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ALDONADO
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N
o último mês de novembro, a Associação Brasileira de
Música Independente (ABMI) promoveu, na sede da
produtora Borandá, em São Paulo, encontro de discus-
são sobre os rumos a serem tomados pela entidade a partir de
2013. O encontro, que reuniu associados e alguns jornalistas
convidados, contou com palestras do futurista alemão Gerd Le-
onhard e Lucas García, diretor regional do iTunes.
A tendência é que a ABMI passe por algumas reestruturações
e lance novos projetos já neste ano. A ideia mais urgente é a
implantação do Sistema de Gerenciamento FonográŽco (SGF),
que vem sendo desenvolvido sob a administração da ABMI
com verbas do projeto Estrombo e Žnanciado pelo Sebrae RJ,
Sebrae Nacional e Banco Interamericano de Desenvolvimento
(BID). A função do SGF é permitir a catalogação, organização
e padronização do conteúdo musical brasileiro. "A princípio, ele
será implantado para os nossos associados.Mas a ideia é expan-
di-lo posteriormente para quem tiver interesse", comenta Lu-
ciana Pegorer, diretora executiva da ABMI.
Cadastrando o conteúdo no sistema, o associado terá também
ferramentas de administração (relatórios de pagamento de direi-
tos, emissão de guias de rótulo, envio de ISRCs para as sociedades
autorais, áudio para o
ECAD, etc.). "Temos
um plano ambicioso
para fortalecer a músi-
ca brasileira tanto em
nosso país como no
resto do mundo. E o
começo do processo
passa pelo SGF – ou
seja, pela organização
dos catálogos. Sem
isso, não temos força e
perdemos inúmeras
oportunidades. Esta-
mos discutindo tam-
bém novas possibili-
dades de associação à
ABMI, para que mais
produtores fonográŽ-
cos (pessoas físicas,
inclusive),
possam
usar o SGF e aprovei-
tar as oportunidades
que serão abertas a
partir dele", comenta
Luciana.
A ABMI irá desen-
volver também ferra-
Urgência
eprecisão
ABMI
ANUNCIACRIAÇÃODESISTEMADEGERENCIAMENTOFONOGRÁFICOE
DETALHAESFORÇOSPARACRESCEREMSINCRONIZAÇÃOEMÍDIASDIGITAIS
mentas de exportação
customizadas, facili-
tando o envio de con-
teúdo para agregado-
res e até para serviços
digitais de música,
como o iTunes. "Em
comparação com as
majors, estamos mui-
to aquém de onde po-
deríamos estar na área
digital. O problema é
que uma parte da in-
dústria não crê na re-
muneração dos meios
digitais. Dessa forma,
o mercado indepen-
dente não investe
como deveria nesse
setor", lamenta.
PROJETOS
Para resolver o problema, a entidade pretende criar projetos para
inœuenciar os associados através de seminários, encontros e ca-
pacitações diversas. "Nos Estados Unidos, a venda digital deverá
ultrapassar a venda física nesse ano. Mas isso só está ocorrendo
porque por lá aprenderam uma nova forma de 'marketear' o pro-
duto para esse público, que tem uma relação diferente com a
música", comenta Luciana. "Ao contrário do consumidor de
mídias físicas, esse 'novo' público exige material exclusivo e cus-
tomizado. Quer a sensação do pertencimento. A música ajuda a
vender tudo e tem diŽculdades de se vender como produto, so-
zinha. Isso porque o produto não é mais a música e sim o valor
agregado que a cerca. O trabalho da ABMI nesses próximos
anos será árduo no que se refere a modiŽcar as ideias preconce-
bidas dos associados", completa a diretora da ABMI.
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Também ao longo deste ano, a entidade vai promover um semi-
nário sobre sincronização, visando capacitar os associados a ne-
gociar o próprio conteúdo. A ABMI também tem negociado
com a ABPI-TV (Associação Brasileira dos Produtores Inde-
pendentes de Audiovisual para TV) uma forma de convênio que
aumente o uso do conteúdo dos seus associados nas produções
dos membros daquela entidade. "A sincronização de música em
games, publicidade e toda espécie de audiovisual se tornou um
mercado relevante para a música independente. Teremos convi-
dados internacionais nesse encontro e também rodadas de negó-
cios e uma seleção de faixas dos associados que serão catalogadas
e trabalhadas junto a agências e music supervisors nacionais e
internacionais", adianta Luciana.
ADIRETORALUCIANAPEGORER
"OSETOR INDEPENDENTEPRECISA
INVESTIRMAISNODIGITALEACREDITARNA
REMUNERAÇÃOQUEESTAÁREAOFERECE"
GERDLEONHARD
FUTURISTAALEMÃODEUPALESTRAEM
EVENTOPROMOVIDOPELAENTIDADE
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