Página 43 - SUCESSO #145

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trimestralmente, no caso de rádio, TV, música ao vivo e direitos ge-
rais (referentes às músicas de sonorização ambiente); e semestral-
mente, no caso de TV por assinatura e mídias digitais. Portanto, se
uma música for executada hoje, não significa que os direitos serão
pagos imediatamente. O intervalo entre o período de captação e pa-
gamento ao titular é necessário para que sejam recebidas e analisadas
as informações sobre a execução da obra (gravações, roteiros, plani-
lhas com programação musical), bem como para que seja feita a pes-
quisa para a correta identificação das obras e fonogramas. Como
exemplo, no segmento de rádios, tendo sido a música
Ai se eu te pego
muito executada no final do último trimestre de 2011, provavel-
mente aparecerá nos próximos rankings. Vale afirmar que o Brasil é
um dos poucos países que realizam distribuições mensais e trimes-
trais. Na maioria dos países, a distribuição é realizada apenas se-
mestralmente ou anualmente.
» Qual a meta de arrecadação para 2012?
»
O Ecad tem como meta arrecadar R$ 612,4 milhões, um cresci-
mento de 12,1 % em relação a 2011. Em 2011, o escritório arreca-
dou R$ 540,5 milhões, registrando crescimento de 24,8% em rela-
ção a 2010, o melhor desempenho dos últimos dez anos. Os
excelentes resultados só puderam ocorrer devido às estratégias bem
sucedidas de arrecadação, como a conscientização dos usuários de
música, o aumento da capilaridade do Ecad no país, a maior pre-
sença no interior dos estados, o crescimento da recuperação de usuá-
rios inadimplentes, além da assinatura de novos contratos com
usuários de grandes redes. A realização de grandes shows como os do
festival Rock in Rio, Paul McCartney, U2, Eric Clapton, Justin
Bieber, Aerosmith, Britney Spears, Rihanna e Iron Maiden tam-
bém contribuiu substancialmente para o aumento da arrecadação
dos direitos autorais em 2011, o que ratifica a importância do Bra-
sil no cenário musical internacional. A arrecadação de cerca de R$
118,7 milhões proveniente das ações judiciais, também teve impor-
tante papel nesse resultado recorde, mostrando uma maior aceitação
por parte do Judiciário às teses de defesa dos direitos autorais.
» Fale sobre o Ecad Tec Cia Audiovisual. Como será o moni-
toramento propriamento dito? Mais: existe alguma outra no-
vidade em termos tecnológicos a caminho?
O lançamento está previsto para o final de 2012. O software desen-
volvido em parceria com o CETUC (Centro de Estudo em Teleco-
municações) da PUC-Rio será responsável pela captação e identifi-
cação automática das execuções musicais provenientes das
programações das emissoras de televisão abertas e fechadas (por assi-
natura). A partir de um banco de dados de áudio, cadastrado inter-
namente no Data Center do Ecad, cada execução captada na progra-
mação será comparada e identificada imediatamente. A família
Ecad. Tec CIA será expandida a seguir para o desenvolvimento dos
projetos CIA Obra Musical e CIA Internet.
» Quanto representou em termos percentuais a arrecadação
proveniente das mídias digitais?
»
Em 2011, o segmento de mídias digitais representou 0,7% do to-
tal do valor arrecadado. Mesmo sendo pouco representativo no uni-
verso dos valores arrecadados, houve um crescimento de 48,5% em
relação a 2010.
» Ementrevista à SUCESSO! no início de 2011, executivos do
Ecad informaram que 45% das emissoras de rádios não paga-
vamdireitos sobre execução. Esse percentual baixou em2011?
Mais: quais são os estados onde há maior índice de adimplên-
cia e maior índice de inadimplência em relação às rádios?
Em 2011, a inadimplência de rádio foi de 37,7% e o valor inadim-
plente foi de, aproximadamente, R$ 38 milhões. Na verdade, houve
um crescimento dos valores arrecadados em relação a 2010, de 8,8%,
representando algo perto de R$ 60 milhões do total arrecadado. Os
estados com maior índice de adimplência de rádio estão localizados
nas regiões Sul e Sudeste, com destaque para São Paulo, Santa Ca-
tarina e Paraná. Já os estados com maior inadimplência estão loca-
lizados nas regiões Norte e Nordeste, com destaque para Amapá,
Pará, Piauí e Amazonas. Percebe-se uma queda no índice da inadim-
plência das emissoras de rádio, reflexo do trabalho de conscientização
que vem sendo realizado com o apoio e parceria de importantes enti-
dades, como a Abert e a Abratel. Todavia, se levarmos em considera-
ção que a música é fundamental para que as emissoras de radiodifusão
sejam o que são, concluiremos que os percentuais de inadimplência
ainda são muito elevados.
» E as negociações com emissoras deTV, como andam? Pode-
ria citar as emissoras adimplentes (canais abertos e fechados),
as que pagam em juízo e as que não pagam? Fale ainda sobre
as ações judiciais contra algumas emissoras.
1
sorocaba
2
Victor chaVes
3
roberto carlos
4
thiaguiNho
5
paul mccartNey
6
djaVaN
7
caetaNo Veloso
8
NaNdo reis
9
luaN saNtaNa
10
erasmo carlos
*coNsideraNdo shows e eVeNtos, rádio, tV,
música ao ViVo, soNorizaçã ambieNtal etc.
1
sorocaba
2
paul mccartNey
3
johN leNNoN
4
Victor chaVes
5
thiaguiNho
6
durVal lelys
7
jorge beN jor
8
carliNhos browN
9
roberto carlos
10
maNNo góes
aRtistasquemais
aRRecadaRamem2011*
autORescOmmaiOR
RendimentOemshOws