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DIGITAL
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IGUEIREDO
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A
Dmusic surgiu em 2011 com o objetivo de realizar dis-
tribuição digital de músicas através da internet e tele-
fonia celular. Ao longo de 2011, realizou a distribuição
de mais de duas mil músicas para plataformas digitais.
Ao longo deste período, a empresa conseguiu identicar tam-
bém que muitos artistas que realizam a distribuição digital ti-
nham pouca ou nenhuma expressão na internet. Ou seja: não
possuíam uma presença digital forte, com número expressivo de
seguidores. "Assim reestruturamos a Dmuisc criando a primeira
empresa de mídia digital especializada em artistas do Brasil.Hoje,
entre nossos clientes estão nomes como Grupo Pixote e Ataíde
& Alexandre", conta o diretor da empresa, Patrick Krauss.
O executivo percebeu que somente artistas com contrato com
grandes gravadoras possuíam direcionamento para construir
uma "carreira digital". Foi então que a Dmusic começou a criar
mecanismos para atender músicos independentes e oferecer
oportunidades para eles terem o mesmo planejamento digital
que os grandes nomes recebem de suas gravadoras. "Basta ana-
lisar como os maiores artistas brasileiros e internacionais estão
posicionados na internet. Os rankings de vendas do iTunes
mostram bem isso. Não existe 'milagre' e sim um grande
planejamento de mídia digital.Michel Teló, Luan Santana,
Paula Fernandes, Jorge & Mateus, Gusttavo Lima e Fer-
nando & Sorocaba (apenas para car entre os seis primei-
ros colocados da lista) só têm tantos seguidores na internet
porque há anos seus escritórios realizam um forte trabalho
nessa área", aponta Krauss.
Segundo ele, para um artista se destacar, precisa do cha-
mado "kit básico de sobrevivência digital", que consiste em
uma página forte em rede social (principalmente Facebook),
canal no YouTube gerando conteúdo criativo e com alto ín-
dice de visitação, site atualizado, distribuição e venda digital
de música e planejamento de toda essa mídia. "Através des-
ses canais, o artista pode começar até mesmo a capitalizar,
principalmente no YouTube. Nessa rede, o lucro se inicia
Como fazer
SUCESSO?
ESPECIALIZADAEMDISTRIBUIÇÃODIGITALEGERENCIAMENTODEREDESSOCIAIS,
DMUSIC
APRESENTANOVASFÓRMULASPARAOSUCESSODOSARTISTAS
HELDERMALDONADO
após a primeira visualização", garante Krauss. "Com uma boa
conexão com o Google, o artista consegue capitalizar até mesmo
em vídeos de sua música postados por outros usuários. Se o sul
coreano Psy tivesse pensado nisso antes de lançar
Gangnan Style
,
teria ganho alguns milhões de dólares a mais".
Para o executivo, essa estratégia também serve como teste para
o artista conhecer seu público antes mesmo de começar a colocar
uma turnê na rua. "Experimentando singles no YouTube, o artis-
ta chega até mesmo a economizar. Isso porque, se a música não
der retorno entre os fãs na esfera digital, ele não precisa gastar
dinheiro com divulgação de um single errado em emissoras de
rádio", comenta Krauss.
Mas a empresa não está focada apenas no gerenciamento de
redes sociais. A proposta da Dmusic é ser um serviço 360º, com
atuação na editoração de música, desenvolvimento de clipes e
distribuição digital de conteúdo em 55 países. "Nossa ideia é
oferecer uma estrutura ampla, que atenda integralmente as ne-
cessidades dos artistas independentes que se ligam nos formatos
modernos de gerenciamento de carreiras", resume Krauss.
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