SUCESSO#157 - page 16

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sertanejo
P
or
H
elder
M
aldonado
C
hitãozinho&Xororó completaram40 anos de carreira em2010.Daquele ano até 2012, lança-
ram três produtos distintos: umCD/DVD ao ladode astros do chamadomovimento sertane-
jo universitário (
Anova geração
, de 2010), um projeto com convidados de gêneros distintos
quefizeramparteda trajetóriadadupla (
Entreamigos
,2011) eum show sinfônico emparceria
com omaestro JoãoCarlosMartins (
Sinfônico
,2012)
Aproposta poderia até parecer ambiciosa à primeira vista.Principalmente emuma época
em que atingir bons resultados com a comercialização de produtos físicos se tornou uma
tarefa ingrata.Mas a dupla não se preocupou com esse detalhe.Chitãozinho&Xororó ti-
nham certeza que esses lançamentos que saíram em curtos intervalos não só seriam bem
recebidos e absorvidos pelo público, como também ajudariam a contarmelhor a história dos
irmãos. "Fomos uma das duplas que ajudaram amodernizar o sertanejo, com a inserção de ins-
trumentos eletrificados e bandas de apoionos shows e discos.Também fomos pioneiros em re-
alizar apresentações em casas de espetáculos das grandes capitais.E o outro grande feito
danossa trajetória foi acabarcomopreconceitoque íconesdealgunsestilosmusicais
nutriam pelo sertanejo – através de aproximação e parcerias diversas.Então, ao
invés do óbvio de registrar nossos maiores sucessos numDVD comemorativo,
achamosmais interessantemarcar a data comprojetos distintos –ummostran-
do nossa influência no sertanejomoderno, outro em que recordamos parcerias
importantes eo terceiroque cria versões sinfônicas dos nossos sucessos",afirma
Xororó. Além desses títulos, a dupla ainda lançou no período o livro
Talento,
pioneirismo e sucesso
,que saiu em uma edição luxuosa.
Essesprodutos serviramparaprovar a importânciadaduplapara amoderni-
zação da música sertaneja – que, sem os irmãos, teria demoradomuitomais
para ser aceitanos grandes centros, rádiosFMs epela classemédia."Quando
começamos a carreira, os artistas sertanejos se apresentavam em caravanas,
comitivas e outros tipos de pequenos emédios eventos.Nósmesmos toca-
mosmuito tempo em um show itinerante de uma empresa de carnês que
entregava carros, cujo evento tinha uma estrutura bem simples.Foi nesse
período,por volta de 1972,que sugerimos aoGeraldoMeirelles, apresen-
tadordo evento,queo formatodonosso show fossemudado.Deixamosde
tocar com violões e violas acústicas efizemos umapermuta com aDelVec-
chiopara nos fornecer instrumentos eletrificados.Empouco tempo, conse-
guimos inserir bandas emnossos shows e deixar amúsicamais pop", explica
Chitão. "Vários artistas contemporâneos anós,comoLéoCanhoto&Rober-
tinho, JoãoMineiro&Marciano eTrio ParadaDura perceberam que era o
momentocertopara tiraro sertanejodoguetoedarumpassoadiante.Que-
ríamos atingir um público urbano, já quemuitas das pessoas quemoram
nasgrandes cidades sãooriundasdo interior.OBrasil émuito rural.Mas
só foram reconhecer isso depois que as FMs passaram a tocar
Fio de
cabelo
e outrosmegasucessos", resumeChitãozinho.
Segundo a dupla, foi nessa época que o Brasil deixou de ser
pautado pela produção cultural carioca e reconheceu seu perfil
rural."Comoos grandes veículos demídia eram sediados noRio,
estiloscomoBossaNovaeMPBacabaram sendopormuitosanos
amúsica oficial do Brasil.Mas no interior do país e em algumas
capitais, o sertanejo sempre fez sucesso. E isso ninguémmostrava.
Quando começamos a aparecernaTV,a convitedoSilvioSantos,no
SBT, o povo passou a notar que o sertanejo não era cafona, como al-
Protagonistas
dacena
Chitãozinho&Xororó
analisama importânciadaduplaparaa
modernizaçãodamúsicasertanejaecomentamplanosparaofuturo
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