SUCESSO#157 - page 63

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VAlescApopozudA
vídeo
BeijinhonoomBro
éo
grandedeStaquede2014,com
maiSde23milhõeSdeviewS
Vejaaseguirdepoimentode
PatrickKrauss
,diretordadMusic,agênciaespecializadana
divulgaçãodigital de artistas,sobreo tema abordadona análisedeHelderMaldonado.
"Até bem pouco tempo, os videoclipes eram publicados noYouTube e o responsável
pelapublicaçãonãocriavaexpectativacom relaçãoà suaaudiência.Repercussãonamídia
e apoiode fãs-clubes eram essenciais para os vídeos ganharem cliques.Mas hoje tudo é
diferente.Éprecisoumplanejamentocriterioso focando todas as redes sociaisquando se
pretende promover o lançamentode uma novamúsica.Situações virais acontecem,mas
emsuagrandemaioriadiversasaçõesalavancadorasprecisamserpreparadasparaque isso
ocorra.Começamna concepçãodo clipe e acabamno entrelaçamentodas redes sociais,
numagrande força-tarefa.Oplanejamento inclui desde amelhorhorapara apublicação
do clipe,que redes sociais devem ser priorizadas para a promoção junto ao público,que
tipodepublicidade fazer para aumentar a audiência etc.Enfim, tudodeve ser preparado
eplanejado.O sucessodemuitos artistasna internet está relacionado à visãoprofissional
de seusmanagers/gravadoras emdesenvolver umplanejamentopara o lançamento com
a mesma qualidade e critérios com que trabalham na produção da música e na sua
promoção em outrasmídias.Hoje em dia, com raríssimas exceções, cases de sucesso na
internet só acontecem comumplanobem estruturado".
"complAnejAmento,ficAmAisfÁcilfAzersucessonAweb"
mídias (ainda que commenor alcance).É
rádio,TV,selo e espaçodedivulgaçãopara
músicas novas.Tudo aomesmo tempo.
› conectiVidAde
A superioridade da plataforma na
divulgação de músicas se dá pela
conectividade que há com as prin-
cipais redes sociais eapossibilidade
de compartilhamento em todas elas.
Quando se ouve umamúsica numa rá-
dio ou em disco, é impossível dividi-la
com toda sua rede de contatos, postando
o link. Já noYouTube, isso é instantâneo.
E esse é um dos segredos de viralização
do funk,que cheganas timelines atéde
quem não curte o estilo. Se o clipe é
combinado com uma boa música, a
fórmula para estourar é ainda mais
certeira.
E ainda por cima oYouTube é um
veículo conveniente ao artista, pois a
hospedagem de um canal é gratuita e
existem inúmerasmaneirasdemonetiza-
ção das músicas. Não à toa, os funkeiros
investem somas cada vezmaiores na produ-
ção dos clipes. Virou uma competição para
divulgação
saber quem consegue ostentarmais na hora de gravar umnovo
vídeodedivulgação.E tambémquemémaisvisualizadonaweb.
O principal diretor de clipes de funk ostentação, Kondzilla
(McGuimê,McRodolfinho eoutros),cobra cercadeR$50mil
para gravar um vídeo.No valor, estão incluídos a contratação de
modelosealugueldecarros importados,dois itens indispensáveis
paraqueofilmefique "dahora".Porém,ValescaPopozuda alega
que gastoudez vezesmais para gravar
Beijinhono ombro
,umdos
hits do verão de 2014 ao lado de
Lepo Lepo
, do Psirico.O clipe
oficial deValesca alcançoumais de 23milhões de visualizações
emmenos de trêsmeses.
O conceito dos clipes de funk também foi transferido para
outros gêneros, inclusive o sertanejo, que utiliza bastante o es-
tilo 'gangsta' nas produçõesmais recentes.O funk fez e faz es-
cola na revitalização dos videoclipes. Essemeio de divulgação
musical chegoubempróximoda extinçãoquando aMTVdei-
xoude ser um canalmusical, emmeados da década passada.
Mas,felizmente,oYouTubeeoutrasplataformas(comoaVevo)
deramuma sobrevidaparaessaarma importantedepromoçãode
música.Eatémesmodemocratizouosucessodeestilosque jamais
teriamespaçonaprogramaçãodeumcanal aberto–casodo funk
ostentação.Auniãodeclipesbem feitos comestilosmarginaliza-
dosmostra-se extremamente positiva.Ninguém sai perdendo.O
mercado se amplia, as produtoras de vídeo continuam com de-
manda,osartistas independentesdivulgam seus trabalhosgastan-
dopoucoeohábitodegravaçãodeclipesperdura.SeaTVmatou
algumas estrelas do rádio, a internet não fará o mesmo com as
estrelas dos clipes. Irá apenas reforçar a importância da imagem
aliada àmúsica,principalmente como crescimentoda interativi-
dadedigital eacessocadavezmais facilitadoadispositivosmóveis
como tablets e smartphones.
divulgação
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