Página 6 - SUCESSO#149

Versão HTML básica

6
RECADO
www.portalsucesso.com.br
C
om a chegada do novo ano, relacionamos alguns fatos e situações
marcantes de 2012 no mercado musical brasileiro. Con ra:
PAGODE GANHOU FORÇA:
Com o m do Exaltasamba,
muita gente achou que o pagode perderia força. Ao contrário. As car-
reiras-solo deiaguinho e Péricles caminhammuito bem – um focan-
do no público jovem e o outro no público maduro.Os grupos, como um
todo, também estiveram em alta, mas ninguém se destacou tanto em
2012 como o Sorriso Maroto, que injetou ginga no tradicional som
romântico ao gravar o megahit
Assim você mata o papai
.
POP ROCK VOLTA À CENA:
Além do mercado corporativo e
espaços especí cos,o pop rock recuperou prestígio no ano passado.RPM,
Titãs, O Rappa, Capital Inicial, Charlie Brown, CPM22 e tantas outras
bandas ampliaram seu espaço em eventos populares, como festas de ci-
dades e feiras rurais. Conta muito nesse panorama o fato de os cachês e
os custos de produção dos representantes desses gêneros serem mais
acessíveis que os praticados pelos astros sertanejos.
REIS DO UNIVERSITÁRIO:
O sertanejo universitário invadiu o
mundo no ano que passou, graças a nomes como Michel Teló e Gustta-
vo Lima, que estouraram seus hits em nível internacional. Jorge & Ma-
teus, ao gravar um DVD no Royal Albert Hall, de Londres, também
quebrou paradigmas. Assim como Munhoz & Mariano, que passaram a
explorar o rebolado em seus shows. Luan Santana e Paula Fernandes,
entre outros representantes do gênero, igualmente permaneceram em alta.
ECADMAIS FORTE:
O órgão manteve em 2012 suas inovações
tecnológicas para aferição de execução pública de música em shows ao
vivo, espaços sonorizados, emissoras de rádio,TV e internet, entre outros.
Ao nal, fechou o ano com mais de R$ 460 milhões distribuídos. Des-
taque para o cantor e compositor Sorocaba, que, pelas projeções, fechará
o período mais uma vez como maior arrecadador de direitos do país.
PÉNOFREIO:
O Brasil entrou de nitivamente no roteiro dos fes-
tivais e megashows internacionais.O êxito do Lollapalooza e as apresen-
tações de Madonna, Andrea Boccelli e Metallica explicam isso. Entre-
tanto, alguns shows receberam menos público que o imaginado pelos
organizadores. Foi o caso de Lady Gaga, cujos ingressos foram remarca-
dos para baixo às vésperas das apresentações no Rio e São Paulo. Em
BALANÇOPOSITIVO
2013, ano do Rock in Rio, talvez essas tours diminuam um pouco.
POPULARZÃO:
Com a ascensão da classe C em nosso país, a mídia
em geral – e a TV em especial – passaram a prestigiar artistas regionais
emergentes. Gaby Amarantos é o principal exemplo. A paraense cantou
o tema da novela
Cheias de charme
– que aliás tratava da cultura musical
brega –, ganhou vários prêmios e rmou-se como estrela popular.
ELE ÉOCARA:
Roberto Carlos há mais de 50 anos ocupa o pos-
to de principal artista do Brasil. No ano passado, ele manteve o pique
e voltou aos tempos dos compactos ao lançar com sucesso um EP com
quatro músicas, que vendeu mais de 1,5 mihão de cópias.Mais que isso:
sua música inédita
Esse cara sou eu
virou hit ao embalar cenas românti-
cas do casal protagonista da novela
Salve Jorge
.
BRASIL NO LATINGRAMMY:
A Academia Latina da Grava-
ção, LARAS, prestou justíssima homenagem a Caetano Veloso em no-
vembro, em Las Vegas, ao elegê-lo Person of the Year 2012.Caetano teve
um show em sua homenagem, do qual participaram nomes como Nata-
lie Cole e Alejandro Sanz. Durante a programação do evento, a LARAS
homenageou ainda Milton Nascimento e Toquinho, com o prêmio Li-
fetime Achievement, pelo conjunto da obra de ambos.
AFORÇADAFÉ:
Amúsica religiosa continua como um dos pilares
da indústria no Brasil. Além do fenônemo do projeto
Ágape
, de Padre
Marcelo Rossi, o ano de 2012 marcou o aumento de espetáculos prota-
gonizados por nomes católicos como os padres Fábio de Melo, Juarez de
Castro e João Carlos, entre outros.Na linha evangélica, o crescimento foi
igualmente representativo. Nomes como alles, Regis Danese, André
Valadão, Aline Barros, Kleber Lucas e Fernanda Brum, entre tantos ou-
tros, brilharam em eventos seculares e religiosos.O lançamento do troféu
Promessas, pela Rede Globo, re«ete a força do gênero no país.
PLAYERS DIGITAIS:
A loja iTunes foi lançada por aqui no nal
de 2011,mas efetivamente começou a operar no ano passado. Ao nal do
período, o Brasil já ocupava o segundo lugar em consumo na América
Latina, atrás apenas doMéxico.Os artistas passaram a investir ainda mais
nas redes sociais e os negócios digitais, consequentemente, cresceram.Em
2013, os serviços de streaming Spotify e Deezer devem chegar ao país.
Gilmar Laurindo e TomGomes
ANO 17 • Nº 149 • JANEIRO/FEVEREIRO 2013
SUCESSO! é uma publicação bimestral da
EDITORA ESPETÁCULO LTDA • ISSN 1415-5508
Editores
TOM GOMES -
GILMAR LAURINDO -
Repórteres / Redatores
HELDER MALDONADO -
GUSTAVO GODINHO -
MARCIO FURUNO -
Colaboradores
JUAREZ FONSECA
MATEUS BARBEDO | JOÃO FIGUEIREDO
Arte
TAMIRIS FERREIRA | CAREN CARDENI
Circulação e Assinaturas
GEUZA DOS SANTOS -
WANDERLEY OLIVEIRA -
Impressão -
INTERGRAF
Jornalista Responsável
GILMAR LAURINDO
Editor
THOMAZ RAFAEL -
Arte e Mailing Eletrônico
GISELY FERNANDES -
GUILHERME AGUIAR -
WILLIAM STANLEY -
www.portalsucesso.com.br
Presidente
TOM GOMES
Diretor e Editor
GILMAR LAURINDO
Publicidade
LEANDRO DE OLIVEIRA
(São Paulo)
VIVIANE FREITAS
(Rio de Janeiro)
VIVIANE RODRIGUES
(Brasil/Estados)
Assistentes de Vendas
NÚBIA MOREIRA -
EDERLI SILVA -
Administração
VANESSA ANDRADE
Assistentes Administrativas
FLAVIA LIMA -
DANÚBIA AMORIM …
DAIANE PAES …
Assistente Financeira
CAROLINE MENDES…
SÃO PAULO
Rua João Álvares Soares, 1660
CEP 04609-004
Fone: (55-11) 2165-5155
RIO DE JANEIRO
Rua Gildásio Amado, 55, Cj. 302
CEP 22631-020
Fone: (55-21) 3486-5155