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RECADO
A
pós a realização da última edição do Grammy Awards, em fe-
vereiro, os vencedores da premiação tiveram outra boa notícia:
com o reconhecimento do evento, suas músicas passaram a vender
mais. O disco
Babel
(eleito o melhor de 2012), da banda Mumfords
& Sons, vendeu 50% a mais que na semana que antecedeu a cerimô-
nia do Grammy. Em paralelo, as vendas do single
I'll wait
duplica-
ram. Até mesmo o álbum
Sigh no more
, lançado há três anos, acabou
se beneŽciando e registrou aumento de vendas de 37%.
Porém, quem mais lucrou com a exposição no Grammy foi o
australiano Gotye.
Somebody I use to know
, eleita melhor gravação
do ano, teve comercialização incrementada em 101% na semana
que sucedeu a entrega do prêmio. Já o álbum do cantor,
Making
mirror
, cresceu 124% em vendas na mesma semana.
David Bakula, vice-presidente senior da Nielsen, alertou que
premiações desse tipo têm cada vez mais importância para os ne-
gócios da música. O motivo é simples: a cobertura da mídia está
mais ampla e as cerimônias são transmitidas para vários países. "Só
nos Estados Unidos, neste ano, mais de 28 milhões de pessoas as-
sistiram à transmissão da festa do Grammy Awards, diretamente
de Los Angeles. Isso inspirou muitos consumidores a procurar os
trabalhos dos ganhadores e indicados", relata Bakula.
O mesmo ocorre em relação ao Latin Grammy, cuja cerimônia
de entrega da edição 2013 está marcada para 21 de novembro, em
Las Vegas. Artistas como Juanes, Calle 13, Maná e Shakira estão
entre os nomes do continente cujas carreiras ganharam projeção
internacional após conquistas do gramofone dourado.
Por aqui, com raras exceções, os artistas não tiram tanto proveito
promocional quando são indicados ou agraciados com prêmios como
Latin Grammy.Talvez pelo fato de o Brasil ser um país continental,
com tantas prefeituras e tantos eventos populares com programações
artísticas variadas. Talvez por conta do idioma nada familiar com o
OVALORAGREGADODOGRAMMY
resto da chamada América Latina. Não importa. Nem essas possibi-
lidades tiram o glamour e sensação de "the best" de um prêmio como
esse.Tanto que o mesmo não ocorre quando nossos artistas saem em
turnês internacionais. Nesse momento, aplicar no material promo-
cional o selo de "ganhador" de uma categoria do Latin Grammy atrai
patrocinadores, justiŽca o valor do cachê ou eventuais exigências ex-
tras e cria interesse no público. É como quando um Žlme ganha um
Oscar ou Globo de Ouro – a curiosidade do público aumenta e a
mídia potencializa a cobertura.
NEGÓCIOS DIGITAIS –
Muitos assuntos relevantes para o
mercado são abordados nesta edição de
SUCESSO!
O crescimento
do comércio digital e novos cases neste segmento aparecem em al-
gumas matérias. Como a que aborda o novo CD de Ana Carolina,
#AC
(páginas 14 e 15), que passou a liderar as vendas no iTunes
Brasil após promoção especíŽca realizada pela loja virtual. A propó-
sito, o repórter Helder Maldonado explora um pouco mais o tema
emmatéria publicada nas páginas 62 e 63.O texto ouve especialistas
sobre o fato de o lançamento de música na internet, via streaming
gratuito, pré-venda ou exclusividade estar impulsionando o comér-
cio de álbuns em todo o mundo.
A edição destaca também o ótimo momento das cinebiograŽas
(páginas 8 e 10). Após sucessos como
Dois lhos de Francisco
e
Gon-
zagão, de pai para lho
, o mercado musical festeja o êxito de
Somos tão
jovens
e
Faroeste caboclo
, longas inspirados na vida e obra de Renato
Russo, que são as duas produções nacionais mais vistas em 2013. E
outras cinebios vêm por aí.TimMaia, Planet Hemp, Erasmo Carlos
e Chorão terão suas histórias levadas às telonas até 2014.
Gilmar Laurindo e TomGomes
ANO 18 • Nº 152 • JULHO/AGOSTO 2013
SUCESSO!éumapublicaçãobimestralda
EDITORAESPETÁCULOLTDA• ISSN1415-5508
Editores
TOM GOMES
GILMAR LAURINDO
Repórteres / Redatores
HELDER MALDONADO
GUSTAVO GODINHO
MARCIO FURUNO
Colaboradores
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THIAGO MOURATO
Arte
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Impressão -
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Jornalista Responsável
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