SUCESSO#155 - page 6

6
Recado
U
m dos destaques desta edição de
SUCESSO!
é a matéria
assinada por Helder Maldonado sobre a retrospectiva do
mercado musical brasileiro no ano que terminou (a partir da
página 10).Mas como em anos anteriores, usaremos este espaço para
relacionar cases de sucesso da indústria em 2013. Confira.
Anitta talvez seja o grande destaque do ano. Ela deixou definitiva-
mente o circuito indie do funk para ingressar no pop. Assim como
Ivete Sangalo e Claudia Leitte há tempos não são cantoras de axé e
sim estrelas pop, Anitta mudou sua postura e repertório – e virou o
jogo.Quem apostou que ela seria um furacão passageiro, se enganou.
Os programas de TV, abertos ou fechados, se renderam aos gêneros
musicais, sobretudo os mais populares. Programas como
Esquenta,
Encontro comFátima Bernardes
e
Ratinho
aumentaram a audiência ao
abrir espaço para gêneros como funk,rap,samba e sertanejo. Ou seja:
dialogaram mais diretamente com as ascendentes classes C, D e E.
ATV também foi responsável pela grande revelação do ano.Gabriel
Valim se destacou no mercado justamente por emplacar a faixa
Pira-
dinha
na trilha da novela
Amor à vida
(Globo).
Já o cinema e o teatro garantiram altos rendimentos ao mercado
musical por meio de peças e cinebiografias. Na esteira do espetáculo
sobre a vida de Tim Maia, um dos mais assistidos no ano retrasado,
2013 levou às telonas e palcos um grande número de projetos do tipo,
como os filmes
Faroeste caboclo
e
Somos tão jovens
e peças sobre as
vidas de Elis Regina, Clara Nunes e Gonzagão. 2014 reserva outros
produtos na mesma linha,como os filmes que retratarão as trajetórias
de Charlie Brown Jr. e Planet Hemp e a peça sobre Chacrinha.
O consumo de músicas através de plataformas digitais está em fran-
co crescimento por aqui. Relatório da IPFI divulgado em abril reve-
bonsmomentosde2013
lou que o aumento foi de 83% em 2012 em relação a 2011 (o movi-
mento foi de R$ 111 milhões). A expectativa é que o próximo
relatório indique elevação ainda maior em 2013 nos negócios digitais.
Obviamente que o sertanejo e o funk se destacaram maciçamente
em 2013.Mas não é só. O forró e o arrocha, apesar do pouco espaço
na mídia, continuam dominando os mercados do norte e nordeste.
Garota Safada, Aviões e Pablo estão entre os artistas mais populares
do Brasil atualmente, cada qual realizando cerca de 20 shows por
mês. Já a música cristã, por mais um ano, não tem do que reclamar.
Se por um lado o segmento não é o líder na realização de shows, por
outro continua garantindo as melhores posições nas listas de mais
vendidos nas mídias físicas e digitais.
2013 também foi um ano de vitórias relevantes da classe artística.
Após sete anos de muita luta, finalmente foi aprovada a PEC da
Música. Um pouco tarde demais, é verdade. Mas ainda assim, a ati-
tude foi positiva, pois isentará de impostos a venda de música (sobre-
tudo CDs e DVDs). Só resta aguardar que os lojistas repassem o
desconto para o consumidor final, auxiliando assim no aumento de
vendas de produtos musicais. Por outro lado, o Estatuto da Juventu-
de,sancionado pela presidente Dilma Roussef,regulamentou a ques-
tão da meia entrada para estudantes e atendeu uma antiga reivindi-
cação da classe produtora de shows,liderada pela Abeart (Associação
Brasileira de Empresários Artísticos). O estatuto limita em 40% a
cota de ingressos de meia entrada para eventos culturais e esportivos
e contempla jovens de 15 a 29 anos mediante apresentação de car-
teirinha de estudante. Não resolve o problema de falsificação de car-
teirinhas e borderôs camuflados,mas admitamos, foi um avanço para
quem promove shows no país.
Gilmar Laurindo e TomGomes
ANO 18 • Nº 155 • JANeirO/fevereirO 2014
SUceSSo!éumapublicaçãobimestralda
EDITORAESPETÁCULOLTDA• ISSN1415-5508
editores
tom Gomes
GILmAR LAURIndo
repórteres / redatores
HeLdeR mALdonAdo
GUstAVo GodInHo
Colaboradores
GAbRIeLLe meHRInGeR
mARCIo FURUno
tHIAGo moURAto
Arte
tAmIRIs FeRReIRA | mARInA ALVes
Circulação e Assinaturas
GeUZA dos sAntos -
WAndeRLeY oLIVeIRA -
impressão -
InteRGRAF
Jornalista responsável
GILmAR LAURIndo
editor
tHomAZ RAFAeL
Arte e Mailing eletrônico
GIseLY FeRnAndes
nYCHoLAs YUdI
Diretor Administrativo
tom Gomes
Diretor e editor
GILmAR LAURIndo
Publicidade
LeAndRo de oLIVeIRA
(São Paulo)
ALdA bALtAZAR
(rio de Janeiro)
VIVIAne RodRIGUes
(Brasil/estados)
Assistentes de vendas
nÚbIA moReIRA
edeRLI sILVA
Administração
VAnessA AndRAde
Assistente Administrativa
FLAVIA LImA
Assistente financeira
CARoLIne mendes
são PAULo
rua João Álvares Soares, 1660
CeP 04609-004
fone: (55-11) 2165-5155 / 3889-3300 / 3467-4333
RIo de JAneIRo
rua Gildásio Amado, 55, Cj. 302
CeP 22631-020
fone: (55-21) 3486-5155 / 2495- 9823
tIRAGem destA edIÇão
15.000 exemplares
1,2,3,4,5 7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,...72
Powered by FlippingBook