SUCESSO#160 - page 44

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rádio
tratado em São Paulo pra colocar a Rádio Disney 'nos trilhos'.
Percebi de cara que não adiantaria inventar. A rádio tinha um
manual. E fiz o mais simples: segui o tal manual, algo que meus
antecessores não haviam feito.Commuita conversa com os fun-
cionários, mostrei a eles que era preciso colocar o que estava na
cartilha em prática. Até pra descobrir se um manual daria mes-
mo resultado. E felizmente, a rádio saiu do 27º lugar e chegou
a uma posição intermediária bastante razoável. No final do ano,
fiz um acordo para deixar a direção, permancendo como consul-
tor. O trabalho de correção de rota já havia sido feito".
Web Rádios:
"Darão certo as que tiverem conteúdo. Não ape-
nas música após música, mas sim música como 'ilustração'. Com
hora certa pra tocar. E conversa, prestação de serviço... Esse tipo
de rádio não morre.Mas pra ser abrangente, tem que ter conteú-
do e falar para as pessoas certas.Agora, tocar 56 minutos por hora
de música, isso qualquer um pode fazer. Hoje, qualquer jovem no
seu iPod faz sua própria rádio, com sua programação ideal. O
'vitrolão' (apenas música) morrerá.A concorrência nesta platafor-
ma (radio web) é enorme. Pra sobreviver, só mesmo tendo infor-
mação e prestação de serviço, com ilustração musical".
Mudanças no mercado:
"A globalização e as novas tecnolo-
gias diminuíram a importância do rádio para a revelação de
novos artistas.Antes era muita disputa (entre nós, do meio) para
descobrir novos astros, tocar algo pela primeira vez, descobrir
uma música inédita num congresso do exterior... E ninguém se
baseava apenas no que a gravadora queria divulgar. Hoje, se
destaca quem gasta mais em execução e promoção. Isso obvia-
mente tira a criatividade das rádios".
Atividades atuais:
"Através da minha empresa, Publinter, sigo
como consultor da rádio Disney para assuntos institucionais. In-
clusive representando a emissora em congressos regionais e na-
cionais. E mostro à diretoria maior, que fica em Buenos Aires, o
que acontece atualmente no Brasil em termos de rádio. Na Pu-
blinter, temos também um ótimo banco de som. Licenciamos
trilhas internacionais e fornecemos um pacote ao cliente, asses-
sorando-o durante o processo de importação, incluindo a libera-
ção alfandegária.ABandeirantes AMé nossa cliente.Suas trilhas
são exclusivíssimas. A TV Bandeirantes também tem nossas tri-
lhas. Uma das mais famosas é o tema das eleições, que começou
em 1989, ainda como tema de debates. Cultura AM e FM, Rede
Cultura e Rede TV também são clientes da Publinter.
Orgulhoprofissional:
"Fico feliz por ter trabalhado,por exem-
plo, sem verba definida ou dinheiro pra promoção e, ainda assim,
com a ajuda de grandes equipes, ter conseguido sucesso. Sem es-
trutura financeira,sem carro de reportagem,sem verba própria pra
fazer camisetas e outros prêmios, valendo-me de permutas. Isso
aconteceu em algumas emissoras, incluindo a Difusora. Outro
grande orgulho foi ter colocado a Cidade FM na liderança, com
ampla vantagem pra segunda colocada, num período de muita
concorrência, com cinco emissoras brigando pelo topo em São
Paulo. E faturando muito bem, superando todas as metas. Um
momento inesquecível pra mim e muitos colegas".
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