SUCESSO#161 - page 40

40
especial
P
OR
G
USTAVO
G
ODINHO
A
escolha de repertório é uma das maiores di culdades enfrentadas por alguns artistas. Há casos em que esta etapa dura
meses, ocasionando atrasos na concretização de um CD ou DVD. Mas a Fábrica de Sucessos, lançada em outubro passa-
do, promete encurtar a distância entre compositores e interpretes e solucionar este e outros problemas.
O conceito da Fábrica de Sucessos é inovador. Trata-se de uma plataforma digital na qual os compositores podem divulgar suas
canções inéditas para todos os intérpretes do Brasil – incluindo os mais famosos, como Gusttavo Lima, Zeca Pagodinho ou Ana
Carolina. A aproximação das partes é mais simples do que parece. O compositor se cadastra na Fábrica de Sucessos e faz o upload
de sua música inédita, que será catalogada por gênero e tema. Na outra ponta, o intérprete ou produtor também se cadastra e pode
ouvir em formato streaming as faixas dos compositores que aderiram ao serviço. “O autor paga uma taxa anual de R$ 20 por cada
obra hospedada na plataforma”,explica o idealizador do projeto, o cantor Marlon Oliveira, da dupla com Maicon.
O serviço permite ao intérprete fazer também uma triagem por palavras-chave. “Se o artista se interessar por alguma música,
pode fazer o pagamento pelo licenciamento de gravação pelo próprio site. Neste caso, repassamos o valor ao compositor ou à
editora responsável”, explica Marlon. Importante: a Fábrica de Sucessos não atua como editora e sim intermediadora das obras.
Por isso os direitos são 100% dos compositores.
Ao criar a plataforma, Marlon tomou certos cuidados. Uma vez que o compositor sobe sua música na plataforma, por questão de
segurança os outros membros só poderão ouví-la em formato streaming. Se alguém tentar fazer download ilegal de algum arquivo, o
sistema acusa o “roubo” e, através do IP, a pessoa é identi cada. “É uma forma de proteger o compo-
sitor. Sei de muitos casos em que os autores sobem obras inéditas no YouTube e intérpretes as
gravam sem autorização, mudando apenas pequenos trechos da versão original”, alerta ele.
Além de compositor, Marlon também é intérprete e a concretização da Fábrica de Su-
cessos aconteceu por conta de uma necessidade própria. Ao reunir repertório para gravar
o DVD
10 anos de sucesso de Marlon &Maicon
(2011), a dupla sentiu uma grande di cul-
dade em achar canções com temas especí cos. “Queríamos gravar algo que falasse de fa-
mília e tivemos que ouvir mais de 300 composições até chegarmos na faixa exata. Isso tomou
muito tempo. A Fábrica é uma espécie de Google para o intérprete. Ele acessa, escolhe o
gênero que quer, escolhe o tema da composição e ouve as faixas que o sistema seleciona”,
declara Marlon.
OS PARCEIROS
Nem bem entrou no ar e a Fábrica já conquistou fortes aliados para a divulgação de
sua proposta. O primeiro compositor a comprar a ideia foi Peninha. "É uma plata-
forma interessante e trata os compositores de forma justa. Não cobra valores
extras de letristas famosos. E oferece oportunidade para os novos auto-
res espalhados pelo país. Muitos acabam deixando seu trabalho na
gaveta porque não tem para quem mostrar. Imagino que existam
diversas músicas lindas prontas para fazer sucesso, mas que pre-
cisam de um intérprete e de uma porta aberta. Creio que a
Fábrica de Sucessos pode ser essa porta”, detalha o autor de
Sonhos
,
Sozinho
e
Alma gêmea
, entre outros hits.
O radialista e empresário Wagner Mendes também se tor-
nou outro grande aliado da empresa de Marlon. Segundo ele,
a existência desta plataforma digital é bené ca para os com-
positores, intérpretes e para o mercado da música como um
todo. “A plataforma vai facilitar o dia a dia dos grandes in-
térpretes, já que o sucesso do artista depende da escolha do
repertório que ele grava”, analisa. Marlon também come-
mora o apoio da Associação Brasileira de
Música e Artes (ABRAMUS) e do Sindica-
to dos Músicos no Estado de São Paulo
(SINDMUSSP).
CAMINHO
encurtado
PLATAFORMADIGITAL
FÁBRICADESUCESSOS
, IDEALIZADAPELOCANTORMARLON,
FAZPONTEDIRETAENTRECOMPOSITORESE INTÉRPRETESDE TODOOBRASIL
DIVULGAÇÃO
MARLON EALOGOMARCADAEMPRESA
SERVIÇOJÁTEMAPOIODECOMPOSITORES
COMOPENINHAEENTIDADESCOMO
ABRAMUSESINDMUSSP
1...,30,31,32,33,34,35,36,37,38,39 41,42,43,44,45,46,47,48,49,50,...68
Powered by FlippingBook