Página 12 - SUCESSO#149

Versão HTML básica

12
SHOW BUSINESS
P
OR
H
ELDER
M
ALDONADO
www.portalsucesso.com.br
S
e por um lado a indústria fonográ ca ainda se recupera da
crise que modi cou as maneiras de consumo de música no
mundo, por outro o mercado de shows nunca esteve tão
bem. Estima-se que o setor movimentou mais de R$ 9 bilhões
no ano passado. Até 2014, aguarda-se um crescimento de até
200%. Isso tudo sem contabilizar o representativo setor dos
shows corporativos, cujos dados não são incluídos nessas proje-
ções. Entre os motivos para o cenário favorável estão o bom
momento vivido pela economia brasileira, a estabilidade políti-
ca, o crescimento do acesso ao crédito e a proximidade de eventos
como Copa do Mundo e Olimpíadas. Fora isso, empresas e in-
dústrias notam que é positivo consolidar suas marcas por meio de
festivais, eventos, feiras agropecuárias ou ações pontuais que reú-
nam um público formador de opinião, além de marketing de re-
lacionamento. Por isso, é cada vez maior o envolvimento dessas
corporações em eventos artísticos.
As centenas de prefeituras do país que investem em shows,
porém, continuam sendo o mais importante mercado de con-
tratação de artistas em evidência. As agendas de grandes nomes
da atualidade vivem repletas de shows em praças públicas. De
maneira indireta, as prefeituras acabam se envolvendo também
com outros lões importantes do mercado de contratações, ca-
sos dos eventos rurais, festas típicas e festivais.
Essas condições propiciaram a certos nomes em destaque no
mercado a realização de um expressivo número de apresenta-
ções ao longo do ano, muitas delas com cachê na casa de meio
milhão de reais.
PÓDIOROTATIVO
Hoje, é difícil apontar qual artista realiza mais apresentações
por mês. Isso porque a rotatividade no "pódio" é alta. Geral-
mente, são os astros do momento, de gêneros mais populares
que lideram a lista. Poucos nomes consagrados em outras déca-
das atingem tal marca, por já estarem nanceira e artisticamen-
te acomodados e consolidados.
Mas nem sempre os artistas mais caros estão entre os que
mais realizam apresentações.Os novatos e emergentes precisam
ser vistos para serem lembrados, por isso acabam cando mais
tempo na estrada. Representantes do funk, como Valesca Popo-
zuda e a Gaiola das Popozudas, estão no topo da lista, com 35
apresentações mensais.
A partir de consultas de nossa reportagem aos sites o ciais
dos artistas mais conhecidos dos mais variados gêneros, chega-
mos a um ranking em termos de quantidade do qual fazem
parte nomes como Michel Teló e Luan Santana e os forrozeiros
do Garota Safada e Aviões do Forró, entre outros.
Grande parte desses artistas costuma car de quarta a domin-
go na estrada. Em algumas ocasiões, realizam mais de um show
por noite. Para atingir tal façanha, traçam um roteiro com apre-
sentações em cidades próximas, às vezes sem acompanhamento
ao vivo. A estratégia diminui os custos de produção, o valor dos
cachês e o tempo de permanência na estrada.
A seguir, este levantamento informal de
SUCESSO!
lista
alguns dos artistas que tiveram a agenda mais repleta no ano que
terminou. Con ra:
Agendas
CONCORRIDAS
AQUECIDO, MERCADODESHOWSNOBRASILGARANTEAALGUNSARTISTAS
DEGÊNEROSMAISPOPULARESMÉDIADE 25 APRESENTAÇÕESPORMÊS
FOTOS: DIVULGAÇÃO