SUCESSO#159 - page 8

8
recado
D
urante várias décadas, o rádio AM foi o principal veículo de
comunicação a operar no país. O sistema de transmissão,
criado na Itália no final do século 19, chegou ao Brasil em
1922 e, até 1968, quando foi inaugurada a primeira emissora de fre-
quência modulada no país,o AM reinou sozinho.Protagonizou a "era
de ouro do rádio", estrelada por nomes da música como Orlando
Silva, Cauby Peixoto e Emilinha Borba e da dramaturgia como Jane-
te Clair eMario Lago.E fez chegar à população fatos históricos como
a eclosão da 2ª Guerra Mundial, o suicídio de Getúlio Vargas, a as-
censão de Pelé e a derrubada do governo João Goulart, em 1964.
Foi pelas ondas do rádio AM que os Beatles enfeitiçaram a juven-
tude brasileira, que Roberto Carlos e sua geração propagaram a Jo-
vem Guarda, que o sertanejo e outros gêneros alcançaram multidões.
Aos poucos o AM virou veículo de companhia. Emissoras de
notícias e esportes de um lado, rádios populares, com comunicado-
res-conselheiros ou entertainers de outro. Com o surgimento das
FMs, passou a ser "função" dessas emissoras a divulgação de novos
lançamentos musicais e a execução de grandes sucessos.
Em agosto último, começou efetivamente a entrar em vigor o tex-
to do decreto 8139, do Ministério das Comunicações, que possibilita
às emissoras de ondas médias e curtas migrar para o dial FM. A
primeira a começar operar na nova frequência foi a Jovem Pan AM,
que além dos 620 kHz, pode ser sintonizada entre 82 FM e 87 FM,
correspondente ao canal 6 da TV analógica na capital paulista. Até o
final de 2016, praticamente todas as 1781 rádios AM do país estarão
operando em frequência modulada.
O que isso vai significar? Emmatéria publicada nas página 46 e 47,
o diretor geral da Abert Luis Roberto Antonik afirma que a principal
mudança diz respeito à melhoria sonora do sinal recebido. Em con-
trapartida, o alcance das emissoras será reduzido (pelas ondas médias
e curtas a propagação é maior). “Hoje em dia, por mais que algumas
rádios cheguem em todo o Brasil, elas fazem sucesso apenas em âm-
rádio
am
comsomde
fm
bito regional (já que toda cidade pequena tem sua própria emissora).
Quando houver a modificação, meu programa será ouvido num
raio menor, mas por mais gente”, avalia o veterano radialista Eli
Correa, ícone do rádio AM de São Paulo.A qualidade sonora não vai
necessariamente fazer com que as emissoras alterem seus perfis, pas-
sando a executar mais músicas, por exemplo.Mas é quase certo que o
mercado publicitário que investe na mídia rádio dividirá um pouco
mais o bolo a partir da migração das AMs para o FM.
Outra matéria interessante desta edição de
SUCESSO!
diz res-
peito ao trabalho profissional empreendido pela cantora Cláudia
Leitte no gerenciamento não só de sua carreira mas sobretudo de sua
marca. Há dois anos ela contratou o executivo Fabio Neves, que atu-
ava no mercado corporativo. Resultado: atualmente, Cláudia é uma
das personalidades que mais estrelam campanhas publicitárias. São
11 contratos de longa duração com marcas como Sky, Chocolates
Garoto e Guaraná Antarctica, que contemplam em muitos casos o
patrocínio de turnês e a gravação de DVDs ou videoclipes.
Na mesma matéria (páginas 10 a 12), Fabio Neves fala da inter-
nacionalização da carreira da cantora, através de recente contrato
fechado com a Roc Nation, empresa do rapper Jay Z. A promoção
do nome da artista no exterior começou com a gravação do tema
oficial da Copa do Mundo (ao lado de Pitbull e Jennifer Lopez) e
seguiu com a inclusão do hit
Largadinho
no programa Zumba Fi-
tness, adotado por academias de todo mundo.
Assim como outros grandes artistas nacionais que alcançaram êxi-
to fora do país (como Roberto Carlos e Seu Jorge), Claudia Leitte é
sábia e não pretende se fixar nos Estados Unidos ou outro país do
exterior."Nosso foco é e sempre será o Brasil.Omercado externo será
sempre uma extensão do que fazemos aqui", crava seu manager.
Gilmar Laurindo e TomGomes
Diretor Administrativo
Tom Gomes -
Diretor Editorial
GiLmar LaUriNdo -
Diretor de Área Digital
THomaZ rafaeL -
Diretor Internacional
daNieL edUardo Gomes -
Repórteres / Redatores
HeLder maLdoNado -
GUsTaVo GodiNHo -
THiaGo moUraTo -
Colaboradora
reNaTa amBrÓsio -
Arte
Tamiris ferreira -
Administração
VaNessa aNdrade -
Assistentes Administrativos
fLaVia Lima -
eVair feLiPe aLVes -
Publicidade
LeaNdro de oLiVeira
(São Paulo)
aLda BaLTaZar
(Rio de Janeiro)
ViViaNe rodriGUes
(Brasil/Estados)
Assistentes de Vendas
NÚBia moreira -
ederLi siLVa -
Distribuição, Assinaturas e Pesquisa
WaNderLeY oLiVeira -
rafaeL BiaNcHi -
Web
NYcHoLas YUdi -
fiLiPi Vieira -
Assessoria Jurídica
aNToNio NorBerTo LUciaNo
Impressão -
iNTerGraf
Jornalista Responsável
GiLmar LaUriNdo
ANO 19 • Nº 159 • SEtEmBRO/OutuBRO 2014
SUCESSO! é uma publicação bimestral da
EDITORA ESPETÁCULO LTDA • ISSN 1415-5508
são PaULo
Rua João Álvares Soares, 1660
CEP 04609-004
fone: (55-11) 3889-3300
(55-11) 3467-4333
(55-11) 2165-5155
rio de JaNeiro
Rua Gildásio Amado, 55, Cj. 302
CEP 22631-020
fone: (55-21) 2495-9815
(55-21) 2495-9823
(55-21) 3486-5155
TiraGem desTa ediÇão
15.000 exemplares
1,2,3,4,5,6,7 9,10,11,12,13,14,15,16,17,18-19,...72
Powered by FlippingBook