Página 53 - SUCESSO#148

Versão HTML básica

53
EVENTO
P
OR
G
ILMAR
L
AURINDO
www.portalsucesso.com.br
O
Midem, principal evento da indústria da música em
nível internacional – realizado anualmente no Palais
de Festivals, emCannes, França –, reserva uma série de
novidades para a edição de 2013. Na verdade, desde a década
passada, o evento tenta se reformatar e se adequar aos novos
modelos de negócios do setor "Em 2013, mais uma vez vamos
focar em toda a cadeia da indústria da música, incluindo o setor
discográ„co, tecnologia (internet,mobile, sincronização), shows
e exploração de marcas", explica Bruno Crolot, diretor geral do
Midem. "Em 2012, o número de inscritos cresceu 13% e para
2013 queremos crescer ainda mais", a„rma. Na entrevista a se-
guir, Bruno responde outras perguntas relativas à edição 2013
do evento, marcado para o período de 26 a 29 de janeiro.
» SUCESSO! - Como analisa a participação brasileira no
Midem nos últimos anos e o que espera para 2013?
Bruno Crolot -
Há mais de dez anos o Brasil tem uma participação
signi cativa no Midem. Com a coordenação da BM&A e o apoio da
APEX, o estande do Brasil serve de base a todos os pro ssionais brasi-
leiros que visitam a feira, sejam eles autônomos, de companhias ou
entidades como ABMI e SEBRAE. Além dos visitantes habituais,
esperamos em 2013 a volta daqueles brasileiros que há anos deixaram
de participar do Midem. Com certeza, eles vão perceber que o evento
mudou e está mais antenado com a nova realidade do mercado.
»Que tipo de prossionais o evento foca prioritariamente?
O Midem sempre reuniu as grandes empresas do setor, além de selos
independentes e startups. Focamos toda a indústria da música, in-
MIDEM,DECARANOVA
PRINCIPALEVENTO INTERNACIONALDA INDÚSTRIADAMÚSICAABREFRENTES,
DEIXAPROGRAMAÇÃOMAISECLÉTICAE TENTAFISGARNOVOSPROFISSIONAIS
cluindo empresas de tecnologia, de exploração de marcas, artistas e
seus managers, empreendedores e estudantes. É o maior evento in-
ternacional de B2B para a indústria da música, com representantes
de mais de 75 países. Há palestras e workshops voltados para cada
tipo de negócio. Não há melhor lugar para se fazer networking.
» Fale sobre Direct2fan Camp, lançado em 2012?
É uma área no Palais voltada a orientar artistas e pro ssionais da
música a se relacionar via redes sociais, de modo a promover e moneti-
zar seu trabalho. Esta nova realidade está presente no dia-a-dia de
selos, editores, managers etc. A ideia é que esses pro ssionais troquem
experiências e conhecimentos. Além disso, vamos realizar uma série de
workshops sobre crowdfunding, licensing, marketing digital e ações
promocionais. Artistas conhecidos também estarão à disposição para dar
dicas e explicar suas estratégias sobre como construir e nutrir uma base
de fãs vibrantes, a m de desenvolver uma carreira sustentável. No ano
passado, recebemos famosos como Zoe Keating, Javier Limon e Joss Sto-
ne. Em 2013, DJ Spooky e Julia Nunes já con rmaram presença.
» A„e Inovation Factory e oMidemLab são uma espécie de
continuação do MidemNet?
Lançamos oMidemNet em 2000, quando a internet começava a entrar
na indústria da música. E durante 12 anos mantivemos esse fórum. Só
que agora o digital já é realidade no setor, não é mais acessório. A ¤e
Inovation Factory é um espaço de descobertas e de discussões das mais
recentes tecnologias de ponta através de sessões de demonstração ao vivo
e treinamento para impulsionar negócios. OMidemlab é uma competi-
ção com a participação de empresas de startups e desenvolvedores de
aplicativos. Nos últimos anos, temos visto muitos jovens startups saírem
dali rumo ao sucesso. Há ainda outras competições, como o Hack Day,
entre pro ssionais de criação digital. Em 2012, foi vencida pela brasi-
leira Taynah Reis, que criou um aplicativo para compositores.
» Fale sobre o MidemMarketing Competition?
Após o sucesso do evento inaugural em janeiro último, abriremos em
2013 uma segunda categoria. A primeira categoria premia o melhor uso
de música ou participação de um artista em uma campanha de marke-
ting. Serão selecionados dez nalistas. O júri inclui a Coca-Cola, a Live
Nation e a Warner. A segunda categoria premiará a melhor música em
um anúncio. O júri inclui Nike, BBDO e Sony. As inscrições para as
competições vão até 11 de novembro próximo.
» Fale sobre o Midem Festival e o MidemOŒ.
Em 2012, realizamos 80 shows/concertos em vários espaços de Can-
nes, que foram assistidos por 14.000 pessoas. Em 2013, esperamos
público maior. O festival será realizado no Magic Mirrors Marquee,
um local criado em frente ao Palais, com capacidade para 1.000 pes-
soas. Os concertos serão realizados nas noites de 26, 27 e 28 de janeiro,
reunindo artistas franceses e convidados internacionais.
ODIRETORDOMIDEMBRUNOCROLOT
"BRASILEIROSQUEFOREMACANNESVÃOPERCEBERQUEOEVENTO
ESTÁMUITOMAISANTENADOCOMANOVAREALIDADEDOMERCADO"
DIVULGAÇÃO