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stá claro. Atualmente, a classe trabalhadora é quem dita
os gostos,modos de vida e comportamento na sociedade
brasileira. Sendo assim, nada mais comum do que o ser-
tanejo e outros gêneros populares penetrarem nos hábitos da
classe média globalizada. Inclusive no exterior.
Bossa nova,MPB e heavy metal, gêneros produzidos pela eli-
te intelectual e econômica brasileira, hoje dividem espaço nas
casas de shows e programações de rádios internacionais com uma
produção pop legitimamente brasileira, que por aqui ganhou o
polêmico nome de sertanejo universitário. Polêmico porque não
é bem sertanejo.É uma produção pós-regional,que já se conectou
com o som global da música eletrônica, do rock e do pop mais
dançante e hedonista.O que sobra das raízes é uma sanfona mar-
cante, que talvez seja o diferencial para os ouvidos estrangeiros,
principalmente em países anglo-saxões (já que no leste europeu,
sobretudo na Romênia, pop com safona não é nada incomum).
A invasão do sertanejo universitário no exterior começou há
pouco mais de um ano.O principal protagonista desse movimen-
to foi Michel Teló, com o hit
Ai, se eu te pego
. O crescimento ex-
ponencial do alcance da música foi fruto de uma estratégia co-
mum entre os empresários musicais brasileiros: viralizar o clipe
no YouTube e, se der sorte, fazê-lo cair no gosto de jogadores de
futebol. No caso desse hit em questão, o início da disseminação
aconteceu após o brasileiro Marcelo e o megastar Cristiano Ro-
naldo comemorarem um gol do Real Madri com a coreografia da
música. A partir daí, toda a Europa foi atingida pela música, que
figurou na lista de mais tocadas por todo o continente.
Até mesmo os Estados Unidos, resistente à invasão cultural
externa, viu o cantor sul-matogrossense entrar no Hot 100 das
faixas pop mais tocadas no país. Na lista de músicas latinas mais
executadas da revista Billboard (geralmente formada por canções
mexicanas e caribenhas),
Ai se eu te pego
chegou ao topo.
SERTANEJO
FOREXPORt
PelaPrIMeIra VeZnaHISTÓrIa, MÚSICaSerTaneJaGanHaeSPaÇoeM
rÁdIoSeCaSaSdeSHoWSeSTranGeIraSeMPlaCandoVÁrIoSarTISTaS
FoToS: dIVUlGaÇÃo
Isso abriu as porteiras do mundo para outros artistas do seg-
mento, como Gusttavo Lima, João Neto & Frederico, Paula
Fernandes e Jorge & Mateus, principalmente. Esse elenco em-
placou no mínimo uma turnê internacional em 2012. Todos
também tiveram músicas tocadas nas rádios gringas. Quem
mais se beneficiou da execução radiofônica depois de Michel
Teló, foi Gusttavo Lima, que mantém
Balada boa
há meses na
lista de músicas latinas mais tocadas nos Estados Unidos. Até
mesmo nomes emergentes como o do jovem Leo Rodriguez,
aparecem em paradas de países da Europa – no caso, graças ao
êxito por lá de sua gravação
Bará berê
. "Lançamos a música pela
internet e ela estourou na Europa de forma viral. Teve ótima
comercialização em sua versão digital e tocou muito em rádios
de 15 países, entre eles, França, Itália, Espanha e Portugal", ex-
plica Leo Rodriguez sobre a música que também foi trabalhada
no exterior por outros artistas brasileiros, como o DJ Alex Fer-
rari e, num segundo momento, Michel Teló.
No final de outubro, Leo embarcou para sua primeira tour
européia, apresentando-se em cinco cidades da Itália: Milão,
Turim, Napoli, Roma e Verona.
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