SUCESSO#155 - page 11

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grafia composta por paineis de led. Paula Fernandes assina em-
baixo nessa ideia. Tanto que no show que se transformou no
DVD
Multishow Ao Vivo – um ser amor
, a cantora criou um
cenário típico de teatro, com direito a cavalo em cena.
Já Victor & Leo se reinventaram ao lançar
Viva por mim
,
disco que mostra o ecletismo da dupla, que deixou o folk um
pouco de lado para gravar hard rock, rock e r'n'b, entre outros
gêneros. E Gabriel Valim, é importante ressaltar, botou o Brasil
pra dançar com sua
Piradinha
. A música, tema de Valdirene
(Tatá Werneck) na novela
Amor à vida
, catapultou o emergen-
te sertanejo ao papel de revelação da música nacional em 2013.
Gabriel bateu cartão em atrações da Rede Globo e viu o cachê
de seu show aumentar vertiginosamente. Para 2014, o desafio
dele e de seu escritório artístico (Circus, de Florianópolis) é
encontrar um novo sucesso para manter o bom momento.
Leo Rodriguez acertou ao explorar a Festa de Barretos para
"bombar" o seu
Vai no Cavalinho
no circuito off arena.Trabalhou
a música nas ruas, bares e locais de aglomeração de pessoas e viu
a faixa ganhar força. Verdade seja dita: o fato de outros artistas,
consagrados ou emergentes, terem incluído a música em seus
shows e discos,deu umupgrade à gravação.Lucas Lucco também
é umnovato que se destacou no cenário sertanejo nesse ano.Com
jeito de modelo, o rapaz rapidamente caiu nas graças do público
feminino. Em 2014, a ideia é investir numa sonoridade mais pop
para,talvez,estourar tambémno exterior.Onovo disco está cheio
de parcerias, inclusive com Anitta.
E Rionegro & Solimões também merece destaque, por ter um
dos discos que mais rendeu singles no ano. Sem contar, claro, o
hilário vídeo de
O cowboy vai te pegar
, no qual Solimões aparece
de cueca vermelha e sem camisa.Um dos virais do sertanejo, com
mais de quatro milhões de visualizações. E Bruno & Marrone
também voltaram com tudo, emplacando
Vidro fumê
entre as
mais tocadas do ano, segundo a Crowley.
› fuNK e Rap
Sem sombra de dúvida, Anitta foi o grande nome
do funk nacional no ano de 2013. A bela carioca
deu uma estilizada no gênero, que ficou mais pop
e melhor produzido em suas mãos. Essa nova cara
do funk conquistou as classe A e B e as baladas de
todo o país abraçaram com força o estilo que até
bem pouco tempo era marginalizado no mercado.
Mas ela não brilhou sozinha. Entre os músicos do
Rio que tiveram destaque no segmento, é pre-
ciso citar Naldo Benny, que garantiu es-
paço na mídia com força semelhante à
de Anitta. Seu DVD
Multishow Ao
Vivo
, com superprodução e participa-
ções de Ivete Sangalo e Zezé Di Ca-
margo & Luciano, arrancou elogios
do público e da crítica. E sua história
de vida, com trajédias, superações e
sucesso, fez o astro Will Smith pensar na possibilidade de levá-
-la às telas de cinema via Hollywood.
Apesar do funk carioca ser o queridinho das revistas de fofo-
ca e da TV Globo, é o funk ostentação de São Paulo que do-
mina os shows e a lista de vídeos mais assistidos do YouTube.
O gênero, que se consolidou nos últimos dois anos, criou um
mercado próprio, onde os videoclipes são mais importantes que
os discos. Sem gravadoras e investidores dando suporte, os ar-
tistas desse segmento são realmente independentes e também
um exemplo de empreendedorismo, pois criaram uma estrutu-
ra própria para atingir o sucesso. Entre os grandes nomes do
funk ostentação estão MC Guimê, MC Gui, MC Federado e
os Leleks e o finado MC Daleste.
O rap também garantiu seu espaço, principalmente nas casas
de shows, já que as rádios dão pouca abertura para esse tipo de
música. O integrante mais bem sucedido do gênero no momen-
to é Emicida, que dialoga bem com o mercado publicitário, o
mainstream e o indie. O Cone Crew, por sua vez, conquistou de
vez o público jovem, assim como Pollo, Projota e Rashid.
› pop, eLetRÔNico e viRais
2013 também foi ano de retorno das boy e girl bands.No exterior,
o One Direction e The Wanted dominaram o cenário e preen-
cheram essa lacuna da música pop. No Brasil, as bandas P9 e
Girls foram formadas para pegar carona nesse fenômeno global.
Mas, apesar do pop dialogar com adolescentes, o gênero se mos-
trou bastante transgressor em 2013. O maior exemplo é Miley
Cyrus, que causou com seu cabelo joãozinho, língua constante-
mente de fora e suas apresentações e videoclipes cheios de insi-
nuações sexuais. A ex-princesinha da Disney, que ficou famosa
por interpretar Hannah Montana, escandalizou o mundo com
sua atitude. Se por um lado ela ganhou a antipatia dos conserva-
dores, por outro roubou o coração dos fãs de pop music e garan-
tiu o topo das paradas e das pesquisas na internet.
O ex-genro que toda mãe queria, Justin Bieber, não dei-
xou por menos. Em sua visita ao Brasil, pixou muros na
cidade do Rio de Janeiro, se envolveu com prostitutas,
fez festas regadas a álcool na estrada do Joá e foi expul-
so do Copacabana Palace, entre outras peripécias. Le-
vando em conta essa atitude, o pop é o novo rock. E,
falando em Justin, o ousado projeto
The 20/20 Expe-
rience
, de Justin Timberlake – lançado em dois volumes
– colocou o cantor de volta às paradas. No tempo livre,
Justin ainda se reuniu com seus parceiros de
N'Sync e se envolveu na gravação do filme
Aposta máxima
.
Mas o sucesso da música pop não se
restringe a polêmicas.O duo francês de
música eletrônica Daft Punk foi acla-
mado por crítica e público ao lançar o
disco
Random access memories
, no qual
se encontra o maior hit do ano:
Get
Lucky
. Ainda na seara pop eletrônica, é
importante citar o sueco Avicci.O pro-
dutor musical superou até mesmo Da-
vid Guetta em quantidade de hits. Já a
mcGuimÊ
funkostentação"bombou"
noYoutubeecasasdeshoWs
divulgaçãO
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