SUCESSO#160 - page 43

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distribuir brindes e montei uma estrutura de promoção. O pro-
blema é que não tínhamos carro.Mas consegui autorização para
usar as viaturas da Pan AMna folga semanal de cada um dos seis
motoristas da empresa. Veio então a dúvida: que nome dar ao
carro de promoção? 'Viatura' era muito AM. Pensamos então
em peruinha e acabou nascendo a famosa peruinha da Pan.Acho
que a ideia foi do saudoso Fernando Vieira de Mello, na época
diretor de jornalismo do AM".
Menudo eGloriaGaynor:
"Em 84, após algumas chateações
na Pan, aceitei o convite para ser coordenador artístico da Cida-
de FM, emissora que há algum tempo vinha incomodando a Pan
na audiência. Logo de cara, consegui exclusividade para tocar
por alguns dias uma música de um grupo internacional que li-
derava a parada latina da Billboard. Grupo que ninguém conhe-
cia no Brasil. A Cidade foi assim a primeira a tocar o Menudo
no país. Muito antes, ainda na Difusora, demos sorte com a
Gloria Gaynor. O programador Helcio Mazzuco viu na Billbo-
ard que uma canção chamada
I will survive
estava estourada na
América. Como eu estava em Nova Iorque, ele pediu para eu
trazer o disco. Eu trouxe, ouvi a música, gostei e resolvi tocar".
Caetano "censurado":
"Um pouco antes de sair da Pan, tive
outro problema com o Tutinha. Entrevistando o Caetano Veloso,
tive a ideia de pedir pra ele cantar a vinhetinha da rádio.Ele achou
estranho,mas acabou cantando.Quando eu cheguei na Pan,mos-
trei para o Serginho Leite,que estava no ar naquele momento.Ao
ouvirmos juntos, notamos que a gravação caberia direitinho num
trecho de
Trem das cores
, música do Caetano que tocava à época.
Fizemos a edição no ar e gostamos do resultado. Mas o Tutinha
achou aquilo horroroso: 'você e suas ideias de Difusora! Pode
esquecer', disse ele. Tirei do ar, mas não esqueci. E alguns meses
depois, já na Cidade, pedi pro Robby Rosa cantar o nome da
rádio em cima de um sucesso do Menudo. Pouquíssimo tempo
depois, quase todas as emissoras passaram a 'vinhetar' suas músi-
cas com a voz dos artistas. Inclusive a Pan".
Empurrãozinho:
"Tenho orgulho de ter dado força a gran-
des artistas ainda em início de carreira. Foi assim com a Joanna,
Zizi Possi e Simone, entre 82 e 84. Reforçamos bastante o tra-
balho de divulgação delas na Pan. RPM e Paralamas devem
muito também à Jovem Pan. Posteriormente, já na Cidade, to-
quei várias bandas que estavam nascendo, casos do Ira!, Kid
Abelha e Titãs. Lançamos também em São Paulo Kiko Zam-
bianchi e Ritchie, que já tocavam no Rio".
Profissionais que ajudou a revelar:
"Na Difusora, dei a pri-
meira chance pro Antonio Viviani (hoje voz padrão da ESPN
Brasil) e Carlos Racy.OCarlos Henrique Correa da Silva (Cacá),
que também faz parte do Clube da Voz, foi descoberto pelo An-
tonio Celso, mas também foi ajudado por mim no início de car-
reira. Mais tarde, na Pan, não descobri, mas participei do treina-
mento do Emilio Surita e do João Carlos Ribeiro ( Joca, que viria
a ser diretor da Band FM e outras emissoras). E na Cidade, logo
que cheguei, contratei três meninos que até então atuavam como
"kids" (espécie de estagiários): Cesar Bekerman, que se tornou
um grande empresário, o ótimo locutor Marcelo Café e Marcelo
Siqueira.Tenho muito orgulho, especialmente do Siqueira (dire-
tor artístico da Nativa FM),que foi tambémmeu aluno na FAAP.
Posso dizer que vi um grande talento nascer".
Rádio Rock:
"O Nelson Baptista Neto, que era diretor supe-
rintendente do Sistema Jornal do Brasil, grupo que tinha a Cida-
de FM, queria lançar a JB FM em São Paulo. Sugeri a ele fazer
uma rádio roqueira. Ele se preocupou, imaginando que a progra-
mação poderia atrapalhar a Cidade. Eu disse que não e resolvi
fazer a 'anti-rádio'. Tudo que eu fazia na Cidade para manter o
1º lugar, não fazia nessa emissora. Tocava músicas longas, sem
editar a faixa e sem o locutor avançar na introdução da música.
Queria os locutores conversando com os ouvintes sobre rock.
Contratei roqueiros que estavam atuando em FMs, como oMar-
celo Moraes, da Transamérica, e o Luiz Augusto Alper (que de-
pois seria diretor da 89). A marca fantasia era Pool FM, mas um
dos nomes registrados era 89 Pool FM. Optei por usar só o nú-
mero da frequência, pra ficar mais leve. Surgia assim a 89 FM.
Depois,não lembro quem criou o slogan 'ARádio Rock'.A emis-
sora foi ao ar no final de 85. Demos espaço para fitas de garagem
e músicas de fora do circuito comercial, começando toda essa
história. Fiquei lá até 86. Criei, montei, lancei e deixei a rádio".
Rádio Disney:
"Depois de anos vivendo em Miami, voltei a
assumir a direção de uma emissora no início de 2013. Fui con-
MoMentosdacarreiradeLuizFernandoMagLiocca
coMMenudo-cidadeFM
coMrobertocarLos-rádio JoveMpan
coMJuLio igLesias -JoveMpan
FaMosaperuinhadapannoLitoraLsp
coMritaLee-89FM
coMMariabethÂnia -diFusora
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