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ouraTo
uanto o mercado de música digital mudou no Brasil nos
últimos três anos? Parece um curto espaço de tempo,
mas desde 2012 o cenário se transformou completa-
mente. Nesse período, o streaming se consolidou como o seg-
mento responsável por alavancar o faturamento das empresas que
atuam na área. Se os primeiros anos de convívio com a música
digital foram de incerteza, o futuro se apresenta com ótimas pers-
pectivas para aqueles que sobreviveram a todas essas mudanças.
Essa visão é compartilhada por Arthur Fitzgibbon, responsável
pela ONErpm no Brasil. Fundada em 2010 nos Estados Uni-
dos, a empresa de distribuição de música e marketing digital fez
do nosso país sua principal base, desde que começou a operar
por aqui, em 2012. Atualmente, ela representa mais de 28 mil
artistas e selos em todo o mundo, incluindo Michel Teló, Ra-
cionais MC’s, Valesca Popozuda, Claudia Leitte, Patati Patatá ,
Lulu Santos e Lenine, entre outros.
Em três anos, alguns dos principais serviços de streaming se
instalaram no país, tendo aumento constante no número de as-
sinantes desde então. Por sua vez, o iTunes, loja virtual da Apple
que opera desde a década passada, cresceu menos, mas conti-
nuou representando importante parcela nas receitas das disco-
A
CEREJA
do
BOLO
COMMILHARESDEARTISTASREPRESENTADOS,
ONERPM
COMEMORA
CRESCIMENTOACIMADAMÉDIA, INDOALÉMDADISTRIBUIÇÃODIGITAL
gráficas. “O digital é o pilar central de toda nossa indústria,
porque é dali que as pessoas vão aprender a consumir música.
Por exemplo, para ir a um show, você precisa conhecer a música
daquele artista. Como você vai fazer isso? No digital. Dificil-
mente alguém liga o rádio e fica esperando até tocar a música
do artista do seu interesse”, analisa o executivo.
Os números da ONErpm são animadores e ilustram bem o
ótimo momento vivido pelo mercado de música digital. “Na
ONErpm, o crescimento médio mensal em 2015 foi de 20%.
Num país em recessão como o nossa, quem consegue crescer a
essa taxa?”, indaga Arthur, reafirmando a importância do strea-
ming nesses números.“Entre o primeiro trimestre de 2014 e igual
período de 2015, tivemos um crescimento de 500% em fatura-
mento com streaming. Isso em um mercado muito jovem”.
A expectativa é de que haja pelo menos mais quatro anos de
crescimento expressivo no segmento. “O Brasil é o segundo
mercado mais importante para música digital, perdendo apenas
para os Estados Unidos. Dentro da nossa estimativa, esse mer-
cado deve se consolidar, com crescimento forte, pelos próximos
dois anos. Em 2017, provavelmente começaremos a sair da re-
cessão e, com o mercado já consolidado, ainda prevemos cresci-
mento continuo até 2019. Estamos falando apenas de Brasil”,
avalia Arthur Fitzgibbon.
Por ir além da simples distribuição digital, a ONErpm tende a
ser uma das protagonistas na consolidação do mercado de músi-
ca digital, em especial o streaming, no Brasil. Em pouco tempo
de atuação, a empresa já tem alguns cases que mostram o quanto
é importante trabalhar de forma personalizada com cada artista,
garantindo não só sua presença em plataformas digitais, como
cuidando para que isso se torne um acontecimento, a ponto de
chamar atenção de público e mercado.
O maior exemplo desse trabalho é a inclusão do grupo Ra-
cionais MC’s no mercado digital. Só a partir de 2012 que Mano
Brown e companhia aceitaram colocar a obra do grupo em lojas
e serviços online. Por ter um cuidado muito grande com a ima-
gem do quarteto, tudo teve que ser feito de forma cuidadosa.
“Pra se ter uma ideia, nem canal no YouTube eles tinham, então
começamos por aí. Com isso, os integrantes passaram a enten-
der como funciona o digital. Num segundo momento, pedimos
para o grupo criar uma coletânea de dez músicas e a colocamos
só no iTunes – isso, em dezembro de 2012. O álbum foi o nú-
mero 1 de vendas naquele mês”, lembra Arthur.
Com o sucesso da empreitada, tinha chegado a hora de testar
os rappers no streaming. “Depois de uns três ou quatro meses,
essa coletânea foi para o Deezer e deu certo. No final de 2014,
o Google Play estava entrando no Brasil e precisava de um
artista popular para ser trabalhado. Sugerimos o Racionais e a
ideia foi aceita – tanto pelo pessoal do Deezer quanto pelo
grupo. Essa foi a primeira vez que a discografia completa do
ARTHURFITZGIBBON
CRESCIMENTOMÉDIOMENSALDA
EMPRESAEM2015FOI DE20%, SOBRETUDO
PORCONTADOSEGMENTOSTREAMING
THIAGOMOURATO