SUCESSO#156 - page 11

11
Para Felipe Venâncio, mais do que mostrar que a música ain-
da é atual, os remixes servem para renovar o público daquele
artista, pois insere o sucesso de volta nas pistas de dança. "Acre-
dito que um remix bem feito, respeitando o DNA do criador/
intérprete, pode ampliar o alcance da sua obra. Posso citar um
exemplo que vivi. Quando fiz o remix de
Noites do prazer
, do
Claudio Zoli, notei que o interesse sobre o trabalho do cantor
aumentou muito. Algumas pessoas que ouviram a música remi-
xada passaram depois a curti-la na forma original e a frequentar
shows do músico", recorda Venâncio.
Mas Memê, um dos envolvidos no projeto, observa que apenas
artistas que têm controle sobre a própria obra,e que acompanham
com interesse a produção dos remixes, atingem o resultado espe-
rado no formato. "Roberto é um cantor clássico. E 'modernidade'
demais, além de descaracterizar o trabalho do artista, pode ferir
sua música. Depois, no que se refere à canção, é preciso entender
a mensagem que ela passa. Esse código está impresso no arranjo
original, na letra e na interpretação que o artista dá a ela. Depois
de entender, é necessário habilidade para mudar o arranjo, sem
prejuízo à mensagem original", teoriza o DJ.
Com os resultados atingidos pelo projeto até agora, os DJs
envolvidos apostam que o formato remix pode finalmente se
tornar popular no Brasil. "Faz tempo que um disco de remixes
não movimenta o mercado como estamos observando com este
EP do 'Rei'. Mas vamos lembrar que tal prática não é uma
novidade. É algo cíclico e pouco frequente, porque as gravado-
ras brasileiras não sabem bem como vender tal produto. Eu
mesmo produzi um álbum com remixes de Lulu Santos em
1995, que vendeu 1,5 milhão de cópias. Foi o disco de remixes
mais bem sucedido até hoje no país", recorda Memê.
MeMêeFelIPeVeNâNcIo, quePartIcIPaMDoProjeto
DJsfizeramremixes, crianDoroupagensmoDernas, Dançantes, semDesrespeitoaoDnaDosomDo"rei"
oMaNaGerDoDysIreNa
ótimoresultaDocomercialDe
remixeD
inDica
quevolume2DoproJetoDevesairnesteano
divulgação
fotos:divulgação
1...,2,3,4,5,6,7,8,9,10 12,13,14,15,16,17,18-19,20,21,22,...72
Powered by FlippingBook