45
www.portalsucesso.com.brA propósito, cite os artistas nacionais e os internacionais
de maior faturamento na Universal Music Brasil em 2015.
Isso deve mudar com a consolidação do último trimestre, mas até
outubro tínhamos os seguintes destaques: Paula Fernandes/
Encon-
tros pelo caminho
; Trilha sonora
Fifty shades of grey
, Maroon
5/
V
, Madonna/
Rebel heart
, Taylor Swift/
1989
, Ivete Sangalo e
Criolo/
Viva Tim Maia
e Sam Smith/
In the lonely hour
.
» Fale sobre o braço de management da empresa (GTS).
Quem está à frente? Quem são os principais nomes do cast?
Qual a expectativa deste departamento para 2016?
É uma nova experiência para a companhia que estamos levando com
bastante cuidado. Quem está à frente é a Chris Keul, que trabalhou
diretamente com Claudia Leitte durante os últimos oito anos, sendo
que nos associamos à LiveTalentos para a comercialização dos shows.
Temos dois nomes com total management e booking, que são Bruna
Viola e Sam Alves. Além desses estamos também trabalhando em
parceria (co-management) com Rodrigo Marin e Move Over. A
expectativa é de um crescimento orgânico para 2016, ancorado nos
resultados de promoção e marketing de seus produtos fonográficos.
» Bruna Viola é apontada pela crítica como a maior aposta do
sertanejo para os próximos anos. Concorda com isso?
Totalmente de acordo. A Bruna, apesar de muito jovem (acaba de
completar 22 anos), já se apresenta nos palcos desde os 11 anos. Ela
é uma instrumentista de nível excepcional, tem em Tião Carreiro
sua maior fonte de inspiração e conhece a música sertaneja de raiz
como poucos. Bruna tem sido extremamente bem recebida pelos veí-
culos de comunicação e tem tudo para se tornar um grande nome já
em 2016. Talento de sobra ela possui.
» É sabido que Paula Fernandes focará o mercado internacio-
nal em 2016.Oque a Universal está programando para o exte-
rior em termos de promoção da imageme do trabalho artístico
de Paula? Que países serão trabalhados inicialmente?
A projeção da Paula no exterior tem sido orgânica e feita com muito
cuidado. No fim do ano ela esteve em Las Vegas, onde se apresentou
duas vezes. A primeira, homenageando Roberto Carlos, em parceria
com o duo Camila, do México. A segunda, já no telecast (transmissão
de TV para todo o mercado latino, pelo canal Univisión) fazendo um
dueto com Alejandro Sanz
(A que no me dejas)
. Aliás, o mesmo que
ela gravou no novo DVD do cantor (emMadri) e que será colocado no
mercado em janeiro. Como sempre, Paula encantou a todos os presentes
e pavimentou ainda mais seu caminho em direção a outros mercados.
Vale dizer que num espaço de três ou quatro anos ela foi a única artis-
ta brasileira a apresentar-se no telecast do Grammy (a primeira vez
foi com o cantor Romeo Santos). Jesus Lopez, o chairman da região
Latino Americana, está à frente do projeto internacional e no momen-
to oportuno identificará a melhor estratégia para esse trabalho.
» Entre os diversos nomes do cast nacional da companhia,
certamente deve haver diferentes modelos de contratos?
Pode dar mais detalhes e exemplos?
Realmente hoje o mercado trabalha com vários e diferentes modelos.
Nós temos cerca de 45 artistas com vínculo contratual com a compa-
nhia. A maioria deles com contratos diferentes entre si. Há muitas
variáveis (que são confidenciais) ditando as regras entre as partes.
Hoje, a necessidade de ser flexível é fundamental.
» Como vocês trabalham as redes sociais da companhia?
Temos uma equipe de jovens cuidando dessa área, subordinada à
Direção de Marketing e que trabalha lado a lado com os label ma-
nagers dos dois repertórios. É um trabalho cuidadoso, minucioso e que
se baseia totalmente em dados estatísticos para um melhor aprovei-
tamento. Há muita análise, aplicação de best practices (dos demais
países onde a Universal Music opera) e que visa a promoção do ar-
tista na internet. Fundamental hoje em dia!
» Em que situação encontra-se o selo Arsenal Music?
O selo está sendo relançado digitalmente. O Badauí (CPM22) é o
nosso curador para as bandas que estejam interessadas em se lançar
no mercado através do selo e a plataforma irá proporcionar a distri-
buição digital e a promoção na rede. Muitos lançamentos estão sendo
considerados neste momento.
GUTOCOSTA
HELIONETO
BRUNAVIOLAEPAULAFERNANDES
UNIVERSALAPOSTANOÊXITODAPRIMEIRAEMNÍVELNACIONALEM2016
EPROGRAMALANÇAMENTODEPAULANOMERCADO INTERNACIONAL