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www.portalsucesso.com.br

po de execução e intérprete. A cada vez que uma música é executada

em rádio ou televisão, os softwares cruzam as informações desse código

individualizado que estão no banco de dados do ECAD para identi-

ficar automaticamente essas execuções musicais. Tanto o CIA Rádio

quanto o CIA Audiovisual foram desenvolvidos em parceria com a

PUC-Rio, instituição referência em sistemas de alta tecnologia.

» Como se dá o processo de cobrança junto às plataformas

digitais?

O ECAD recebe os arquivos eletrônicos com as listas das execuções

musicais das plataformas digitais e consolida as informações para

definir os valores a serem cobrados, de acordo com as execuções musi-

cais em cada plano oferecido, já que a cobrança é baseada no percen-

tual sobre o faturamento dos usuários de música.

» E o processo de distribuição desses direitos, como se dá?

Para realizar a distribuição dos valores arrecadados aos titulares, o

ECAD faz um matching, realizando o cruzamento das informações

enviadas pelas plataformas digitais com seu banco de dados e conse-

quentemente identificando os autores das músicas tocadas. A periodi-

cidade dos repasses é trimestral.

»Qual o tamanho da equipe que monitora, cobra e faz a dis-

tribuição no segmento digital? Há outras equipes que tra-

balham segmentos específicos (execução de rádio, shows,

música mecânica, música ambiente etc)?

A área de Arrecadação busca conscientizar os usuários de música sobre

a importância do pagamento da retribuição autoral. No segmento de

streaming, inclusive, realiza as negociações com usuários de música

dos mais diversos segmentos e efetua a cobrança dos direitos autorais.

Já a área de Distribuição conta com equipes especializadas para rea-

lizar a auditoria das informações recebidas e garantir um repasse

mais preciso para os titulares de música. Todo o processo de arrecada-

ção e distribuição, em todos os segmentos de utilização musical, conta

com o suporte imprescindível da área de Tecnologia da Informação,

que traz agilidade, segurança e eficiência aos processos de trabalho,

beneficiando diretamente os titulares de música.

» Em termos percentuais, quais as plataformas que mais ge-

ram receita no streaming?

O ECAD não informa valores pagos pelos usuários de música. As

plataformas musicais de streaming adimplentes atualmente são Ap-

ple Music, Beats 1, Kboing, Spotify e Vevo.

»O ECAD pretende recorrer contra a decisão da Justiça de

determinar que o Google pague diretamente às editoras mu-

sicais os direitos sobre vídeos exibi-

dos noYouTube, semnada pagar ao

Ecad – exceto no caso de transmis-

sões ao vivo?

Sim, nossa diretoria decidiu que vai re-

correr da decisão e que esta segue na con-

tramão dos recentes acordos firmados pelo

próprio YouTube pelo mundo, reconhe-

cendo os direitos de execução pública.

» OECAD anunciou que o núme-

ro de titulares contemplados com o

pagamento de direitos autorais au-

mentou em 2016 justamente por

conta das novidades tecnológicas

abordadas nesta matéria...

É verdade. No primeiro semestre de

2016, o Escritório bateu um novo re-

corde, chegando à marca de 183.873

titulares beneficiados. Em 2015, o re-

passe dos direitos autorais de execução

pública tinha alcançado 155.399 com-

positores, intérpretes, músicos, editoras

musicais e gravadoras – isto significa

que, somente no primeiro semestre do

ano passado, já houve um aumento de

18,3%, com 28.474 titulares a mais do

que no exercício anterior. Em parte,

este crescimento na quantidade de titu-

lares contemplados ocorreu devido à

distribuição – efetivada a partir de

junho – dos valores arrecadados das

plataformas de streaming.

andreafranÇa

, DAPWC, RESPONSÁVELPELA

PREMIAÇÃO, ENTREGAOTROFÉUA

JOSÉPIreS

,

GERENTEDETECNOLOGIADA INFORMAÇÃODOECAD

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