Página 36 - SUCESSO #143

Versão HTML básica

DIGITAL
D
emorou, mas chegou. Após oito anos de operações em
países de primeiro mundo, finalmente a loja virtual
iTunes foi inaugurada no Brasil, em 14 de dezembro
último. A ação também englobou outros 15 países latino-ame-
ricanos, como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica,
República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala,
Honduras, Nicaragua, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela.
Por aqui, a empresa focará sua atuação na comercialização de
músicas, discos, filmes e aplicativos. Num primeiro momento, as
compras só poderão ser feitas com cartão de crédito internacio-
nal, pois os preços foram fixados em dólar. Uma faixa custa US$
0,99, um disco completo US$ 9,99, aluguel de filmes US$ 3,99
e a aquisição dos mesmos, US$ 14,99 (se for em HD, o preço é
Estreia à
brasileira
LojA vIrTuAL
iTunes
chEGAAoBrAsILEfocAsEusnEGócIos
nAcomErcIALIzAçãoDEmúsIcAs, DIscos, fILmEsEApLIcATIvos
hELDErmALDonADo
foTos: DIvuLGAção
maior e varia). Dessa maneira, o consumidor só saberá o real
valor do produto adquirido na época do fechamento do rotativo
do cartão e o valor a ser pago dependerá da variação cambial. Por
se tratar de uma transação internacional, o cliente também terá
que arcar com o IOF (imposto que gira em torno de 6% sobre o
valor do produto).
Nessa estreia, a loja chegou ao país com 20 milhões de músicas
e mil filmes (pouco, se comparado à Netmovies, que tem um
catálogo quatro vezes maior na área cinematográfica). "Temos
todas as principais produtoras, gravadoras e artistas no nosso
cast. Fora que muitas das músicas da loja ainda não existiam
legalmente no formato digital", comemora Oliver Schusser, di-
retor-sênior da Apple para iTunes.
Na primeira semana de operações da loja no Brasil, a música
mais vendida foi
Someone like you
, da cantora britânica Adele (que
emplacou outras duas faixas no ranking das "dez mais"). Entre os
brasileiros, o hit
Ai se eu te pego
, de Michel Teló, foi o mais vendido,
enquanto
A doida
, de Seu Jorge, figurou na segunda posição. No
top 10 também se destacaram artistas como Maroon 5, Coldplay,
Roberto Carlos, Paula Fernandes e Rihanna.
Apesar de toda a repercussão da chegada do iTunes ao Bra-
sil, os preços foram considerados pouco atrativos pelos usuá-
rios. Afinal de contas, comprar um disco físico pela internet -
mesmo com os custos de entrega - é um negócio que ainda sai
mais em conta (além do produto ter um valor de mercado para
revenda, coisa que não acontece com faixas digitais). Fora isso,
o iTunes pode ser considerada uma loja antiquada atualmente.
Hoje, o Brasil já conta com sites que disponibilizam músicas
por streaming, como Rdio (Oi) e Sonora. Nelas, o usuário paga
apenas uma pequena taxa mensal e tem direito a ouvir todo o
acervo disponível em qualquer tipo de computador ou celular
com acesso à internet.
› Mais nOViDaDes
O iTunes Match foi outra ferramenta disponibilizada pela Ap-
ple no Brasil. Trata-se de um serviço pago que permite ao usu-
MiCHelTelÓ
hit
ai seeutepego
foi afaixabrasileiramaisbaixada
nalojavirtualnaprimeirasemanadeoperação