43
www.portalsucesso.com.brção da Beat98 e ganhando inúmeras posições no Ibope, chegan-
do à vice-liderança, atrás justamente da FM O Dia. Nos dois
casos, o radialista divide os ótimos resultados com suas equipes:
"O sucesso da FM O Dia e da Beat98 começou na reunião de
grandes profissionais. São dois trabalhos que guardo com cari-
nho e com os quais aprendi muito. Na verdade, essas emissoras
foram muito mais importantes pra minha carreira do que eu
para elas", afirma, sem vaidade.
› REDE EMCINCO ESTADOS
O radialista comanda hoje um projeto via satélite para cinco
estados brasileiros. A linguagem descontraída e a programação
repleta de sucessos da Mania FM alcançam Goiás (Goiânia),
Minas ( Juiz de Fora e Triângulo Mineiro), Espírito Santo
(Bom Jesus do Norte) e São Paulo (litoral e Vale do Paraíba),
além do Distrito Federal e diversas regiões do Rio. E a ideia,
segundo o diretor da FM, é crescer ainda mais: "O projeto Rede
Mania está em formação. Não considero que já sejamos uma
grande rede. Buscamos ainda operar nas capitais, inclusive au-
mentando nosso alcance dentro do Rio. Mas temos algumas
emissoras próprias e uma estrutura excelente, com estúdio mo-
derno e profissionais de alto nível em Niterói".
Uma das atrações mais badaladas da programação é o
Mania
ao vivo
, programa sem periodicidade definida, mas que traz ao
estúdio da emissora alguns dos maiores nomes da nossa música.
Zeca Pagodinho, Jota Quest, Roupa Nova, Victor & Leo, Péri-
cles, Claudia Leitte e Anitta já passaram por lá. O que mostra
uma variedade de sons na programação. "Funk, forró, pop, rock
e hits internacionais tem vez conosco. Assim como o sertanejo,
que domina o rádio brasileiro, mas não aqui no Rio – pelo me-
nos nesse momento. Mas está crescendo. Acompanhamos, cla-
ro, essa mudança, mas o samba ainda é o gênero mais tocado na
Mania", conta João Carlos.
Independentemente do ritmo, o
Mania ao vivo
conquistou os
ouvintes. "Creio que o sucesso do programa se explica pelo fato
dos artistas se sentirem bem em nosso estúdio. Cantam, conver-
sam e acabam fazendo algo diferente do trivial". João Carlos con-
sidera essa geração de conteúdo exclusivo um bom "caminho"
para o rádio. "Especialmente nesse momento de tanta interroga-
ção a respeito do futuro do veículo", raciocina.
Essas performances exclusivas não ficam apenas no dial, sendo
apresentadas posteriormente pela Mania em suas redes sociais.
Especialmente no YouTube, onde a emissora conseguiu recente-
mente uma façanha inédita no país."AMania foi a primeira rádio
a chegar ao número de 100 mil inscritos em seu canal. Com isso,
ganhamos a inédita Placa de Prata do YouTube.Hoje, já são mais
de 200 mil inscritos e mais de 180 milhões de visualizações. Po-
rém, o mais importante pra gente é a qualidade do que exibimos
no canal. Um conteúdo gerado, captado e mixado aqui mesmo
em nossos estúdios", orgulha-se.
Manter essa qualidade na programação (no dial e nas redes
sociais), nas promoções com os ouvintes, ainda fundamentais,
na avaliação do diretor da Mania FM, para fidelizá-los ("com a
internet, esse campo ficou ainda maior, já que as possibilidades
aumentaram") e expandir a rede são alguns dos objetivos ime-
diatos de João Carlos Filho e sua equipe. Para que o slogan da
emissora,
A Mania do Brasil
, torne-se geograficamente cada vez
mais verdadeiro.
anitta, zecaeclaudialeitte: destaquesdoprojeto interativo
maniaaovivo
Divulgação
Divulgação
globo/JoãoMiguelJúnior