Background Image
Previous Page  42 / 52 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 42 / 52 Next Page
Page Background

42

www.portalsucesso.com.br

rádio

P

OR

T

HOMAZ

R

AFAEL

B

erço de ao menos três dos mais importantes gêneros mu-

sicais brasileiros – samba, choro e bossa nova –, o Rio de

Janeiro se tornou em meados do século passado uma es-

pécie de base para artistas que sonhavam em levar sua arte ao

restante do país. A história de nossa música tem muitos de seus

principais capítulos iniciados em bares, palcos e estúdios de Co-

pacabana, Tijuca, Lapa e outros bairros emblemáticos. Por lá

surgiram ícones como Noel Rosa, Lamartine Babo, Roberto

Carlos,TimMaia, Ben Jor e Cazuza. O Rio também sempre foi

o endereço das sedes brasileiras das gravadoras "majors", dá

nome a um dos maiores festivais de rock do planeta e inspirou

algumas das mais belas canções de Tom e Vinicius.

A antiga capital do país (perdeu o posto para Brasília em 1960)

testemunhou ainda nos anos 30 a criação da Rádio Nacional,

primeira emissora a ter alcance em praticamente todo o território

brasileiro, sendo responsável, especialmente até o início dos anos

50, pela consagração de dezenas de grandes cantores.

Apesar de toda essa importância para a música, incluindo

também nesse contexto os mais de 50 anos da Globo, uma das

maiores redes de TV do planeta e inegável foco irradiador de

cultura para todo o país, é interessante notar que nenhuma

grande rede de rádio FM se baseie na capital fluminense. En-

quanto São Paulo abriga potências do dial como Jovem Pan,

Band, Transamérica, Mix e Nativa, entre outras, a Cidade Ma-

ravilhosa "ouve" apenas emissoras locais, incluindo algumas

integrantes das redes citadas.

DESTAQUE

NO

DIAL

JOÃOCARLOSFILHO

CoManDouCoMÊXiToeMiSSoraSCarioCaSCoMoFMoDia

ebeaT 98; agorareSPonDePelaManiaFM, PrinCiPalreDeDerÁDioDorio

Bem, tecnicamente a informação do parágrafo anterior é per-

feita.Porém,se descontarmos os 13,3 kmpercorridos sobre a Baía

de Guanabara pela Ponte Rio-Niterói, podemos dizer que a Ma-

nia FM, com sede e estúdios em Niterói, mas com o sinal che-

gando forte na Zona Oeste do Rio, é a única FM carioca a trans-

mitir sua programação via satélite para outros estados no Brasil.

Desde a estreia em rede, em dezembro de 2008, data que

marcou também a volta da Mania ao dial carioca após um hia-

to de cinco anos, o comando das operações está a cargo do di-

retor artístico João Carlos Filho. Incumbência que não foi pas-

sada ao profissional por acaso. Apaixonado por rádio desde

sempre, João iniciou sua trajetória na Transamérica FM, foi

produtor da Cidade e coordenador das rádios Melodia, Jovem

Pan de Fortaleza e Beat 98. Porém, talvez sua maior façanha

tenha sido lançar a FM O Dia, emissora que alcançou a lide-

rança de audiência no final dos anos 90, tornando-se referência

para o meio na Cidade Maravilhosa.

Neste período, o profissional foi decisivo na trajetória de inú-

meros representantes do samba, como por exemplo o Grupo

Revelação. Em 1999, João Carlos ouviu um CD com o single

Compasso do amor

e resolveu apostar na música. Incluiu na pro-

gramação da FM O Dia e numa coletânea da rádio lançada em

CD, chamada

Alegria do pagode

. A música explodiu e o Revela-

ção foi apresentado ao Brasil.

Muito antes de assumir a diretoria da Mania FM, João Car-

los voltaria a sacudir o rádio carioca, reformulando a programa-

JOÃOCARLOSFILHO

sinaldamaniaFmÉ

retransmitidoemrede

paracincoestados

Divulgação