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E
m entrevista coletiva realizada em outubro, em São Pau-
lo, executivos do ECAD anunciaram que o órgão deve-
rá fechar o ano com aumento na arrecadação de 11,5%
em relação a 2011. Em números isso signifcará R$ 612 milhões
contra R$ 540 milhões arrecadados no ano passado.
A superintendente do ECAD, Glória Braga, e os gerentes
executivos Marcio Fernandes (Arrecadação) e Mario Sergio
Campos (Distribuição) creditaram o aumento à redução na
inadimplência das emissoras de rádio e à melhoria na cobrança
junto às novas mídias (em especial a internet) e usuários gerais
de música mecânica (estabelecimentos como lojas e restauran-
tes). Com sede no Rio de Janeiro, o órgão possui 28 unidades
arrecadadoras em todo o país, além de 93 agências credenciadas.
Ao todo, são 840 funcionários diretos.
Do total arrecadado, o ECAD repassará aos autores e seus
MAIS
ARRECADAÇÃO
ECAD
ANUNCIAMELHORIAS TECNOLÓGICASE INFORMAQUEFECHARÁOANO
COMARRECADAÇÃODER$612MILHÕES 11,5%ACIMADOREGISTRODE 2011
representantes, numa primeira etapa, cerca de R$ 460 milhões –
contra R$ 411 milhões distribuídos em 2011. "Por conŸito ou
ausência de informações, uma pequena parte do que arrecadamos
acaba não sendo identi¡cada num primeiro momento. O valor
referente a essas obras ¡ca num fundo chamado Crédito Protegi-
do, que vai sendo repassado aos autores conforme a identi¡cação
é concluída", explica Mario Sergio Campos.
Na ocasião, os executivos ressaltaram ainda a importância do
software Tec CIA Rádio, que desde 2011 monitora a progra-
mação de dezenas de emissoras em todo o Brasil, evitando fa-
lhas e distorções no repasse dos valores recolhidos.Eles também
anunciaram que, em breve, entrará em operação a versão televi-
siva do software, que irá monitorar toda a programação dos
canais das TVs abertas e fechadas do Brasil.
De acordo com Glória Braga, o ECAD cada vez mais usa a
tecnologia para facilitar e agilizar o dia-a-dia do órgão. No caso
de apresentações musicais, uma das plataformas utilizadas pelo
escritório é a Ecad.Tec Móvel. Por meio de um smartphone e
uma impressora térmica Bluetooth, faz com que as equipes de
arrecadação tenham mais mobilidade. "Assim, ¡ca fácil cadastrar
novos usuários de música, atualizar informações e até mesmo
consultar nosso banco de dados de obras musicais", explicou.
Além disso, segundo ela, o processo de amostragem também
foi informatizado. Se antes era necessário que um pro¡ssional
passasse o dia (ou a noite) em um evento, gravando todas as mú-
sicas que fossem tocadas para serem cobradas, agora isso é feito
pelo Ecad.Tec Som, equipamento digital com cartão de memória
e que possui autonomia para 16 horas de gravação. "Dessa forma,
o trabalho dispensa a presença de uma pessoa in loco, tornando-
-se mais produtivo", reforçou Marcio Fernandes.
Por iniciativas como essas, o Ecad recebeu em outubro, pelo se-
gundo ano seguido, o prêmio
As 100+ Inovadoras no Uso de TI do
Brasil
, concedido pela ITMídia e Revista InformationWeek Bra-
sil – obtendo o terceiro lugar no segmento Serviços Diversos.
Os executivos detalharam os principais tipos de arrecadação de
direitos autorais feitos pelo ECAD. Con¡ra:
- Arrecadação direta:
o órgão recebe uma lista das músicas que
serão usadas e o responsável pelo espetáculo paga por elas. Nessa
categoria, se enquadram as atrações musicais e circenses, peças
teatrais, trios elétricos etc. No caso dos shows, a cobrança é feita
com base na receita aferida, taxa ¡xa ou parâmetro físico (calculo
baseado na quantidade de público x área sonorizada).
- Arrecadação indireta:
sistema usado para casos em que é
difícil descrever ¡elmente todas as músicas executadas. Um desses
cenários é o das estações de rádios do Brasil, que pagam para o
ECAD de acordo com uma amostragem, realizada pelo órgão,
das músicas que mais tocam em território nacional. Atualmente,
esse processo estatístico de amostragem está sendo certi¡cado
pelo Ibope, para dar mais validade ao processo. Além das rádios,
também se enquadram nesse caso as casas de festas, canais de
televisão aberta e por assinatura, música ao vivo em bares etc.
- Arrecadação em eventos especí cos:
Diz respeito a eventos
especiais como o Carnaval e as festas juninas. Nesses casos,
tambémse usa umprocesso de amostragem,mas ele é segmentado,
ou seja, os dados são coletados apenas no tipo de evento em que
a cobrança se enquadra.
PRINCIPAISTIPOSDECOBRANÇAS
MARCIOFERNANDES,GLORIABRAGAEMARIOSERGIO,EXECUTIVOSDOECAD
MELHORIANAFORMADEARRECADAÇÃOEDISTRIBUIÇÃODEDIREITOS
DEVE SEAO INCREMENTODATECNOLOGIANODIA A DIADOÓRGÃO
GUSTAVOGODINHO