Página 6 - SUCESSO Edição Especial #146

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O EMPRESÁRIO
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fAro
certeiro
COMQUASEUMADÉCADADE
MANAGEMENT ARTÍSTICO,
gerAldocAmpos
USA TODA
SUAEXPERTISEPARALEVAR
KLEODIBAH&RAFAELAOTOPO
P
restes a completar uma década de atuação no mercado,
Ge-
raldo Campos
pode ser considerado um descobridor de
talentos. Foi ele o responsável por projetar nacionalmente
a marca César Menotti & Fabiano. Agora, à frente da carreira de
Kleo Dibah & Rafael, o manager pretende transformar a dupla
em uma das mais importantes da música brasileira.
A história de Geraldo Campos como empresário artístico co-
meçou por acaso. Ele relembra que em 2003 foi a um bar de
Minas Gerais e viu a dupla César Menotti &Fabiano se apresen-
tando para algumas pessoas. “Percebi que tinham talento e resol-
vi investir capital para eles gravarem o primeiro CD.Após alguns
dias, os irmãos me convidaram para empresariá-los”, relembra
Geraldo. De 2003 a 2009, ele foi o responsável pela dupla e, por
questão de logística, montou um escritório na capital mineira,
Belo Horizonte. “Nesse período, aprendi muita coisa do show
business e conheci grandes profissionais do mercado, que se tor-
naram meus amigos pessoais. Isso só me ajudou na nova emprei-
tada que comecei com Kleo Dibah & Rafael”, analisa.
Diferente do que algumas pessoas acham, a parceria entre o
manager e César Menotti & Fabiano acabou de forma pacífica.
SegundoGeraldo, a saudade da família foi o que realmente afetou
o ciclo. “Sou de Patos de Minas e meu escritório ficava em BH.
Tinha que viajar para São Paulo quase que semanalmente e, com
tanto trabalho, quase não sobrava tempo para ver meus filhos.Por
isso, achei melhor encerrar o agenciamento”, relembra.
No caso de Kleo Dibah & Rafael, Geraldo fez questão de
montar o escritório em Patos de Minas – e, de lá, coordenar toda
a equipe de divulgação. “A única coisa que faço diretamente a
partir do escritório é a negociação de shows. Todos os serviços
que envolvem a dupla estão
localizados em São Paulo",
comenta Geraldo. “Sempre
que possível, acompanho as
apresentações de KD&R.
Gosto de analisar a postura
de palco e sentir a receptivi-
dade do público. Viajo tam-
bém uma vez por mês para
visitar contratantes ou pres-
tigiar grandes festas.O con-
tato direto com outros em-
presários do ramo é
bastante importante. Fora
isso, temos uma parceria
com o escritório do Euler
Coelho, que ajuda na divul-
gação da dupla”, explica.
Geraldo Campos foi peça chave para que a Universal Music se
interessasse pelo duo. Através da major, os sertanejos lançaram o
primeiro CD,
O tanto que é bão
. No início de setembro, a disco-
gráfica também distribuirá o primeiro DVD da carreira de Kleo
Dibah &Rafael,
É dus mais bão
.
“Se os meninos estivessem ape-
nas buscando sucesso momen-
tâneo, nem faria a aproximação
entre eles e a gravadora. Mas
tenho um plano de carreira e,
futuramente, espero que eles se
tornem grandes artistas da mú-
sica nacional. Por conta disso, o
respaldo da Universal é indis-
pensável”, analisa.“Os custos de
gravação deste produto saíram
quase que inteiramente do meu
bolso, mas tenho certeza que
terei retorno. Acredito bastante
no talento de Kleo e Rafael”,
completa.
› Autor por AcAso
Embora não saiba tocar ne-
nhum instrumento, Geraldo
Campos participou de algumas
composições de Kleo Dibah & Rafael. Ele ajudou a escrever
Alô
Minas Gerais
e
I love you
. Na primeira música, ele escreveu o
terceiro verso; já na segunda, sugeriu a história a ser contada na
letra. “O meu negócio é bastidor. Mas como o Euler Coelho e o
Kleo estavam compondo por e-mail e eu estava em cópia, resolvi
opinar. Até que não fui tão mal”, diverte-se.
As influências musicais de Geraldo são bem variadas. Além de
sertanejo, ele gosta bastante de pop, rock e funk. “Ouço canções
boas, independente do estilo. O sertanejo universitário aceita as
influências de diversos gêneros e, sempre que posso, apresento
algumas novidades à dupla. Rafael é fã de blues e Kleo gosta
bastante de moda de viola. Essa química se mostrou perfeita na
hora de compor”, conta Geraldo. Em se tratando de artistas in-
ternacionais, o manager é fã da turma folk.Ele sempre ouve obras
de Cat Stevens e Bob Dylan. “Gosto também das melodias pro-
gressivas do Supertramp”, revela. “No mercado sertanejo, Jorge &
Mateus, João Bosco & Vinícius, Victor & Leo, Bruno &Marro-
ne e Fernando & Sorocaba são as duplas que, independente dos
modismos musicais, não sairão do topo. Eles fazem parte da atu-
al e verdadeira música brasileira. Espero incluir Kleo Dibah &
Rafael nessa seara talentosa”, finaliza.
WILLIANABRAHÃO
HELDERMALDONADO