanto ao perfil de usuários do Spotify, 52% deles utilizam
dispositivos móveis. Desses, 42% acessam o serviço através de
smartphones e os outros 10% usam tablets. Os demais 48%
costumam ouvir suas playlists através do aplicativo para desktop.
Cada um ouve, em média, 150 minutos por dia, o que equivale
a cerca de dois álbuns completos.
Ofimda
pirataria
?
ServiçoSdemúSicaStreamingderrubamoSdownloadS ilegaiS;
nobraSil, apeSarderecente, Spotify Se tornouomaiorplayer
O principal dado da chegada do Spotify ao Brasil também
está relacionado a queda drástica dos downloads ilegais regis-
trada em todos os continentes. Segundo uma pesquisa realizada
pelo Opinion Box, o hábito de baixar músicas piratas diminuiu
31%. O estudo, que escutou 1.112 pessoas pela internet, diz que
28,2% dos entrevistados ouvem música por meio de platafor-
mas como Deezer, Google Play, Napster, Rdio e Spotify.
Mas não é só isso.Os serviços de streaming estão derrubando
lentamente o iTunes.A Apple tem enfrentado dificuldades com
seu serviço de venda de música digital As vendas caíram entre
13% e 14% desde o início do ano. “Muitas pessoas não sentem
mais a necessidade de ter a posse de um álbum. E o streaming
parece ser a melhor experiência de consumo, a mais prática, a
mais fácil, sem que se precise baixar nada”, analisa o diretor do
Rdio, Anthony Bay.
O sucesso de serviços de streaming vai ao encontro da que-
da nos downloads pagos. Somente em 2014, nos Estados Uni-
dos, houve queda de 9% na venda de álbuns on line e 12% na
venda de músicas, conforme dados da consultoria Nielsen
Music. Para citar um exemplo, a cantora Taylor Swift fechou
o ano com 3,66 milhões de álbuns vendidos em plataformas
digitais. Com isso, ela se tornou a artista que mais vendeu
1...,40,41,42,43,44,45,46,47,48,49 51,52,53,54,55,56,57,58,59,60,...68
Powered by FlippingBook