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www.portalsucesso.com.br

digital

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T

hiago

M

ouraTo

uanto o mercado de música digital mudou no Brasil nos

últimos três anos? Parece um curto espaço de tempo,

mas desde 2012 o cenário se transformou completa-

mente. Nesse período, o streaming se consolidou como o seg-

mento responsável por alavancar o faturamento das empresas que

atuam na área. Se os primeiros anos de convívio com a música

digital foram de incerteza, o futuro se apresenta com ótimas pers-

pectivas para aqueles que sobreviveram a todas essas mudanças.

Essa visão é compartilhada por Arthur Fitzgibbon, responsável

pela ONErpm no Brasil. Fundada em 2010 nos Estados Uni-

dos, a empresa de distribuição de música e marketing digital fez

do nosso país sua principal base, desde que começou a operar

por aqui, em 2012. Atualmente, ela representa mais de 28 mil

artistas e selos em todo o mundo, incluindo Michel Teló, Ra-

cionais MC’s, Valesca Popozuda, Claudia Leitte, Patati Patatá ,

Lulu Santos e Lenine, entre outros.

Em três anos, alguns dos principais serviços de streaming se

instalaram no país, tendo aumento constante no número de as-

sinantes desde então. Por sua vez, o iTunes, loja virtual da Apple

que opera desde a década passada, cresceu menos, mas conti-

nuou representando importante parcela nas receitas das disco-

A

CEREJA

do

BOLO

COMMILHARESDEARTISTASREPRESENTADOS,

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COMEMORA

CRESCIMENTOACIMADAMÉDIA, INDOALÉMDADISTRIBUIÇÃODIGITAL

gráficas. “O digital é o pilar central de toda nossa indústria,

porque é dali que as pessoas vão aprender a consumir música.

Por exemplo, para ir a um show, você precisa conhecer a música

daquele artista. Como você vai fazer isso? No digital. Dificil-

mente alguém liga o rádio e fica esperando até tocar a música

do artista do seu interesse”, analisa o executivo.

Os números da ONErpm são animadores e ilustram bem o

ótimo momento vivido pelo mercado de música digital. “Na

ONErpm, o crescimento médio mensal em 2015 foi de 20%.

Num país em recessão como o nossa, quem consegue crescer a

essa taxa?”, indaga Arthur, reafirmando a importância do strea-

ming nesses números.“Entre o primeiro trimestre de 2014 e igual

período de 2015, tivemos um crescimento de 500% em fatura-

mento com streaming. Isso em um mercado muito jovem”.

A expectativa é de que haja pelo menos mais quatro anos de

crescimento expressivo no segmento. “O Brasil é o segundo

mercado mais importante para música digital, perdendo apenas

para os Estados Unidos. Dentro da nossa estimativa, esse mer-

cado deve se consolidar, com crescimento forte, pelos próximos

dois anos. Em 2017, provavelmente começaremos a sair da re-

cessão e, com o mercado já consolidado, ainda prevemos cresci-

mento continuo até 2019. Estamos falando apenas de Brasil”,

avalia Arthur Fitzgibbon.

Por ir além da simples distribuição digital, a ONErpm tende a

ser uma das protagonistas na consolidação do mercado de músi-

ca digital, em especial o streaming, no Brasil. Em pouco tempo

de atuação, a empresa já tem alguns cases que mostram o quanto

é importante trabalhar de forma personalizada com cada artista,

garantindo não só sua presença em plataformas digitais, como

cuidando para que isso se torne um acontecimento, a ponto de

chamar atenção de público e mercado.

O maior exemplo desse trabalho é a inclusão do grupo Ra-

cionais MC’s no mercado digital. Só a partir de 2012 que Mano

Brown e companhia aceitaram colocar a obra do grupo em lojas

e serviços online. Por ter um cuidado muito grande com a ima-

gem do quarteto, tudo teve que ser feito de forma cuidadosa.

“Pra se ter uma ideia, nem canal no YouTube eles tinham, então

começamos por aí. Com isso, os integrantes passaram a enten-

der como funciona o digital. Num segundo momento, pedimos

para o grupo criar uma coletânea de dez músicas e a colocamos

só no iTunes – isso, em dezembro de 2012. O álbum foi o nú-

mero 1 de vendas naquele mês”, lembra Arthur.

Com o sucesso da empreitada, tinha chegado a hora de testar

os rappers no streaming. “Depois de uns três ou quatro meses,

essa coletânea foi para o Deezer e deu certo. No final de 2014,

o Google Play estava entrando no Brasil e precisava de um

artista popular para ser trabalhado. Sugerimos o Racionais e a

ideia foi aceita – tanto pelo pessoal do Deezer quanto pelo

grupo. Essa foi a primeira vez que a discografia completa do

ARTHURFITZGIBBON

CRESCIMENTOMÉDIOMENSALDA

EMPRESAEM2015FOI DE20%, SOBRETUDO

PORCONTADOSEGMENTOSTREAMING

THIAGOMOURATO