Página 13 - SUCESSO #144

Versão HTML básica

13
› primeiro laNçameNto
O Sambabook de João Nogueira é o primeiro lançamento do
recém-criado selo Musickeria, comandado pelo trio de empre-
sários Afonso Carvalho, Sergio Baeta e Luiz Calainho, além de
contar com o reforço do CEO Flavio Pinheiro, executivo que já
atuou na Sony Music. “A Musickeria chega para turbinar o ce-
nário atual, com foco no desenvolvimento de grandes projetos
de excelência artística, que serão lançados em diversas platafor-
mas. Mais: atuaremos sempre em parceria com empresas que
queiram associar suas marcas a projetos musicais e de entreteni-
mento”, comenta Flavio.
O executivo ressalta que a empresa não pretende ser só um
selo fonográfico. “Somos uma companhia de música e entrete-
nimento que vai atuar na produção de conteúdo, distribuição
física e digital, ativação no mercado publicitário, captação de
patrocínio, licenciamentos, produção de eventos, agenciamento,
operações internacionais, edição de músicas etc.", enumera.
Para viabilizar o Sambabook de João Nogueira, a Musickeria
contou com patrocínio da Petrobrás e do Itaú, além ter fechado
parcerias com o Canal Brasil (que exibirá em maio o especial do
projeto com as gravações e making of ) e a editora Casa da Pa-
lavra (responsável pela confecção da “discobiografia”, o livro
contendo discografia e biografia do artista, e um fichário com 60
partituras). Para fazer com que CD, DVD e Blu-ray cheguem às
lojas, a empresa conta com um de seus braços, a Distribuidora
Acesso, comandada por Sergio Baeta.
A companhia promete vir com um trabalho “forte e consisten-
te” de divulgação e marketing. “As ações começaram bem antes
dos produtos estarem prontos. Aliás, o diferencial da Musickeria
será sempre fazer grandes campanhas de marketing e divulgação
de seus projetos”, afirma Afonso, destacando que isso só será
possível por conta da participação das empresas patrocinadoras.
Para turbinar ainda mais a divulgação do projeto está prevista a
relização de uma série de seis shows, três em São Paulo e três no
Rio de Janeiro, com os artistas que participaram do Sambabook.
› proJetos especiais
Com esse primeiro Sambabook, a Musickeria também mira o
potencial comercial das mídias digitais. Um dos itens que já
está a todo vapor é o portal www.sambabook.com.br, que traz
todas as informações do projeto e aposta forte na interativida-
de. “No portal, o público pode baixar uma partitura e ir para à
sessão de áudios, onde pode escolher uma música do João No-
gueira, mutar um dos instrumentos da gravação e acompanhar
em casa com o seu próprio instrumento a base já gravada. Ou
seja, quem toca cavaquinho poderá aprender um clássico como
Nó na madeira
, acompanhado por músicos de primeiríssimo
time como Cristovão Bastos e Marinho Boffa (piano), Jorge
Simas (violão de 7 cordas), Claudio Jorge (violão) e Alceu
Maia (cavaco), entre outros bambas”, explica Afonso. O execu-
tivo ainda revela que a companhia já está desenvolvendo apli-
cativos para smartphones e tablets, que irão disponibilizar
conteúdos exclusivos, áudios, vídeos e partituras.
Outro destaque do projeto é seu caráter educativo. A Musi-
ckeria já está alinhando parcerias com escolas de música, conser-
vatórios e universidades para disponibilizar o acesso às obras e
partituras. “Com a esta nova lei, que obriga a inclusão de aulas
de música no currículo escolar, esperamos que o Sambabook seja
uma boa referência para o ensino de música, de forma prática,
interessante e contemporânea. Temos conversado com algumas
secretarias de cultura e educação pelo país e a receptividade é a
melhor possível”, conta Afonso.
Mas não para por aí. Depois de João Nogueira, a Musickeria
já planeja para este ano a segunda edição do Sambabook. “Ain-
da estamos definindo quem será o compositor homenageado”,
diz Afonso. Projetos especiais também estão na lista da com-
panhia. “Vamos fazer um trabalho em homenagem ao Rio de
Janeiro, suas músicas e sua beleza geográfica, a ser produzido
pelo Liminha. Temos ainda um projeto com duas bandas de
rock da nova geração ligadas a uma grande marca de cerveja”,
revela o executivo. (P
or
M
arcio
F
uruno
)
oceoflaViopiNheirocomluizcalaiNho, sergiobaetaeafoNsocarValho, sóciosdamusickeria
foconodesenvolvimentodegrandesprojetosdeexcelênciaartística, paralançamentoemdiversasplataformas