Página 22 - SUCESSO#148

Versão HTML básica

22
PANORAMA
www.portalsucesso.com.br
que atuam. Essa
sempre foi a maior
preocupação da
nossa
compa-
nhia", a rma o
presidente da gra-
vadora,
Sergio
A onso.
Ainda depen-
dente das vendas
expressivas
de
discos internacio-
nais, como
Doo
Woop
e
Hooligans
,
de Bruno Mars
(80 mil cópias), e
Living things
, de Linkin
Park (50 mil), a Warner acredita que
em 2013 serão os nomes nacionais
que ajudarão a aumentar o lucro da
companhia. Isso porque, além dos
contratados citados, no ano que vem
artistas como Rappa, Fiuk, Casuarina
e Tiê lançam novos trabalhos. "Tam-
bém teremos a estreia de Zélia Dun-
can na casa, com um disco em home-
nagem a Itamar Assumpção. Todos
esses projetos têm força junto ao pú-
blico e à crítica", aposta A onso, que
também comemora o êxito do novo disco do grupo mexicano
Maná, com participações de Jorge & Mateus, Luan Santana,
Ÿiaguinho e Jota Quest.
Além dessa reformulação no departamento artístico, a War-
ner anuncia que ampliará a área de atuação em 2014, com a
implantação do Get In, braço de produção de shows da grava-
dora, já operando em outros países.
SONYMUSIC
Por mais um ano, a Sony foi impulsionada pelas vendas de um
projeto inédito do Padre Marcelo Rossi. O DVD
Ágape amor
divino
atingiu a marca de 600 mil cópias vendidas em apenas um
mês. Fora esse projeto, há outros destaques entre os lançamentos
da companhia nos últimos meses
do ano: Zezé Di Camargo&Lu-
ciano (
20 anos de sucessos ao vivo
),
Tony Bennett (
Viva duets
), Kelly
Clarkson (
Greatest hits
), Calvin
Harris (
18 months)
, Rita Ora
(
ORA)
,
Padre Fabio de Melo
(
Estou aqui
), Michael Jackson
(
Bad 25th anniversary
), Michael
Jackson (
Live atWembley
),Arlin-
do Cruz (
Batuques do meu lugar
),
coletânea
Bote fé,
com CD e
DVD, Bravoz (
Bravoz
) e Susan
Boyle (
Standing ovation
).
O ano de 2012 foi um divisor de águas para o segmento digital
brasileiro. O iTunes se estabeleceu por aqui e a plataforma de
vídeos em alta de nição Vevo, do YouTube, começou a ser
disponibilizado para o mercado nacional. Essas duas estreias
foram primordiais para que o faturamento das gravadoras no
meio digital crescesse exponencialmente. "A entrada do iTunes
(no m de 2011, mas apresentando bons resultados em 2012)
quebrou o paradigma de que brasileiro não quer pagar por
música digital. Ao mesmo tempo, o fortalecimento dos
ringbacktones mostrou que ainda existe um negócio muito
relevante nos celulares – o que era outra dúvida depois da queda
nas vendas dos ringtones.Enquanto isso, o negócio do YouTube
continuou crescendo com a rentabilização cada dia mais
e ciente dos vídeos musicais. Agora, depois de tenebrosos anos
de dúvidas digitais, temos o streaming gratuito, o download
pago e a assinatura no celular, todos gerando bons lucros. E,
claro, com isso, diversos novos players estão interessados no
nosso mercado", de ne Soares, da Som Livre.
Em 2013, outros players globais, serviços de streaming e
plataformas multimídia deverão lançar suas operações no
Brasil, como o Spotify e a Last FM. "O consumo na internet
tem surpreendido. Um ponto interessante é que tem crescido o
volume de downloads de álbuns de catálogo, muitas vezes
indisponíveis nas lojas físicas", comenta Ratto, da Universal.
Dessa forma, novos fenômenos digitais devem aparecer nos
próximos meses. Em 2012, por aqui, alguns artistas foram
muito bem sucedidos nessa área, como Carly Rae Jepsen (
Don't
call me maybe
), Adele (
Set ‡re for the rain
),Michel Teló e Sorriso
Maroto (
Parapapa
), Psy (
Gangnan style
), Pitbull (
Give me
everything
), Diante do Trono (
Toma o teu lugar
) e Katy Perry
(
Last friday night
). "Geralmente, esses destaques digitais
independem de divulgação pela gravadora. Na maioria das
vezes, acontece espontaneamente. Mas temos criado projetos
para saber como desenvolver melhor os singles que possam ter
êxito nesse ambiente", comenta Sergio A onso.
CRESCIMENTODIGITAL
AFFONSO,DAWARNER
CASTNACIONALDACOMPANHIAGANHOUNOMES
COMOODACANTORAZÉLIA DUNCAN ABAIXO