SUCESSO#157 - page 8

8
Recado
T
rêsmatérias publicadas nesta edição de
SUCESSO!
apre-
sentam um panorama detalhado do mercado musical na-
cional.E de certa forma esclarecem dúvidas, apontam ca-
minhos e escancaram asmudanças de hábitos dos consumidores.
Levantamento exclusivo da Crowley, abrangendo o período de
1999 (ano em que a empresa começou a operar no Brasil) e 2013,
confirmao expressivo crescimentodo sertanejonas emissoras de rá-
dio.Desde2009,ogênero lideraaquantidadedeexecuçõesnasemis-
sorasmonitoradas pelaCrowley–oquede certa forma refleteoque
ocorre em todo o país. Só em 2013, foram 838 mil execuções de
faixassertanejas,ou60%do totaldaprogramaçãodasemissoras.Para
se teruma ideia,noperíodo,todososoutrosgêneros juntos somaram
625mil execuções.Foram325mil faixasdepop (nacional e interna-
cional), 160mil faixas de samba/pagode, 41mil de rock e apenas 6
mil deMPB,conforme amatéria,que começanapágina 38.
Voltando no tempo, veremos que o pop – sobretudo por conta
dos hits internacionais – liderou o ranking de execuções em várias
ocasiões. Em 1999, o gênero ocupava a segunda colocação, atrás
(atenção!) do samba/pagode. De 2000 a 2002 ficou na dianteira,
fato que se repetiu em 2006, 2007 e 2008.Com o surgimento da
versãomais pop do sertanejo, chamado de "universitário", a situa-
çãomudou edesde entãoos artistas "rurais" garantemosprimeiros
lugares nas emissoras do país.
Outra informação importantedo relatóriodaCrowleydiz respei-
to aos nomesmais executados no período do levantamento.Bruno
&Marrone lidera a lista, que conta com outros oito sertanejos no
Top20.A dupla também aparece no topo do ranking de 2013, por
contadomegahit
Vidro fumê
.Poroutro lado,o levantamentodaem-
presa demonitoramento em plataformas digitaismostra outra ten-
dência,comdestaqueparaopop.Issoporqueoperfil dopúblicoque
aprecia/consome música na internet é mais jovem, residente nos
grandes centros epertencente a classes sociaismais abastadas.
umaradiografiadomercado
Noutramatéria,publicadanaspáginas62e63,o repórterHelder
Maldonado analisa a performance de alguns artistas no YouTube
ao longode 2013.E constata que,pelo segundo ano consecutivo,o
funk liderou o ranking de videoclipes mais acessados (40% dos
nomes da lista sãode funkeiros).
No anoque passou,
Showdas poderosas
,deAnitta, liderou oTop
10,commaisde77milhõesde views.Na sequência,aparecem
Pas-
sinho do volante
(MC Federado e Os Leleks),
Na pista eu arraso
(MCGuimê),
Obonde passou
(MCGui),
Gentleman
(Psy),
Te espe-
rando
(Luan Santana),
Logo eu
(Jorge &Mateus),
Heart attack
(Demi Lovato),
Mais amor,menos recalque
(MCDaleste) e
Dizpra
mim
(GusttavoLima).Ou seja,metade dos dez vídeosmais vistos
naweb em2013 foramde funk. Importante ressaltar que o gênero
funciona no melhor estilo "faça você mesmo". Quer dizer: salvo
exceções, os vídeos não contam com superproduções, nem altas
verbas de investimento para bombar na rede.
A terceiramatéria demercadodesta edição,publicada nas pági-
nas 48 e 49, apresenta o resultado das vendas físicas e digitais no
anode 2013, segundo relatóriodaAssociaçãoBrasileiradeProdu-
tores Discográficos (ABPD).Enquanto os negócios digitais cres-
ceram 22,39% no período – em comparação a 2012 –, as vendas
físicas sofreramqueda de 15,5%.
De acordo comodocumento,o crescimentonodigital está rela-
cionado à ótima performance do comérciode downloads de tracks
e álbuns (87,15% amais que no ano anterior). Já as vendas físicas
caíram sobretudopela redução acentuadanosnegócios envolvendo
DVDs eBlu-Rays com conteúdomusical –26,64%.Amesmama-
téria informaque,emnívelmundial,os negócios do setor fonográ-
fico caíram 3,9% em 2013 em relação a 2012,por conta principal-
mente da queda domercado japonês (16,7%).
GilmarLaurindoeTomGomes
Diretor Administrativo
TomgomeS -
Diretor Editorial
giLmarLauriNdo -
Diretor deÁreaDigital
THomaZrafaeL -
Diretor Internacional
daNieLeduardogomeS -
Repórteres / Redatores
HeLdermaLdoNado -
guSTaVogodiNHo -
THiagomouraTo -
Colaboradores
rodrigofriaNo -
reNaTaamBrÓSio -
Arte
TamiriSferreira-
mariNaaLVeS-
Administração
VaNeSSaaNdrade -
AssistentesAdministrativos
fLaViaLima -
eVairfeLiPeaLVeS -
Publicidade
LeaNdrodeoLiVeira
(SãoPaulo)
aLdaBaLTaZar
(Riode Janeiro)
ViViaNerodrigueS
(Brasil/Estados)
AssistentesdeVendas
NÚBiamoreira -
ederLi SiLVa -
DistribuiçãoeAssinaturas
WaNderLeYoLiVeira-
rafaeLBiaNcHi-
Web
NYcHoLaSYudi -
fiLiPi Vieira -
Assessoria Jurídica
aNToNioNorBerToLuciaNo
Impressão -
iNTergraf
JornalistaResponsável
giLmarLauriNdo
ANO 19 • Nº 157 • MAIO/JuNhO 2014
SUceSSo!éumapublicaçãobimestralda
EDITORAESPETÁCULOLTDA• ISSN1415-5508
SãoPauLo
Rua JoãoÁlvaresSoares, 1660
CEP04609-004
fone: (55-11) 3889-3300
(55-11) 3467-4333
(55-11) 2165-5155
riodeJaNeiro
RuaGildásioAmado, 55, Cj. 302
CEP22631-020
fone: (55-21) 2495-9815
(55-21) 2495-9823
(55-21) 3486-5155
TiragemdeSTaediÇão
15.000exemplares
1,2,3,4,5,6,7 9,10,11,12,13,14,15,16,17,18-19,...72
Powered by FlippingBook