Página 26 - SUCESSO #143

Versão HTML básica

capa
N
ão é de hoje que o sertanejo é o gênero mais popular de
nosso país. Mas durante muito tempo, ele esteve ligado
não só às raízes do interior, como a seu público, já que os
grandes nomes praticamente não faziam shows nas grandes capi-
tais. Na primeira fase, os ícones do movimento foram as duplas
Tonico e Tinoco e Tião Carrero e Pardinho, que se apresentavam
acompanhados basicamente por violões e violas. Nos anos 70,
Milionário e José Rico inovaram ao incluir elementos elétricos na
instrumentação e arranjos baseados na música ranchera do Méxi-
co e guarânias paraguaias. No final dos anos 80, coube a Chitão-
zinho & Xororó incrementar a produção dos shows e levar a mú-
sica sertaneja aos palcos das grandes cidades. Foi uma virada
histórica! Mais precisamente na semana de 29 de junho a 3 de
julho, a mais sofisticada e importante casa de espetáculos da épo-
ca, Palace (hoje Citibank Hall), abriu suas portas, pela primeira
vez, para a música sertaneja. Foram seis shows em cinco dias, to-
talmente lotados pelos delirantes fãs de Chitãozinho & Xororó.
Nos anos 90, houve uma verdadeira explosão do gênero graças
ao enorme sucesso de Leandro & Leonardo, Zezé Di Carmargo
& Luciano e Bruno & Marrone, principais nomes entre uma
dezena de duplas talentosas que surgiram neste período.
E na década passada, o gênero fortaleceu-se ainda mais e
InvestImentos
pesados
CesarmenottI&FabIano
anunciamlançamentodenovo
discoeexplicamocRescimentodogRupoempResaRialcmF
RodRigoBRessane
CesarmenottI&FabIano
precursoradosertanejo
universitário, duplaamplia
negóciosepromovenova
músicanasrádios
arrebatou de vez o público de todo o Brasil. A dupla que estampa
a capa desta edição foi a protagonista deste crescimento sem bar-
reiras que se observa até hoje neste segmento. Afinal, César Me-
notti & Fabiano foram os precursores do hoje festejado sertanejo
universitário. Ao lado de duplas como João Bosco & Vinícius e
Victor & Leo, eles marcaram, com seu talento, o início de um dos
mais bem sucedidos movimentos musicais do Brasil.
Em 2005, após fechar contrato com a Universal Music,CM&F
lançaram o CD e DVD
Palavras de amor
, gravado no Café Can-
cun, de Belo Horizonte.Esse projeto foi o responsável pelo suces-
so da dupla. Misturando moda de viola, música sertaneja e pop,
ela emplacou hits como
Leilão
,
Caso marcado
,
Mensagem pra ela
e
Bão tamém
. No ano de lançamento, o CD vendeu 300 mil cópias
e o DVD, 160 mil. Os dois produtos fecharam 2006 no topo da
lista dos mais vendidos no segmento sertanejo.
Esses números expressivos de vendagem chamaram atenção
da imprensa. E assim a dupla foi capa do caderno Ilustrada, da
Folha de S.Paulo (27 de abril de 2008), veículo que não costuma
abrir espaço para artistas "rurais". O reconhecimento da grande
mídia foi primordial para que a dupla deixasse de ser popular
apenas em nichos e alcançasse fama entre públicos de classes
distintas – o que hoje é realidade no mercado sertanejo
como um todo. “Não posso negar: tivemos, sim, essa
importância revolucionária no mercado”, concor-
da Cesar Menotti.
Depois do início estrondoso com o primeiro
CD
Palavras de amor
, a dupla lançou os proje-
tos .
Com você
(de 2007 e com 200 mil cópias
vendidas, que foi eleito o Melhor Álbum
Romântico no Grammy Latino
de 2008),
Voz do coração
(de
2008, com 100 mil cópias
vendidas no CD e 200
mil no DVD) e
Retrato
(de 2010, com 120
mil cópias comer-
cializadas).
› novoCD
Em janeiro, deve
sair o novo disco
de estúdio da du-
pla. O projeto es-
tava previsto para
ser lançado em outu-
bro passado. Mas a
gravação foi adiada em
decorrência do faleci-
mento do pai da dupla,