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www.portalsucesso.com.brRacionais foi disponibilizada para streaming e
download”, relembra o executivo.
Entre os discos disponibilizados no Google
Play, estava o atual lançamento do grupo,
Cores
e valores
. É aí que entra o “algo a mais” do tra-
balho da ONErpm, que vai além de colocar um
artista no digital. “Esse disco estava em produ-
ção há treze anos, mas não estava finalizado.
Nós entramos diretamente nesse processo, au-
xiliamos o pessoal do Racionais a mixar em
Nova York, a masterizar. Então, nos envolve-
mos como uma gravadora dentro do
Cores e
valores
”, relembra o executivo. Só depois de um
ano com streaming exclusivo pelo Google Play,
o catálogo do Racionais chegou ao Spotify, com
uma grande ação de marketing que gerou um barulho imenso
entre fãs e profissionais do mercado.
› INOVAÇÕES PARA 2016
Na estratégia da ONErpm, o streaming não anula o rádio, mas
complementa.Entre os planos da empresa para 2016 está a cria-
ção de formatos específicos para rádios dentro das principais
plataformas, como Spotify, Deezer e Google Play. A ideia de
Arthur é que essas emissoras ofereçam conteúdo diferenciado,
gerando uma nova experiência ao usuário, sendo remuneradas
por isso. “Vamos supor que uma rádio tenha em sua programa-
ção oTop 10 (diário, semanal etc.), apresentado aos ouvintes por
um locutor. Quando esse radialista fala sobre uma música, isso
influencia na maneira como você vai ouvi-la. Então, se a rádio
mandar as locuções, que são faixas de áudio, entre as músicas,
todo mundo vai sair ganhando. O usuário vai ouvir como se
fosse um programa de rádio, com uma espécie de curadoria so-
bre aquele material, e a rádio receberá pela reprodução do seu
conteúdo”, explica o executivo, revelando que espera colocar
mais de mil rádios nesse formato.
Outra aposta da ONErpm para esse ano está em um novo
modelo de monetização de conteúdo no YouTube. Atualmente,
o site da Alphabet gera lucro aos produtores de conteúdo através
de anúncios publicados e concluídos. Mas quem escolhe esses
anúncios? O YouTube. Porém, a plataforma de vídeos criou um
novo modelo, no qual anúncios poderão ser direcionados para
conteúdos específicos. “Agora, podemos vender anúncios e colo-
car nos vídeos dos nossos artistas. Então, posso trazer essa verba
que os anunciantes já direcionariam ao YouTube e fechar dentro
do conteúdo que estivermos trabalhando.O primeiro reflexo dis-
so será um aumento no faturamento de todos os nosso artistas/
clientes”, diz Arthur, afirmando que a ONErpm é uma das pou-
cas empresas no Brasil a ter esse tipo de contrato.
Cada vez mais a distribuição digital vai se tornando apenas
um braço da ONErpm. Nesse ano, a empresa também passará
a fazer o recolhimento autoral das obras disponibilizadas no
YouTube, não apenas dos fonogramas. “Então, qualquer editora
e artista poderá recolher seus direitos através da ONErpm.
Dando certo, ao longo de 2016 a ideia é fazer o mesmo em
todas as plataformas nas quais atuamos”, diz Arthur.
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